Você sabe quando o seu cachorro esta com muito medo? O que ele faz? Confira dicas!

Você sabe identificar quando o seu melhor amigo esta com medo? Um dos principais motivos para este sentimento é a timidez, sabia? Há fatores que provocam muito medo nos cães como, por exemplo, fogos de artifício. Como eles tem uma audição muito desenvolvida, conseguem escutar os ruídos de forma intensa, o que pode assustá-los. O fato dos cães demonstrarem medo, também, esta associado a sua descendência dos lobos, pois isso é considerado um gesto de sobrevivência.

Como reconhecer que o seu cão esta com medo

Os cães podem ter medo de quê?

Os cachorros, assim como nós, sentimos medos de muitas coisas. Por exemplo, eles podem ficar com receio de pessoas estranhas na rua ou em casa, água, veterinário, barulho forte, entre outros. Por isso, é importante tentar identificar as principais causas que o seu melhor amigo tem medo, para saná-las.

Entretanto, os cachorros podem ter medo de pessoas, porque não são sociáveis, ou também o medo pode ter sido provocado por um amparo excessivo, falta de carinho e amor do dono, traumas, entre outros fatores.

Que tipo de reação o medo pode provocar?

As reações de receio são diferentes nos cães. Ou seja, cada um tem a sua própria personalidade e a forma de como lidar com este sentimento. Muitos cachorros tendem a fugir quando escutam um barulho alto, e podem se esconder debaixo de um móvel ou até escapar pelo portão de casa dependendo do susto. Muitos cães, por exemplo, fogem de casa quando escutam fogo de artifício, devido ao susto provocado pelo ruído.

Além disso, os cachorros podem urinar ou defecar ao sentir medo, que atua bloqueando o organismo do cachorro e ele não consegue ter controle de suas necessidades fisiológicas. Além disso, eles podem tremer, latir ou colocar as orelhas para trás e o rabo entre as pernas.

Desta forma, eles têm maneiras diferentes de demonstrar o quanto estão com medo.

Como solucionar?

Ao identificar o medo nos cães, será mais fácil encontrar a solução. Por isso, é fundamental que desde filhote os cães sejam estimulados a socializar com outros animais ou pessoas como, por exemplo, crianças. Assim, o cachorro vai se acostumar a estar com outras pessoas, além da família.

O veterinário deve ser carinhoso, profissional e que vai cuidar bem do seu melhor amigo. Assim, desde filhote ele vai se acostumando.

Mas, existem cães que que sentem medo de forma excessiva ou que este sentimento o acompanha por muito tempo. Assim, muitas vezes, é preciso o auxílio e a orientação de um profissional de confiança.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui