Uma raça rara e pouco conhecida, até no país de origem, que se destaca pela ausência de pelos. O Cão Pelado Peruano é dócil, afetivo e muito inteligente.

O Cão Pelado Peruano é uma raça de origem peruana e o nome da raça em espanhol é designado como Perro Sin Pelo del Perú. Não existe uma teoria certa sobre a origem desta raça tão rara, mas alguns estudos sugere que a raça é descendente de cães chineses, outros sugerem que eles foram levados do continente africano à nação americana e outra teoria sustenta a hipótese de que estes cães são descendentes de caninos levados da Ásia e da América. Além disso, o Cão Pelado Peruano é raro no país de origem e a raça pode ser vista em civilizações antigas que povoam os andes, por meio de desenhos, que estão presentes em cerâmicas e utensílios.

cao-pelado-peruano-1

Características da raça Cão Pelado Peruano

O Cão Pelado Peruano pode ser encontrado em três tamanhos distintos: pequeno, médio e grande. Os pesos podem variar, respectivamente, em 4 a 8 kg, 8 a 12 kg e 12 a 25 kg. Uma das principais características desta raça é a ausência de pelos, mas, às vezes, pode aparecer uma rala pelagem em regiões como no rabo, cabeça e dorso.
As orelhas são muito desenvolvidas, por isso, o Cão Pelado Peruano conta com uma boa capacidade auditiva. A coloração da pelagem apresenta diferentes tons como, por exemplo, cinza, marrom, preto, entre outros. A dentadura dos cães desta raça costuma ser incompleta.

Temperamento do Cão Pelado Peruano

O Cão Pelado Peruano é esbelto, elegante, inteligente e alerta com tudo o que acontece ao redor. Além disso, é um excelente cão de companhia e afetuoso com toda a família, principalmente, com o dono. Os cães desta raça são fieis e bons cães de guarda, sendo muito desconfiados com pessoas estranhas.

Cuidados

Devido à falta de pelos, o Cão Pelado Peruano necessita de cuidados especiais, porque a pele pode ressecar com mais facilidade. Não é recomendado que estes cães tomem banhos seguidos e deve-se utilizar um sabão neutro.

A raça não costuma ser atingida por pulgas e carrapatos e, além disso, devem usar protetor solar quando ficarem expostos ao sol, para evitar queimaduras.

Fotos do Cão Pelado Peruano


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui