Cavalier King Charles Spaniel – Características da raça, fotos e vídeos

Por

A raça Cavalier King Charles Spaniel descende da King Charles Spaniel e ocupa há muito tempo o posto de uma das raças mais populares e admiradas da Inglaterra. Até o começo do século 20 as duas raças eram inclusive nomeadas da mesma maneira. O nome, como dá para perceber, faz uma menção ao rei inglês, que realmente adorava a companhia destes cães, inclusive permitindo que circulassem livremente pelo palácio.

Cavalier King Charles Spaniel - Características da raça, fotos e vídeos

Com o passar dos anos, e com a crescente popularização de cães com focinhos achatados, como os Pugs, os Cavalier King de focinho comprido começaram a desaparecer. Para reverter a situação, em 1920 o norte americano Roswell Eldrige prometeu entregar 25 libras na exposição canina Cruft’s Dog Show a quem desenvolvesse um casal de cães Cavalier King que se assemelhasse àqueles existentes em séculos anteriores. Diversos criadores logo se apressaram então em alcançar o objetivo de Eldrige e surgiram cães mais pesados e com o focinho mais longo. Mais ou menos na metade do século 20 a Cavalier King Charles Spaniel foi reconhecida como raça independente, não sendo mais atrelada a King Charles Spaniel, e em 1944 ela foi oficialmente reconhecida pelo Kennel Club.

Características – Padrões da raça Cavalier King Charles Spaniel

Os cães desta raça apresentam uma pelagem longa e macia, com franjas nas orelhas e cauda e eventualmente nas patinhas. São aceitas quatro tonalidades para a pelagem, entre elas vermelho sólido, também chamado de rubi, black-tan, bicolor, sendo branco com manchas castanhas e tricolor, com a mescla de branco, preto e castanho.

A altura dos exemplares da raça varia de 30 a 33 centímetros e o peso oscila entre 5 a 8 quilos.

Os excessivos cruzamentos entre os Cavalier King Charles Spaniel fizeram com que a expectativa de vida da raça fosse diminuída para cerca de dez anos, principalmente em função de problemas cardíacos, normalmente hereditários. Em função das orelhas caídas é comum que os cães apresentem também infecções de ouvido e eles são ainda bastante propensos à obesidade.

Temperamento da raça Cavalier King Charles Spaniel

Os Cavalier King Charles Spaniel são excelentes cães de companhia, muito dóceis, carinhosos e dependentes do dono. Por esta razão, não gostam de ficar sozinhos por longos períodos.

Como não dispensam brincadeiras são bastante indicados para crianças e ao mesmo tempo para idosos, visto que se adaptam bem a qualquer ambiente.

Apesar do tamanho diminuto os Cavalier King são bastante ativos e portanto necessitam gastar a energia com brincadeiras e passeios diários. A agilidade se mostra ainda um diferencial para provas de esportes como Agility.

Como os exemplares da raça raramente se mostram agressivos, estes se dão bem com outros animais e com estranhos, não sendo então indicados para guarda.

Os Cavalier King são ainda bastante inteligentes, e aprendem com rapidez e facilidade o que lhes é ensinado.

Dicas e cuidados com a raça Cavalier King Charles Spaniel

A pelagem longa não demanda muitos cuidados, mas é essencial que o pelo seja escovado algumas vezes na semana, com atenção especial às orelhas e à cauda em função das franjas, que se mostram propícias para a formação de nós.

Fotos da raça Cavalier King Charles Spaniel

Vídeos da raça Cavalier King Charles Spaniel