Neste período, os cães podem apresentar problemas respiratórios ou conjuntivite. veja algumas dicas de cuidados!

O clima seco pode trazer muitos problemas para a saúde do seu cão, por isso, é importante saber como cuidar do seu melhor amigo durante este período. Durante o tempo frio e seco, por exemplo, os cães podem sofrer em silêncio, portanto, os donos precisam ficar atentos e proteger o seu cachorro.

Como cuidar dos cães durante o clima seco

Problemas que o tempo seco pode trazer.

Durante o calor, os cães tendem a mudar seus hábitos. É comum que eles procurem ficar em locais frescos, arejados, e próximo a sombra.

Além disso, os cães neste período gostam de ficar mais quietos, sossegados e beber muita água. Durante o calor e quando o clima esta mais seco, é comum que os cachorros desenvolvam problemas respiratórios ou conjuntivite.

Conjuntivite nos cães

Devido ao clima seco, os olhos dos cães tendem a ficar irritado e eles tentam aliviar coçando a região, o que pode ocasionar infecção. Se não for tratada da maneira adequada, pode acabar gerando a conjuntivite. Cães que têm o focinho mais curto, são mais propensos a desenvolver a conjuntivite. Os donos precisam ficar atentos, e se notar qualquer sinal é preciso levar o cachorro ao veterinário.

Problemas respiratórios

Os cachorros que têm nariz achatado podem apresentar dificuldades para respirar. Além disso, cães que possuem uma predisposição a problemas respiratórios e filhotes tendem a terem um aumento na secreção nasal e podem desenvolver gripe canina, que também é conhecida como tosse dos canis.

Dicas para lidar com o tempo seco e proteger o seu melhor amigo!

– Passeie com o seu cachorro no início da manhã e no fim do dia. Evite horários entre 11h às 16h, quando o sol esta mais forte.

– Carregue água para o seu melhor amigo durante a caminhada. Ele sente sede, assim como, você. Quando o tempo estiver seco, diminua as atividades físicas.

– A tosa pode ser indicada neste período, porque com menos pelo, o cão vai sentir menos calor.

– Hidrate o pelo do seu cão com produtos específicos durante este período.

– Troque a água do seu cachorro várias vezes ao dia. Mantenha-a limpa e fresca.

– O cachorro deve procurar dormir em um local agradável, confortável e aconchegante. Além disso, procure deixar toalhas molhadas perto do lugar de dormir. Devido a evaporação gradativa da água, o ar tende a ficar mais úmido.

– Se o seu melhor amigo tem problema respiratório, leve-o ao veterinário.

– Sabia que o seu cachorro pode adorar brincar com cubos de gelo? Assim, além de hidratar, ele vai se divertir.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui