Cães com olhos lacrimejando muito: Como proceder?

Por: em

Há diversas características no corpo do seu cachorro que podem indicar seu estado de saúde. Alguns reparam nas patas, outros no focinho… mas você sabia que os olhos são um dos principais apontadores na hora de descobrir como está a saúde de seu cãozinho?

Cães com olhos lacrimejando muito: Como proceder?

As secreções podem significar algo?

Sim. As secreções podem significar desde doenças graves, como cinomose e glaucoma, até causas inofensivas, como uma conjuntivite branda e uma resposta do organismo do seu animal ao ar quente, por exemplo. Entre as causas mais comuns, o lacrimejamento excessivo pode ser um indicativo em relação ao sistema imunológico do seu cachorro, que provavelmente está muito baixo. A produção de secreção em excesso normalmente acontece em áreas de grande contato com agentes
agressores (bactérias, poeira, parasitas).

É importante que se esteja atento também à aparência avermelhada ou amarelada nos olhos do seu cachorro. Se o seu cachorro costuma viajar no carro com a cabeça na janela, se você vive numa casa com quintal onde há grande contato com o ambiente aberto, poeira e terra, e ele tem apresentado a tal vermelhidão nos olhos, é provável que seu cão esteja com conjuntivite ou alguma irritação, como a queratite. Agora, se o seu cão apresenta uma coloração um tanto que amarelada nos olhos, isso pode indicar uma baixa quantidade de lubrificação em seus olhos, o que se torna mais comum em dias quentes de verão. E não se esqueça: o mais indicado é sempre levar seu animal ao veterinário.