Um cão muito comum na Finlândia e raro no Brasil. Ele possui grandes habilidades para caça, sendo muito inteligente e leal ao dono.

O Cão de Ursos da Carélia também é conhecido como Cão dos Zyrianos ou Cão Lomi. A origem é da Finlândia e a linhagem é originada da Carélia Lagoda, Olonetas e Carélia Russa, que foram locais em que a raça foi muito utilizada. A criação teve início, provavelmente, em 1936 com a finalidade de criar um cão robusto e que conseguisse caçar animais de grande porte.

Cão de Ursos da Carélia: História da raça, características e curiosidades

Os primeiros exemplares desta raça foram registrados no ano de 1946. O Cão de Ursos da Carélia é extremamente raro no Brasil, mas na Finlândia é muito comum.

Características da raça

O Cão de Ursos da Carélia tem o porte grande, robusto e muito imponente. Ele pode medir entre 53 a 58 cm e o peso pode variar entre 20 a 23 Kg. Os olhos são pequenos, expressivos e a orelha é ereta. Além disso, o pescoço, de comprimento médio, é musculoso e revestido por pelagem profunda.

A cauda possui o comprimento mediano, sendo curvada sobre o dorso. Os membros são fortes e muito musculosos, com coxas largas e longas. Ele possui dois tipos de pelagens, sendo a eterna um pouco áspera e a subpelagem macia e densa. A cor também apresenta algumas variações nesta raça, sendo o tom preto mais predominante.

Além disso, a maioria do cães de Ursos da Carélia contam marcações brancas bem definidas na região do pescoço, cabeça, ventre e membros.

A expressão dos cães desta raça é de alerta, porque eles são atentos a tudo o que acontece ao redor. São bem ágeis, resistentes e fortes.

Temperamento do Cão de Ursos da Carélia

O Cão de Ursos da Carélia é muito independente, equilibrado e bem reservado. Ele forma um vínculo fiel e leal com o dono, e muitas vezes pode apresentar agressividade com outros cães. Ele é autoconfiante e possui um espírito de luta muito desenvolvido dentro de si. Além disso, é corajoso e persistente.

Dicas da raça Cão de Ursos da Carélia

Os cães desta raça precisam de espaços para correr e gastar energia, por isso, não devem ser criados em apartamentos. Ele tem forte aptidão para a caça, sendo um excelente cão de guarda.

Dentre alguns cuidados, destaca-se a escovação diária, porque os pelos podem se embolar com muita facilidade. O Cão de Ursos de Carélia é muito inteligente e o treinamento deve ser firme.

Ele não é muito sociável com outros cães e adora locais abertos e amplos para se exercitar. Na presença de estranhos, tende a ficar um pouco tímido, porque é territorialista.

Fotos do Cão de Ursos da Carélia

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui