Um cão de pastoreio de grande porte, que se destaca pela inteligência e beleza. Saiba mais sobre essa raça originada da Eslováquia, e pouco conhecida no Brasil.

O Cuvac Eslovaco é uma raça rara, que foi quase extinta após a segunda guerra mundial, sendo resgatada pelo veterinário denominado Antonin Hruza. A raça é originada da Eslováquia e sua função era a de pastoreio. Além disso, o cão descende de outro cachorro pastor conhecido como Kuvacz.

cuvac-eslovaco-5

O nome eslovaco “chuvatch” é derivado da palavra “pocut” que significa ouvir, devido ao seu forte estado de alerta e atenção.

Características do Cuvac Eslovaco

O Cuvac Eslovaco é um cão de grande porte, que chama a atenção pela elegância e beleza. A altura pode variar entre 70 cm ( macho) e 65 cm ( fêmea). Em relação aos pesos, a variação média é de 36 a 44 Kg para machos e 31 a 37 Kg para fêmeas.

Os pelos possuem a coloração bem branca, densa e levemente ondulada. Os olhos do Cuvac Escolavo são ovais, redondos e muito expressivos. Além disso, a ossatura é robusta, firme e o porte é imponente.

Temperamento da raça

Os cães desta raça são muito corajosos, leais e confiáveis. Adoram estar na companhia dos donos e de toda a família. A raça é indicada tanto para guarda, quanto para companhia. O Cuvac Escolavo é muito tranquilo, estável e consegue aprender as coisas com muita facilidade. São extremamente afetivos com crianças, sendo bem sociáveis.

A personalidade deste cão é bem independente, o que facilita o seu adestramento. Eles contam com uma grande capacidade de alerta, e estão sempre atentos a tudo o que acontece a sua volta. Devido a essa habilidade, são excelentes cães de guarda e estão sempre prontos para lutar contra qualquer tipo de intruso, mesmo que sejam animais como ursos e lobos.

Segundo algumas tradições, por exemplo, o Cuvac Escolavo é criado apenas na cor branca para que possa ser distinguido de outros animais selvagens, sobretudo durante o período noturno.

Dicas e curiosidades do cão Cuvac Eslovaco

Os cães desta raça apresentam pelos levemente ondulados, por isso, precisam de escovações diárias. Devido ao tamanho, devem viver em locais com muito espaço, para que possa correr e esbanjar energia.

Fotos do Cuvac Eslovaco


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui