Uma raça pouco vista no mundo e um excelente cão de companhia. O Cluber Spaniel é inteligente, sociável e adora brincar. Conheça!

O Cluber Spaniel é uma das raças mais antigas do grupo spaniel, sendo originada da França. Não existe uma teoria certa sobre a sua origem, mas algumas hipóteses sugerem que a raça apareceu, aproximadamente, no século XVII. O Cliber Spaniel sempre foi muito apreciado pela aristocracia e no ano de 1844 a raça chegou as terras canadianas. Um pouco mais tarde, no ano de 1859 a raça participou pela primeira vez de uma exposição na Inglaterra.

O primeiro clube voltado para o Cluber Spaniel surgiu em 1878 no Kennel Club Americano. No século 20, os cães desta raça começaram a ser treinados para diversas competições, assim como, a caça. Mas, ao longo do tempo, a raça tornou-se cão de companhia. A raça é pouco vista em muitos lugares do mundo.

Características do cão Cluber Spaniel

O Cluber Spaniel pode medir entre 48 cm e 50 cm para os machos, e as fêmeas chegam a 43 cm a 48 cm. O peso varia bastante sendo 32 a 38 Kg nos machos, e nas fêmeas ele oscila entre 25 e 32 Kg.

A pelagem dos cães desta raça permanece em tons de branco com muitas manchas cor de limão, principalmente, nas regiões do peito e dos ombros. O rosto do Cluber Spaniel é bem expressivo e pensativo, e ele conta com uma postura fina e elegante. A cauda é de tamanho médio e a pelagem é muito sedosa, abundante e reta. Além disso, as pernas e os peitos possuem a formação de franjas.

A raça também pode apresentar manchas em outras regiões como a cabeça, por exemplo. Além das manchas de cor de limão, que são bem comuns na raça, ela também pode ter manchas na cor de laranja.

Temperamento da raça Cluber Spaniel

O Cluber Spaniel é dócil, calmo, equilibrado e estável. Muito inteligente, ele consegue aprender as coisas de forma rápida. Ele é muito sociável com crianças e adora brincar. Mas, com vizinhos costuma ser muito reservado, mas não chega a ser agressivo.

O olfato do Cluber Spaniel é muito apurado e, além disso, ele possui muita resistência. Este cão é muito apegado ao dono e a toda família.

Saúde do Cluber Spaniel

A expectativa medida de vida do Cluber Spaniel é de 10 a 12 anos. As orelhas precisam de cuidados com frequência, porque é comum a formação de fungos ou bactérias.

Os pelos precisam de cuidados constantes como a escovação, por exemplo. O Cluber Spaniel ganha peso com facilidade, por isso, precisa de uma alimentação equilibrada e atividade física no dia a dia.

Fotos do Cluber Spaniel

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here