Um cachorro que se destaca pela grande habilidade de guarda e inteligência. Conheça mais sobre essa raça comum em Portugal, e rara no Brasil.

O Cão de Castro Laboreiro tem a origem portuguesa de uma região denominada freguesia de Castro Laboreiro, localizada no Concelho de Melgaço. A região é muito montanhosa e se estende desde o rio Minho até as Serras da Peneda e do Soajo. Este cão é ancestral do lobo e no passado ele era utilizado para a proteção do gado nas regiões montanhosas, assim como, guarda da propriedade.

cao-de-castro-laboreiro-4

Características da raça

Ele tem o porte alto, robusto e muito imponente. Os olhos realçam uma expressão simples e aberta e as orelhas são triangulares e arredondadas. Quando o Cão de Castro Laboreiro está atento, elas volta- se para a frente. A cauda é larga, grossa e o pelo é grosso, curto e muito resistente, sendo abundante em todo o corpo do animal. A coloração dele pode mudar em tons como claro, comum ou escuro.

As fêmeas são menores, um pouco, que os machos, e os pesos oscilam entre 30 a 40 kg para os machos e as fêmeas variam entre 25 a 35kg.

Temperamento do Cão de Castro Laboreiro

O Cão de Castro Laboreiro destaca-se pela habilidade de guarda ao rebanho. Além disso, estes cães podem guardar a casa ou propriedade, porque são atentos, inteligentes, velozes e ágeis. Ele é um excelente cão de companhia, porque é muito fiel, companheiro e dedicado ao dono. Além disso, é sociável com outras raças e animais, e são dóceis e afetuosos com as crianças. Porém, o Cão de Castro Laboreiro não interage muito com estranhos e o dono precisar estar sempre atento.

Ele adora correr, passear e estar na companhia de toda a família. Muito inteligente esse cão aprende as coisas com muita facilidade e rapidez. Se ele nota algo de errado no ambiente, começa a latir e dar alarme.

Dicas e curiosidades

O Cão de Castro Laboreiro não é muito conhecido no Brasil, sendo mais famoso em Portugal. Ele não deve ser criado em locais pequenos e sem espaço – como apartamentos- porque o cão precisa de uma área ampla para que possa correr brincar e gastar energia.

Possui um instinto protetor intenso e muito forte, por isso, pode ser muito agressivo com pessoas que não conhece. No passado, este cão foi utilizado pelos fuzileiros para a manutenção da ordem e da segurança.

O Cão de Castro Laboreiro é um verdadeiro amigo da família, porque é companheiro e muito protetor. Muito leal ao dono, este cão é muito dedicado a todos da família.

Fotos do Cão de Castro Laboreiro

 

Vídeo do Cão de Castro Laboreiro


1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here