Como socializar seu cão?

Com certeza você já deve ser deparado algum dia de sua vida com um cão antissocial. Um cão que se encaixa neste perfil é aquele que fica extremamente ansioso ou agressivo quando se depara com outros cães e pessoas na rua ou até mesmo quando tenta atacar um objeto de uso doméstico. Para este cão, que não foi devidamente socializado, estar em contato com outros cães, animais e pessoas é algo ruim, que oferece riscos e que deve ser evitado.

A socialização deve estar presente na vida de um cão para que ele possa viver de maneira saudável e feliz. Afinal, imagine como deve ser estressante para ele se deparar, às vezes todos os dias, com situações que o cão acredita serem perigosas.

Como socializar seu cão?

Todos os cães devem ser socializados, de preferência ainda filhotes, logo após o veterinário aplicar todas as vacinas necessárias e confirmar que o cão já pode passear tranquilamente. No entanto, caso você não tenha socializado seu cão quando deveria, ou tenha o adotado já adulto, e desta forma não tenha se envolvido em sua socialização, ainda é possível promove-la quando o animal estiver na fase adulta.

A socialização feita com o animal ainda filhote envolve a exposição do cão a outros cães e pessoas de maneira tranquila, com passeios ou durante tardes em parques. É indicado ainda que o dono permita que o animal brinque com outros cães, inclusive de diferentes tamanhos e idades, e que outras pessoas se aproximem e interajam com ele. Com situações como estas sendo incentivadas, não haverá risco de o cão sentir que se tratam de algo que lhe oferece riscos.

Como socializar seu cão?

Se o seu cão, no entanto, dá sinais de agressividade ou ansiedade quando em contato com pessoas e outros cães, está na hora de reverter o quadro e promover a socialização. Para isto, se dirija a um parque e praça onde existam pessoas e cães, e um pouco longe delas, faça carinho e ofereça petiscos a seu cão, de modo que ele associe a permanência no local a algo prazeroso e nem perceba que há outros seres em volta. Com o tempo, vá se aproximando das pessoas e cães e mantenha o mesmo ritual de carinho e petiscos.

Com o tempo, o cão se mostrará seguro com a situação. Além de fazer o que foi descrito acima, permita que outros cães e pessoas se aproximem e interajam com seu cão. Caso ele se mostre agressivo, não hesite em puxar sua coleira e gritar não. Caso, ainda assim, ele se mostre inseguro, volte ao início, em que você o acariciava e oferecia petiscos de um local distante, e com o tempo, vá se aproximando e permitindo aproximações.

O importante neste caso é não perder a paciência, ser rígido e firme quando preciso e deixar claro que é você quem está no comando da situação.

Você também vai gostar...

4 comentários em “Como socializar seu cão?”

  1. ola,eu queria uma ajuda,meu cachorro tem 11 meses,ele já veio pra mim com 9 meses,e foi meu irmão que buscou ele.e dois dias depois que ele estava aki meu cachorro pegou uma birra dele que não passou ate hj,e eu não sei oq fazer,me da umas dicas mais claras por favor.obrigada!

    Responder
  2. Tenho um pastor com 7 anos, nunca foi sociabilizado com outros cachorros e se torna agressivo quando ve outros cachorros. Já gastei muito dinheiro com adestradores mas não tive sucesso. Morava em uma casa e hoje fui obrigada a ir para apto. Gostaria de alguma dica de adestramento ou se existe algum lugar especializado neste tipo de treinamento.

    Responder

Deixe um comentário