Cocker Spaniel – Características de raça, fotos e vídeos

Por

O grupo de cães Spaniels existe desde meados de 1300, mas a raça Cocker Spaniel especificamente só passou a existir mesmo em 1800. Acredita-se que o nome Cocker derivou de uma das maiores especialidades destes cachorros na época, a de caçar um certo tipo de ave, chamada Woodcock. Os exemplares da raça Cocker Spaniel se aproximavam das tocas, tiravam as aves de seus esconderijos e as deixavam ao alcance dos caçadores.

Cocker Spaniel - Características de raça, fotos e vídeos

Algum tempo depois, os Cockers subiram um patamar e se tornaram também muito requisitados como cães de companhia. E ao longo do tempo a popularidade da raça só aumentou, tanto que em diversos países da Europa e também no Brasil estes cachorros ocupam as primeiras posições em termos de popularidade.

Características – Padrões da raça Cocker Spaniel

A variedade de cores da pelagem dos Cockers é bastante vasta, sendo que esta é uma das raças com mais possibilidades de cores diferentes. É possível encontrar cachorros com uma cor só, os chamados sólidos, entre preto, caramelo, fígado, etc, e também com mescla de cores, os chamados part colors.

Os cachorros machos costumam ter entre 39 e 41 cm de altura, e as fêmeas entre 38 e 39 cm. O peso tende a variar entre 13 e 15 kg.

Em função das orelhas caídas é bastante comum que os cães da raça Cocker Spaniel desenvolvam problemas auditivos, e também tendam a desenvolver obesidade e catarata.

Temperamento da raça Cocker Spaniel

Tamanha popularidade mantida pela raça Cocker Spaniel por tanto tempo pode ser explicada em função da ótima personalidade dos cachorros, que se adaptam ao tipo de vida de seus familiares. Se os donos forem mais tranquilos e caseiros, os cães não se importarão de ficar deitados sem fazer nada, enquanto que se os donos forem mais agitados e adorarem fazer exercícios, os cachorros também os acompanharão alegremente.

Cocker Spaniel - Características de raça, fotos e vídeos

Em função da agitação inerente à raça, os Cockers também se mostram ótimos companheiros para crianças, visto que são muito brincalhões e não dispensam uma bagunça. Além disso, são bastante sociáveis, até mesmo com pessoas estranhas.

Os Cocker Spaniels podem viver muito bem em apartamentos e em ambientes maiores em função do tamanho médio. É certo que as reclamações de vizinhos serão raras, visto que os cachorros desta raça raramente latem.

Dicas e cuidados com a raça Cocker Spaniel

Ainda que os Cockers sejam mais tranquilos em alguns casos é essencial que gastem sua energia, seja fazendo passeios ou através de brincadeiras. Caso contrário, é muito provável que espantarão o tédio roendo móveis ou objetos pessoais de seus donos.

Cocker Spaniel - Características de raça, fotos e vídeos

Para que a pelagem do Cocker Spaniel sempre esteja brilhosa e macia recomenda-se banhar o animal quinzenalmente com um shampoo neutro em conjunto com um condicionador de uso humano, principalmente nas patas e orelhas. É importante ainda escovar o cachorro três vezes na semana com uma rasqueadeira e um pente, evitando assim a formação de nós.

Fotos da raça Cocker Spaniel

Vídeos da raça Cocker Spaniel