Leve seu pet para passear!

Assim como os humanos, os cães também precisam de atividades físicas. Animais que não possuem este hábito podem vir a sofrer problemas de coluna, joelhos, aumento gradual de peso, ansiedade, depressão e destruir objetos da casa, como sofás e tênis. Tudo isto tem uma solução bem simples: basta incluir na rotina do dono e do animal passeios diários. Se você tem um pet e preguiça de dar uma voltinha no quarteirão com ele, está na hora de mudar sua vida. Respirar outros ares será benéfico para ambos. Confira mais detalhes no texto a seguir:

Como manter seu cão saudável com caminhadas

A partir de quando o pet pode sair para a rua?

A vacinação fica completa a partir do 4º mês de vida do cãozinho. Anote as principais vacinais:

– Hepatite;
Cinomose;
Parvovirose;
– Raiva (V8, V10);
– Giárdia;
– Tosse;
– Leptospirose e leishmaniose (em alguns casos).

Pulgas são uma ameaça e não existem vacinas contra elas. O veterinário orientará o uso de talcos, coleiras, pipetas, sprays, comprimidos ou biscoitos que agem na prevenção. Mesmo assim, o bichinho não precisa ficar trancado em casa. Enquanto todo o rol de vacinação não estiver concluído, leve-o para passear de carro. Eles simplesmente adoram esta diversão.

Alimentação

Os veterinários recomendam alimentar o pet somente na volta da caminhada. Contudo, ele precisa se hidratar, principalmente nos dias mais quentes. Dê água durante o passeio, mas em pequenas porções.

Cachorros idosos

Sim, os mais velhinhos podem e devem sair. Os cães pequenos envelhecem a partir dois oito anos de vida e, os mais velhos, a partir dos seis. O que pode tornar impeditivo para um passeio são doenças cardíacas que limitam muito a vida dos bichinhos. Consulte o veterinário para saber, literalmente, até onde seu pet pode ir.

Tempo do passeio

É indicado passear de manhã, no final do dia e de noite. A quantidade diária dependerá do tipo físico e da raça. As condições de saúde também são determinantes para o tempo de duração do passeio.

Ache um tempinho

Não venha com esta que você não tem tempo para dar uma volta com seu animal de estimação. Aproveite este período para você mesmo praticar exercícios físicos e alongar os músculos. Até o seu humor vai melhorar.

E quando chover?

Há cachorros que fazem suas necessidades somente na rua. Aí não tem jeito. A saída é enfrentar um dia chuvoso, se for o caso, para ele se aliviar. Para o cão não ficar muito ansioso, providencie algumas brincadeirinhas dentro de casa, na medida do possível.

Não veja os passeios como uma obrigação. Passear com seu bichinho é uma ótima formam de praticar exercícios, manter a forma e ficar saudável. Isto vale para dono e pet.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui