A raça Cavalier King Charles Spaniel descende da King Charles Spaniel e ocupa há muito tempo o posto de uma das raças mais populares e admiradas da Inglaterra. Até o começo do século 20 as duas raças eram inclusive nomeadas da mesma maneira. O nome, como dá para perceber, faz uma menção ao rei inglês, que realmente adorava a companhia destes cães, inclusive permitindo que circulassem livremente pelo palácio.

Cavalier King Charles Spaniel - Características da raça, fotos e vídeos

Com o passar dos anos, e com a crescente popularização de cães com focinhos achatados, como os Pugs, os Cavalier King de focinho comprido começaram a desaparecer. Para reverter a situação, em 1920 o norte americano Roswell Eldrige prometeu entregar 25 libras na exposição canina Cruft’s Dog Show a quem desenvolvesse um casal de cães Cavalier King que se assemelhasse àqueles existentes em séculos anteriores. Diversos criadores logo se apressaram então em alcançar o objetivo de Eldrige e surgiram cães mais pesados e com o focinho mais longo. Mais ou menos na metade do século 20 a Cavalier King Charles Spaniel foi reconhecida como raça independente, não sendo mais atrelada a King Charles Spaniel, e em 1944 ela foi oficialmente reconhecida pelo Kennel Club.

Características – Padrões da raça Cavalier King Charles Spaniel

Os cães desta raça apresentam uma pelagem longa e macia, com franjas nas orelhas e cauda e eventualmente nas patinhas. São aceitas quatro tonalidades para a pelagem, entre elas vermelho sólido, também chamado de rubi, black-tan, bicolor, sendo branco com manchas castanhas e tricolor, com a mescla de branco, preto e castanho.

A altura dos exemplares da raça varia de 30 a 33 centímetros e o peso oscila entre 5 a 8 quilos.

Os excessivos cruzamentos entre os Cavalier King Charles Spaniel fizeram com que a expectativa de vida da raça fosse diminuída para cerca de dez anos, principalmente em função de problemas cardíacos, normalmente hereditários. Em função das orelhas caídas é comum que os cães apresentem também infecções de ouvido e eles são ainda bastante propensos à obesidade.

Temperamento da raça Cavalier King Charles Spaniel

Os Cavalier King Charles Spaniel são excelentes cães de companhia, muito dóceis, carinhosos e dependentes do dono. Por esta razão, não gostam de ficar sozinhos por longos períodos.

Como não dispensam brincadeiras são bastante indicados para crianças e ao mesmo tempo para idosos, visto que se adaptam bem a qualquer ambiente.

Apesar do tamanho diminuto os Cavalier King são bastante ativos e portanto necessitam gastar a energia com brincadeiras e passeios diários. A agilidade se mostra ainda um diferencial para provas de esportes como Agility.

Como os exemplares da raça raramente se mostram agressivos, estes se dão bem com outros animais e com estranhos, não sendo então indicados para guarda.

Os Cavalier King são ainda bastante inteligentes, e aprendem com rapidez e facilidade o que lhes é ensinado.

Dicas e cuidados com a raça Cavalier King Charles Spaniel

A pelagem longa não demanda muitos cuidados, mas é essencial que o pelo seja escovado algumas vezes na semana, com atenção especial às orelhas e à cauda em função das franjas, que se mostram propícias para a formação de nós.

Fotos da raça Cavalier King Charles Spaniel

Vídeos da raça Cavalier King Charles Spaniel


7 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se voces poderiam me indicar alguns criadores de cavalier king charles spaniel aq no brasil, principalmente em pernambuco,!mas se do tiver fora tudo bem contanto que entreguem em recife PE, poderiam me ajudar?

  2. Desde a primeira vez que vi o cavalier no programa da tv acabo não parei de pensar no mesmo crio 3raças diferentes mais esta raça tem que ser mais divulgada pois e um belo aminal no brasil ainda não encontrei onde comprar mas gostaria de ter um exemplar desta coizinha linda e fofinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui