06 dicas de como fazer seu cão se comportar quando você receber visitas

A comida e os visitantes podem ser excitantes demais até para cachorros disciplinados. Saiba como contornar a situação.

1. Pratique alguma atividade física antes dos convidados chegarem.

Um cachorro cansado geralmente é mais comportado. Leve-o para uma corrida ou uma brincadeira, isso fará com que ele fique mais calmo e talvez tenha vontade de tirar um cochilo durante o tempo que você receber alguma visita.  A atividade física deve ser feita em um período suficiente para que ele gaste bastante energia, caso contrário poderá anima-lo demais, implorando por mais brincadeiras.

cachorro-se-comportar-visitas

2. Reserve um local seguro e confortável para seu cão.

Festas, almoços e jantares podem estressar seu amigo de quatro patas, alguns ficam assustados com a chegada dos convidados, por isso é importante reservar um local para que o cachorro fique confortável e longe da grande movimentação de pessoas. Deixe perto dele seus brinquedos preferidos, sua cama, seus petiscos, água e comida. Quando as coisas estiverem mais calmas e todos já tiverem chegados o cão poderá sair para se misturar no ambiente.

3. Providencie uma placa de identificação para colocar na coleira.

Durante o recebimento de pessoas em casa pode acontecer de o cachorro escapar. Caso ele esteja identificado a pessoa que o encontrar terá mais facilidade de entrar em contato com você. Esse detalhe é muito importante em qualquer situação, principalmente se você leva o bichinho para viajar com você.

4. Evite pegar o animal no colo ou ficar com ele no sofá

Pode ser que os convidados não aceitem ficar perto do cachorro, por medo ou qualquer outro motivo. Se seu cão já está acostumado a se sentar perto de você ou se deitar no sofá deixe sua cama no chão, perto dos seus pés, com algum brinquedo para mantê-lo ocupado. Assim vai evitar que ele suba no colo de alguém e seja rejeitado. É melhor que o próprio convidado se manifeste a fazê-lo, caso queira.

5. Não deixe os alimentos em lugares acessíveis para os cães

Os aperitivos, salgadinhos e bebidas devem estar em um lugar que somente as pessoas possam ter acesso, pois deixa-lo perto dos cachorros será uma grande tentação para eles. Manter o cão em outra sala no momento que os convidados estiverem comendo permitirá que vocês fiquem mais tranquilos, sem que oanimal fique pedindo comida.

6. Não deixe amigos e familiares alimentar seus cachorros na mesa

Pode ser difícil de resistir aos olhinhos do bichinho quando está pedindo comida, mas uma vez que você o alimentar poderá fazer com que ele peça mais e não deixe ninguém comer em paz. É necessário que a comida do animal esteja disponível a ele durante a refeição das pessoas. Isso vai distrair o cão e evitar que ele fique implorando comida. Caso ele se comporte bem poderá receber petiscos como recompensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *