Um cão que se assemelha ao beagle, sendo muito raro. Originado da França, o Cão de Artois destaca-se pela habilidade de caça e inteligência.

O Cão de Artois é um caçador nato de uma linhagem muito antiga. Ele é originado da região de Artois, que se situa no norte da França, local em que a raça também é conhecida como “Briquet” e por “Cão de Picardie”. Ele é especialista em caças pequenas como, por exemplo, as lebres. Além disso, o Cão de Artois contou com a admiração e a proteção da realeza, especialmente, o Rei Henrique IV e o Rei Luiz XIII.

Cão de Artois: Características, histórias e dicas

A história da raça relata algumas curiosidades como no ano de 1609 o Príncipe Alexandre Gray enviou alguns cães desta raça ao Rei da Inglaterra, e depois eles foram utilizados na criação de beagle. O Cão de Artois é uma raça rara e existem poucos criadores, ele é mais comum na sua terra de origem.

Características da raça

O Cão de Artois é cheio de energia, vivacidade e animação. Ele possui o corpo comprido e podem chegar a medir entre 53 e 58 cm. A cabeça é larga e um pouco arredondada. Os olhos são expressivos e transmitem um olhar suave e sereno. As costas são largas e bem apoiadas. A cauda é forte e alongada.

O pelo do Cão de Artois é curto e não apresenta muito volume. A pelagem pode ser tricolor com manchas largas ou outros tipos de cores.

Temperamento do Cão de Artois

O Cão de Artois é se destaca pela coragem e pela energia que possui, porque está sempre atento e adora correr. Ele não é muito agressivo, sendo muito ágil e conta ainda com um excelente sentido de orientação. O olfato, por exemplo, é muito desenvolvido nos cães desta raça.

A relação com o dono é marcada pelo carinho e pela amizade fiel. Muito afetuoso e leal, gosta de agradar a quem ama de todas as maneiras. Ele é muito sociável com crianças e com todos da família.

Ele possui personalidade bem independente, sendo bem inteligente. O treinamento do Cão de Artois pode variar entre difícil e moderado devido à personalidade. O ideal é que eles sejam ensinados desde pequeno.

Curiosidades da raça Cão de Artois

O Cão de Artois não deve ser criado em apartamento, porque ele precisa de espaço para correr e gastar energia. É um cão muito ativo e que precisa de espaço amplo. Eles precisam de escovações regulares.

Fotos do Cão de Artois


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui