Uma raça rara e que chama a atenção pela inteligência, calma e apego ao dono. Conheça mais sobre o Cão de Santo Humberto, que é a raça do famoso Pluto, da Disney.

História da raça Cão de Santo Humberto

O Cão de Santo Humberto também é denominado por Bloodhound, e por muito tempo, ele viveu no Mosteiro de Andain, localizado na Bélgica, em que os monges de Saint-Hubert criaram e desenvolveram a raça. Estes cães apresentam um olfato apuradíssimo e devido a essa habilidade eram usados para encontrar pessoas perdidas nas florestas.

cao-de-santo-humberto-1

A raça é descendente dos cães de caça pretos ou castanhos e pretos. No século XI, ele foi importado para Inglaterra e cruzados com outras raças, que deram origem ao Bloodhound.

Características físicas da raça

O Cão tem o porte alto e pesado. A cabeça é longa e estreita, e a pele cai um pouco na parte da frente. As orelhas são alongadas e o pelo é curto, podendo variar com tons de preto e castanho, ou marrom e castanho. Ele possui bochechas grandes pendentes com rugas, cauda longa e afiliada e patas grandes.

Temperamento do Cão de Santo Humberto

O temperamento  é tranquilo, sereno e muito determinado no que quer. Ele gosta muito da convivência com a família e, principalmente, com o dono, no qual é muito apegado. Ele é muito sensível, inteligente e tem o raciocínio rápido.

Os cães desta raça podem ser um pouco tímidos e também têm a tendência de serem agressivos com outros animais, por isso, os donos devem estar sempre atentos. O temperamento é equilibrado e muito doce.

cao-de-santo-humberto-2

Dicas e curiosidades

O Cão de Santo Humberto deve viver em área grande e com muito espaço, por isso, ele não deve ser criado em apartamento. Ele precisa se exercitar com regularidade e de forma moderada, sendo os passeios essenciais.

As dobras formadas na pele podem ocasionar algum tipo de irritação, por isso, os donos devem ficar sempre atentos e levar o cão no veterinário para fazer um acompanhamento. Além disso, o Cão de Santo Humberto, geralmente, não apresenta problemas hereditários ou congênitos graves.

Os problemas mais comuns que podem aparecer no Bloodhound é displasia coxofemoral ou de cotovelo, ou relacionados com a visão como, por exemplo, conjuntivite seca ou ectrópio. Problemas no estômago, também, podem surgir como a torção.

Ele não é agressivo e raramente late, e são bons cães de companhia. Além disso, ele adora aprender coisas novas e gosta de acompanhar o dono em todos os lugares, sendo extremamente apegado, leal, fiel e companheiro.

Uma curiosidade, é que a raça representa o famoso personagem da Disney: Pluto.

Fotos do Cão de Santo Humberto

Vídeo do Cão de Santo Humberto


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui