Não há registros precisos com relação à origem da raça Chinese Crested Dog, porém, há diversas suposições. Enquanto alguns estudiosos acreditam que a raça tenha surgido no México, outros garantem que ela foi importada da África por marinheiros chineses, uma vez que é possível que esta raça seja originária dos Cães Sem Pelo Africanos.

Características – Padrões da raça Chinese Crested Dog

Definitivamente o que mais chama atenção nos Chinese Crested Dogs, também conhecidos como Cães de Crista Chineses, é a ausência de pelo na maioria dos exemplares da raça. Embora exista este padrão, há ainda cães desta mesma raça que são totalmente peludos, conhecidos nos Estados Unidos como Pompons, ou Powder Puff.

Os cães pelados apresentam pelo em poucas partes do corpo, como cabeça, patinhas, cauda e eventualmente no dorso. A pele é macia, lisa e em outras partes mais densa. A coloração da pele muda de cor de acordo com a luz solar, e ao contrário dos cães totalmente peludos, os Chinese Crested Dog pelados apresentam glândulas sudoríparas e então suam pela pele, raramente tendo de ofegar para espantar o calor.

Já os cães peludos podem ter pelagem de comprimentos variados, e a textura é macia e lisa.

Todas as cores e suas combinações são aceitas e a altura dos cães machos varia de 28 a 33 centímetros, enquanto que a das fêmeas varia de 23 a 30 centímetros.

Os Chinese Crested Dogs podem apresentar surdez, luxação da patela, atrofia progressiva da retina, obesidade e problemas de pele.

Temperamento da raça Chinese Crested Dog

Os cães desta raça são muito alegres, ativos, espertos e excelentes companheiros. Por conta de sua agilidade pode ser excelentes competidores de Agility.

Os Chinese Crested Dogs odeiam ficar sozinhos por longos períodos e podem desenvolver ansiedade e nervosismo se não forem socializados desde cedo.

Com crianças o convívio tende a ser agradável, principalmente se as elas souberem brincar de forma delicada.

Os Cães de Crista Chineses não costumam ser arredios com estranhos e dentro de casa eles costumam escolher um dono em particular.

Podem viver bem tanto dentro de apartamentos quanto em casas com jardins. Em ambos os casos é importante que sejam feitos passeios várias vezes ao dia.

Dicas e cuidados com a raça Chinese Crested Dog

Para garantir que os cães desta raça, principalmente os pelados, se mantenham saudáveis é ideal que usem roupinhas no inverno e protetor solar no verão. No caso dos cães peludos as escovações ao menos três vezes na semana são indispensáveis.

Fotos da raça Chinese Crested Dog

Vídeos da raça Chinese Crested Dog

2 COMMENTS

  1. As fotos estão lindas parabens…. meu sonho é ter este caozinho lindo, sou apaixonada por esta raça desde a primeira vez q vi, mas acho impossivel ter, pois moro no brasil em minas gerais e nunka ninguem ouviu se quer falar desta raça….. mas nada é impossivel……rsrss parabens!

  2. ola tenho interesse por um cao da raça Chinese Crested Dog gostaria de saber se voces tem algum disponivel no caso seria uma Fêmea
    e gostaria de saber o valor tbm desde ja obrigada

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here