Conheça os sinais que indicam que o seu animal de estimação está enfermo.

Mudanças na rotina ou comportamento são perceptíveis para donos que participam ativamente da vida do seu pet. Abaixo você saberá quais são os sinais que indicam quando eles estão com alguma doença. Na dúvida, leve imediatamente ao veterinário.

Como saber se o seu pet está doente

VÔMITOS

O fato de os pets vomitarem de vez em quando não é motivo de alarme. Vez que outra o organismo ordena uma limpeza do estômago. Se o seu cãozinho vomitar, mas permanecer disposto e brincalhão, sinal que está tudo dentro da normalidade. Contudo, ligue o alerta se ele não conseguir sustentar a comida e ainda mostrar sintomas de fraqueza e desanimo. Leve ao especialista sem demora.

RESPIRAÇÃO DIFÍCIL

O calor pode fazer com que o cão fique arfante, situação agravada pelo excesso de pelos. Nestes casos, providencie um ambiente mais fresco ou com ventilação para ele ficar mais confortável. Falta de ar está ligada a doenças do coração ou respiratórias. Se ele não melhorar, não hesite em levá-lo ao veterinário. Nos gatos esta situação é mais preocupante. Ao primeiro sinal de que o bichano está com dificuldade para puxar o ar, chame o especialista.

DIARREIA

A diarreia em pets não é motivo de grande preocupação, mas mesmo assim deve ser tratada. Passando das 24 horas merece uma investigação. Se for causada por parasitas e vírus, não há com o que se preocupar. A diarréia também é sintoma de doenças bem mais graves como pancreatite ou tumores.

EXCESSO OU POUCO XIXI

Se o gato ou cachorro faz muito xixi, sinal que ele está bebendo água demais. Contudo, sentir sede demais não é normal e é um dos sintomas de diabetes. Fique alerta. Se estiver ocorrendo o contrário, pode ser que o pet esteja desidratado. Em ambos os casos é necessário uma visita ao especialista.

PERDA DE APETITE/DESANIMO

Mudanças na rotina do pet podem provocar sentimentos de tristeza e o deixarem sem fome ou desanimado. Mas se nada mudou no seu dia a dia e a perda de apetite estiver acompanhada de diarreia ou muita sede, seu pet está doente e precisa de um tratamento sem demora.

OLHOS COM SECREÇÃO

Secreção no cantinho do olho ao acordar é absolutamente normal. Preste atenção, no entanto, se a secreção for em excesso, com odor ruim e os olhos estiverem vermelhos. Pode ser uma doença simples como a conjuntivite, sendo o tratamento bem fácil. A cinomose, uma doença viral muito grave, também apresenta este tipo de sintoma. Convém levar logo ao veterinário para tirar a dúvida e iniciar o tratamento logo.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here