Mesmo com a idade avançada, o seu cão pode aprender e assimilar novos comandos. Que tal ensiná-lo?

O seu cão chegou a melhor idade e você quer ensiná-lo coisas novas? Independentemente da idade do seu cão, ele pode e tem capacidade para aprender vários comandos. Ou seja, o seu cachorro pode ser adestrado, mesmo sendo idoso. Os exercícios são ótimas formas de comunicação e, além disso, promove a integração e o fortalecimento do cão com o dono e a família.

Dicas de adestramento em cães idosos!

A importância de consultar o veterinário

Antes de começar a adestrar o seu cachorro, que tal leva-lo ao veterinário? Assim, o profissional vai poder identificar as limitações físicas e psicológicas do cachorro e identificar as possíveis fraquezas. Desta forma, o adestrador vai poder montar e planejar um treinamento melhor, pois vai conhecer as suas limitações. Por exemplo, o cachorro pode ter algum problema na articulação ou outras partes do corpo como olfato, audição, entre outros.

Eles podem aprender em qualquer idade!

Os cachorros estão sempre aprendendo, exercitando e se divertindo por aí. Por isso, o seu melhor amigo pode ter 10, 15 anos ou mais, que ele tem capacidade para aprender e assimilar novos comandos e comportamentos. Os cachorros podem ser adestrados a partir dos 50 anos de vida, sabia?

Cães idosos e os vícios nos comportamentos

Os cachorros com idade avançada apresentam vários vícios de comportamento e que precisam ser trabalhados. Mas, com paciência, carinho e muita dedicação do adestrador, isso pode ser facilmente mudado.

Além disso, cães idosos podem apresentar incontinência urinária, ou seja, eles não conseguem mais controlar a vontade de urinar e podem fazer xixis em locais errados, ou mesmo em lugares que não tem costume. O fato de ter este tipo de comportamento não indica que estão fazendo birra, hora ou chamando a atenção, e sim, porque eles não conseguem mais segurar a urina e acabam soltando em diversos locais. Por isso, não dê bronca ou xingue o seu melhor amigo. Entenda a situação e respeite os limites dele.

Vantagens do adestramento

O adestramento, mesmo em cães idosos, tem várias vantagens. Os exercícios, por exemplo, mantém o cachorro em movimento, ou seja, ele tem uma vida ativa e não sedentária, contribuindo para a saúde e a manutenção do peso. Além disso, incentiva a colocar os instintos em prática, proporcionando uma vida mais saudável e feliz para o seu melhor amigo. Lembre-se de que é essencial oferecer atividades físicas e mentais para o seu cachorro.

O seu cão conhece algum comando? Conte para a gente!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui