Um cachorro que se destaca pela grande habilidade de guarda e inteligência. Conheça mais sobre essa raça comum em Portugal, e rara no Brasil.
O Cão de Castro Laboreiro tem a origem portuguesa de uma região denominada freguesia de Castro Laboreiro, localizada no Concelho de Melgaço. A região é muito montanhosa e se estende desde o rio Minho até as Serras da Peneda e do Soajo. Este cão é ancestral do lobo e no passado ele era utilizado para a proteção do gado nas regiões montanhosas, assim como, guarda da propriedade.
Características da raça
Ele tem o porte alto, robusto e muito imponente. Os olhos realçam uma expressão simples e aberta e as orelhas são triangulares e arredondadas. Quando o Cão de Castro Laboreiro está atento, elas volta- se para a frente. A cauda é larga, grossa e o pelo é grosso, curto e muito resistente, sendo abundante em todo o corpo do animal. A coloração dele pode mudar em tons como claro, comum ou escuro.
As fêmeas são menores, um pouco, que os machos, e os pesos oscilam entre 30 a 40 kg para os machos e as fêmeas variam entre 25 a 35kg.
Temperamento do Cão de Castro Laboreiro
O Cão de Castro Laboreiro destaca-se pela habilidade de guarda ao rebanho. Além disso, estes cães podem guardar a casa ou propriedade, porque são atentos, inteligentes, velozes e ágeis. Ele é um excelente cão de companhia, porque é muito fiel, companheiro e dedicado ao dono. Além disso, é sociável com outras raças e animais, e são dóceis e afetuosos com as crianças. Porém, o Cão de Castro Laboreiro não interage muito com estranhos e o dono precisar estar sempre atento.
Ele adora correr, passear e estar na companhia de toda a família. Muito inteligente esse cão aprende as coisas com muita facilidade e rapidez. Se ele nota algo de errado no ambiente, começa a latir e dar alarme.
Dicas e curiosidades
O Cão de Castro Laboreiro não é muito conhecido no Brasil, sendo mais famoso em Portugal. Ele não deve ser criado em locais pequenos e sem espaço – como apartamentos- porque o cão precisa de uma área ampla para que possa correr brincar e gastar energia.
Possui um instinto protetor intenso e muito forte, por isso, pode ser muito agressivo com pessoas que não conhece. No passado, este cão foi utilizado pelos fuzileiros para a manutenção da ordem e da segurança.
O Cão de Castro Laboreiro é um verdadeiro amigo da família, porque é companheiro e muito protetor. Muito leal ao dono, este cão é muito dedicado a todos da família.
Fotos do Cão de Castro Laboreiro
Vídeo do Cão de Castro Laboreiro
Bom dia, os cães mais claros que aparecem no vídeo do Cão de Castro Laboreiro, são labradores e não Castros.