Tutores podem usar creme dental com bicarbonato de sódio para os cães, tomando alguns cuidados.
O bicarbonato de sódio é um verdadeiro coringa nas tarefas domésticas. Ele é usado para limpar forno e fogão, desentupir ralos, eliminar odores da geladeira, recuperar panelas de alumínio e inox, lavar roupas e até ser a matéria prima do creme dental para os cães.
É preciso tomar alguns cuidados, porque o bicarbonato de sódio é levemente abrasivo e pode causar problemas gástricos, especialmente nos filhotes e nos cães de pequeno porte. Na dúvida, vale a pena conversar com o veterinário antes de usar a substância na escovação dos dentes dos peludos.
O creme caseiro e a escovação
O bicarbonato de sódio pode ajudar bastante na tarefa. Os tutores precisam apenas misturar meia colher (sopa) da substância com uma colher (sopa) de água fria. Se ficar muito fino, basta adicionar um pouco mais do produto, para engrossar: a textura ideal é a de uma pasta.
• Coloque o cão em frente a você (ele já deve ter aprendido a obedecer ao comando “senta”). No caso dos animais de pequeno porte, eles podem ser colocados no colo, para ficar mais fácil controlá-los durante a escovação.
• Mergulhe a escova de dentes (ou a dedeira) na pasta. A escova precisa ficar paralela à gengiva do cachorro. Comece a massagear os dentes em movimentos circulares, que podem se estender para as bochechas, língua e gengivas.
• Enxágue a boca do cachorro com água fria. O ideal é envolver a tarefa com brincadeiras e comandos simples, para que o peludo se sinta confortável. Não encha a boca do animal com água, porque ele não conseguirá eliminá-la e engolirá a maior parte.
• Os cães usam principalmente o olfato para explorar o ambiente e as novidades. Ao fazer a pasta, pode-se adicionar uma colher (chá) de caldo de carne ou frango (apenas um pedaço de carne fervido em água, sem temperos), para despertar a curiosidade.
• O bicarbonato de sódio pode ser substituído por levedo de cerveja, que também possui ação bactericida. Caso o cachorro tenha alguma inflamação bucal leve, uma pitada de sal ajuda a combatê-la.
• Raspas de casca de limão são úteis para aromatizar a pasta e também para eliminar pequenas manchas nos dentes. Algumas ervas aromáticas (orégano, sálvia, manjericão, etc.) podem ser adicionadas em quantidades mínimas, para melhorar o sabor do creme caseiro.
• O creme caseiro pode ser mantido em um pote de vidro com tampa. Vale lembrar que quanto mais ingredientes forem incluídos na pasta, menor é o prazo de validade. Os aromas das ervas são muito voláteis e, por isso, devem ser acrescentados apenas na hora da escovação.
• No caso de animais jovens, sem manchas nem tártaro, a escovação pode ser feita apenas com água fria e uma dedeira maleável e resistente. Quem não quer ter o trabalho do preparo, pode comprar cremes específicos para cães (pastas para humanos nunca devem ser usadas), mas a tarefa de higiene bucal não pode ser adiada, nem negligenciada.
Cuidados necessários
O bicarbonato de sódio é utilizado na escovação dos dentes por causa das propriedades abrasivas, que facilitam a limpeza bucal. Ele também é útil como desodorizante, reduzindo o mau hálito dos peludos.
Seja como for, a escova ou a dedeira já fazem o papel de abrasivo, e o tutor pode modular a força das massagens de acordo com as características de cada cachorro. Alguns cremes dentais para cães são formulados com enzimas, que impedem ou combatem a formação do tártaro e da placa bacteriana.
O bicarbonato de sódio só é tóxico em grandes quantidades. Um cachorro muito pequeno, como um pinscher miniatura ou chihuahua, só revelará problemas se ingerir, de uma só vez, meia colher (chá) da substância.
É preciso, de qualquer forma, estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas. O cachorro pode ter a mucosa gástrica irritada pelo bicarbonato de sódio, especialmente no caso de animais com transtornos na digestão.
Os sintomas de intoxicação são inicialmente difusos. O cachorro pode aparentar apatia, desinteresse por brincadeiras e perda de apetite, por exemplo. O bicarbonato de sódio não tem cheiro nem sabor, o que reduz a curiosidade dos peludos pela substância.
No caso de ingestão excessiva (mais de meia colher de chá para um cachorro de pequeno porte), os animais podem apresentar enjoos, vômitos, diarreias e desconfortos abdominais. Em situações extremas, que são muito raras, podem surgir sintomas mais graves, como desorientação, falta de coordenação motora, tremores e convulsões.
Por que escovar os dentes dos cachorros?
A escovação dos dentes dos cachorros é uma tarefa inadiável, que não pode ser negligenciada pelos tutores. Os veterinários sugerem escovar pelo menos a cada dois dias. O hábito elimina o mau hálito, reduz bastante a formação de placas bacterianas e previne as cáries – este não é um problema comum entre os peludos, mas o risco existe.
Além do aspecto estético – e da redução do “bafo de onça” – escovar os dentes regularmente diminui o total de bactérias que vivem naturalmente na cavidade bucal. Com isto, o sistema imunológico dos peludos é fortalecido, assim como o coração e os rins.
Existem cremes dentais formulados especificamente para cachorros disponíveis no mercado, que podem inclusive ser adquiridos pela internet, com preços que variam de R$ 10 a R$ 70 pelo tubo de 60 gramas.
O creme dental não é necessário para a escovação – um dos requisitos, aliás, é que ele não tenha flúor nem xilitol na fórmula, porque podem ser prejudiciais à saúde canina. A higiene bucal pode ser feita com apenas uma dedeira, no caso de cães pequenos, ou uma escova de cabo longo, para os maiores.
As chamadas espumas bucais devem ser evitadas, porque os cachorros não conseguem cuspir como os humanos e acabam engolindo boa parte do creme espalhado na boca, e isto pode causar alguns problemas gastrointestinais.
Sabores e aromas podem facilitar a tarefa da escovação dos dentes. Existem cremes dentais com sabor de morango, tutti-frutti e menta, por exemplo (mas os peludos normalmente se afastam dos cheiros mentolados). Os mais atraentes são os cremes com sabor de carne.