Quando o seu melhor amigo chega aos 7 anos de idade, já pode começar a apresentar sintomas de velhice. Assim como nós, humanos, os cães também ficam mais cansados, rabugentos e impacientes, além de apresentar uma série de problemas de saúde que merecem atenção redobrada. A diferença entre nós e eles é basicamente o tempo: como a idade canina avança bem mais rápido do que a dos seres humanos, sendo que um cachorro vive em média até os 14 anos a chamada terceira idade dos cães é bem mais acelerada. Saiba aqui quais são os problemas mais comuns nessa fase e como cuidar de um cão idoso.

cão-idoso

Entre os principais sintomas da idade, o cão pode apresentar perda de dentes, artrite, problemas com excesso de peso, surdez, cegueira crônica, distúrbios do trato urinário, artrite e até mesmo pequenos tumores. Tudo isso é bastante comum, pode ser comparado aos sintomas que atingem pessoas com mais de 80 anos.

Se o seu cão está com mais de 7 anos, o avanço desses sintomas vai depender da condição de saúde dele, dos cuidados específicos que recebeu durante toda a sua vida, da comida selecionada, da disposição genética, tamanho, raça e gênero. Esse talvez seja o momento em que ele mais precisará de você, então tenha atenção com alguns cuidados básicos.

Entenda as mudanças na vida do seu cão

Quanto mais avança a idade, o cachorro vai perdendo aquele pique todo de antigamente. Respeite seu ritmo e não force quando ele não quiser passear ou brincar. Certamente ele vai querer dormir mais tempo do que o habitual e não vai ter muita paciência para brincadeiras com crianças e outros filhotes.

Vale reforçar: não é a personalidade do cachorro que está mudando, mas sim sua disposição. Se ele sempre foi um cão dócil e brincalhão, ainda terá o mesmo temperamento, só que em um ritmo mais lento.

Respeite as limitações do cão idoso

Ao perceber que ele não responde mais ao seu chamado ou esbarra nas coisas o tempo todo, entenda que sua visão e audição não são mais as mesmas. Isso pode ocorrer lá pelo 13º ano de vida, dependendo da raça seu cão só apresentará perda dos sentidos em torno dos 15 anos.

Também é importante lembrar que um cão idoso não consegue subir e descer escadas com facilidade, evite ao máximo que ele precise encarar esses desafios diários.

Cuide da saúde do seu cão

Fique atento aos sinais, alguns cães apresentam uma vitalidade ótima nessa fase e, por isso, suportam muito bem pequenas cirurgias de extração de cistos e outros problemas decorrentes da idade avançada. Não deixe de cuidar do seu cão: ao menor sinal de doença, leve-o a um veterinário de confiança e faça acompanhamentos periódicos.

No mercado existem diversas rações especiais para cachorros mais velhos, converse com o veterinário sobre isso e adote uma alimentação de boa qualidade para evitar problemas de infecção urinária, por exemplo.

Retribua todo amor e carinho

Não existem limites para um cão que recebe os cuidados adequados na velhice. Se ele tiver tudo isso que foi dito acima, certamente conseguirá resistir por muito tempo. Por isso é tão importante saber como cuidar de um cão idoso, pois é chegada a hora de retribuir tudo aquilo que ele deu durante a vida inteira aos seus donos: muito amor e carinho.

62 COMMENTS

  1. Então estou muito triste tenho 3 cães 1 huski o Juca com 15 anos cheio de manias e ciumento com a prostata um pouco alterada demais tb e 2 srd, 1 está apresentando sintomas da idade artrose, sopro no coração hj mesmo esta caminhando mal toma remedio diariamente enalapril, aldactone e homeopatia p coração estou mantendo ele pq disse a veterinaria q não tem muito o fazer esta comendo ração cardiaca estou tentando tudo c sempre fiz cuide sempre deles este é o bóris pensei em começar dar capsulas de sucupira p artrose será q ameniza o problema , o bidu adotei fazem 2 anos c problemas arrancaram o rabo dele e ele não tem as 3 ultimas vertebras…então é isso ai…amo meus cachorros e sofro junto quando estão doente..grande abraço aqui do RGS

  2. Amo os cães tinha 3 uma fox faz umano que sefoi teve um tumor no trigamo tinha 16 anos cuidei delacom carinhosofri muitoesofro tenho a filha dela e o marido a filha tem 13 anos eo tobby tem 16 esta cego surdo e aereo cardiaco so come na seringa minha vida é em função dele e ainda a sascha esta agora com adrenal tumor aiaiai meu deus quesofrimento nem saio mais de casa pois sempre cai e nao da para deicha-los sozinhos meu deus socorro sinto como se fossem meus filhosque sofrimento é este senhor espero cada diaamanhecer rezando para eles viverem mais um dia somente comigo pena perde-los me revolto comeste povoque maltrata tamanhos anjos como estes obrigada pelo desabafo

    • Penelope, acho que isso é egoísmo ou maldade, por que se você gosta de um ser, você não quer que ele sofra, e estender esse sofrimento pode ser uma tortura, infelizmente os cães não falam, você só pode “saber” comparando com o que você quer para você. Quer uma vida cheia de limitações? e de sofrimentos?(como dor, cegueira e etc.). Se você acha que isso é vida!
      Cada cabeça uma sentença!

      • Penso que todo o esforço em proporcionar qualidade de vida é válido. Quando tratam a eutanásia de forma simples, penso que por trás de tal atitude vem uma acomodação alimentada pelo medo de gastar e correr atrás de soluções. Ser pessimista e aceitar é fácil, difícil é ser otimista e buscar soluções, mesmo que no fim não dê certo, pelo menos o sentimento de que você fez tudo que pode ajuda a confortar no momento de partida do seu companheiro de estimação!

    • Deus não tem nada a ver com isso, somos nos “humanos”que prolongamos esses sofrimentos, nós no nosso “livre arbítrio”. Nós somos livres para escolhermos os nossos caminhos e os os animais “pagam” por nossas escolhas mal feitas!

    • Te entendo, tb me sinto assim. Um dos meus filhos caninos morreu, faz 3 anos, qta tristeza, a dor é grande demais. Tb não me conformo. Tenho mais 4, são meus grandes amores.

  3. Eu tenho uma cachorrinha linda de 9 anos descobri a pouco tempo q ela tem um sopro no coração muito grave está tomando remedio controlada e agora o veterinario está suspeitando q ela está com insuficiencia renal, estou muito triste a amo demais não quero perde-la. Ela me deu tantas alegrias minha melhor amiga e companheira de aventuras faria qualquer coisa para salva-la mas infelizmente está nas mãos de Deus mas vou cuidar dela até o fim jamais vou abandona-la… Te amo muito bellinha… Meu bebê lindo.

    • Já existe hemodiálise para cães com insuficiência renal. Não sei se é indicado quando o cão tem outros problemas. Se for indicado para o seu cão, você pode procurar a RenalVet (Rio de Janeiro – 21 7815 9497 e São Paulo – 11 3875 2666) e o Dr. Marcio Bernstein, do programa Meu Amigo Animal

    • Tenho um cao pastor na mesma situacao, e infelizmente nao ha muito que fazer a nao ser tratar ele com todo amor e carinho para que tenha um pouquinho de qualidade de vida no finzinho de sua jornada. Ele esta bem debilitado e teve uma isquemia que comprometeu a cordenacao motora do lado direito e ele nao late mais. Agora esta com insuficiencia renal que estamos tentando tratar … mas o veterinario ja disse que ele nao tera muito tempo de vida, pois ja passou do prazo medio de vida de 10 anos. É duro mas temos que aceitar.

  4. Gente será que alguém poderia me ajudar???
    Tenho uma poodle que o xodó da família todos amamos muito ela e de uns 2 meses para cá ela começou a apresentar como se fosse uma falta de ar, levei ela no veterinário fez todos os exames pedido e foi detectado problema do coração, porém ela tem muito tártaro e o veterinário me recomendou a não fazer a cirurgia para remoção do tártaro, porém nao queria que ela ficasse sem seus dentinhos, será que alguém sabe alguma outra forma de amenizar pelo menos o tártaro para ela nao ficar banguelinha.
    Obrigada

    • Estou de acordo com seu veterinário pois se o animal já apresenta problemas cardíacos pode acontecer de dar uma infecção e paralisar órgãos . Pois perdi uma lhasinha por conta disso

  5. Sra Maice, boa tarde!

    Solicito vossa ajuda, pois tenho uma cadelinha cocker com 12 anos de idade, que a cerca de dois meses não quer mais comer ração. Já levei no veterinário, fizemos exame de sangue e nada foi constatado no resultado; passou-se medicamento preventivo e vitaminas, mas até o presente momento nada mudou. Já comprei sache da pedigre, água de coco e soro veterinário para hidratar e tentei mudar ração e nada mudou.

    Tudo começou quando eu e minha esposa nos ausentamos por uns dias em detrimento de nossas férias, mas nossos filhos cuidaram direitinho; e por isso constatamos uma certa depressão, que culminou neste estágio e já dura cerca de dois meses.

    Outrossim, informo-vos que as vacinas estão todas elas em dia.

    No aguardo de sua preciosa resposta e orientação.

    Att.

    Marcos Cesar.

    • Ola,
      Meu nome é Maria Lucia, tb tenho cocker idade 11 anos ele tem tumor no figado, Esta vivo por sorte,pois ja fez até transfusao de sangue.Na crise,nao comia e nem bebia, tinha baixa de plaquetas e anemia profunda.Contrariei toda recomendação médica e preparei para ele um bife de figado bovino de boa qualidade,bem passado, cortei em pedacinhos e misturei com a raçao, coloquei pequena quatidade na mão mão ele comeu e dai começei tb a lhe dar suco de cenoura e e couve batida no liquidicador, as vezes tb fazia suco com beterraba crua e mel.(meu cao nao tem diabete) Bem meu Zeus , copntrariando toda a perspctiva médica, esta bem, Usem o bom senso, tb a intuição para ajudar seu caozinho.
      boa sorte.

      • a minha cadelinha tb não quer comer e a veterinaria disse pra eu so dar ração, não importa se ela não come, uma hora ela irá sentir fome. Mas a coitadinha ta so osso :/ essa recomendação foi porque, segundo a medica, a minha cachorra tem problemas de figado, e por isso estava tendo diarreias que não cessavam. Não sei o que fazer. o que eu posso dar pra ela

    • o meu tem essa idade e de uma hora pra outra tem os mesmos sintomas o medico disse que é velhice mesmo fiqueiacahndo que era culpa nossa mas não é foi rapido demais .

  6. Fiz o ecocardiograma do meu cão. Ele tem 7 e seis meses. A veterinária disse que ele tem cardiopata em gráu importante e medicou enalaprev para a vida inteira? Está correto? O bichinho tem disposição é super elétrico e demonstra ter saúde.

    • Olá Emanuel!
      Minha cachorrinha também tem cardiopatia e toma Enalaprev desde o ano passado.
      Ela terá de tomar pro resto da vida pra poder manter o coração funcionando, já que cardiopatia não é um quadro reversível, mas é possível controlar. Siga o que o seu veterinário disse, dando o remédio corretamente todos os dias, seu cãozinho há de viver longos e felizes anos ao seu lado 🙂

  7. meu poodle de 15 anos parou de comer.so vomita estou dando GLICOSAN ,REMEDIO P/VOMITO .ELE SO ACEITA TOMAR LEITE COM RAÇÃO MOIDA bem pouqinho.
    nuca foi alimentado com comida ,leite outras coisas só ração propria p/raça mesmo.
    Não sei mais o que fazer .ele anda vagando pela casa.a noite uiva muito.sei que não e certo dar leite a ele,mas se eu não der ele não come mais nada.
    Por favor preciso de orientação.
    obrigada
    Cida

  8. Tenho um poodle negro,chamado sansão , no dia 29/05/2014 ele fez 14 anos . A velhice chegou , esta cego , surdo e com pouco faro . Todavia ele sempre descobre o comodo da casa onde estou e só quer ficar ao meu lado . Sansão desde bebe sempre comeu a mesma ração e agora preciso por de molho por um bom tempo para amaciar e ele conseguir
    comer. Ele sente dor de dente quando tem um carrocinho duro. Estou muito dividida entre a razao e emoção ;As vezes desejo que ele morro e pare de sofrer; mas o meu egoismo o que bem vivo e pertinho de mim enchendo-me de carinho. Ele é lindo carinhoso e muito meigo sei que muito vou sofrer quando elde se for , por isso faço tudo que poço para dá qualidade de vida …com muito AMOR .

  9. Meu Jhoe é um poodle e está com 13 anos.Ele é cego mas tem excele nte faro
    Ultimamente ele está com ronqueira e quase não durmo com medo de acontecer algo .Não saiomais de casa e qdo preciso , volto rápido.
    O jHOE é minha vida , meu único companheiro.
    Teve problema renal ano passado e foi curado.Alimenta se bem , adora o gato
    Meu problema é que não viajo mais para ver meus filhos , não vou mais a festas demoradas e vivo em função dele.Ele dorme comigo e não sai do meu lado

  10. Bom dia!
    Temos um cachorro por nome de Amarelinho, ele é a alegria da nossa casa, já são 13 anos de puro amor. Estamos triste, pois agora ele não quer comer e nem beber água. Acordei hoje durante a madrugada, pois estava chorando, pois não conseguia sair do local onde estava dormindo. Ele quase não está conseguindo urinar e ontem sua feze está líquida e com sangue. Hoje ele vai ao veterinário. Gostaria de saber se esse fator está ligado a idade?

    Obrigada!

    Leandra Dantas

  11. Tenho uma cadelinha poodle camada Guilhermina ( Gui), ela tem 16 anos, a velhinha, estar cega, surda e com pouco faro, tem dificuldade para si deitar e si alimentar qual a ração indicada pra esse tipo , ela gosta muito de carinho e amor

  12. Boa noite;

    Depois de ler os comentários acima me sinto menos inútil em tentar ajudar meu cão, pois percebi o quanto é delicado cuidar de seres vivos que amamos tanto e que precisam de nós na hora que chegam na idade avançada.
    Eu tenho um Chow Chow que já batizei ele como o apelido (carinhoso) de veião pois o mesmo já esta com quase 17 anos, a alguns anos ele apresentou uma tosse que gradativamente foi aumentando com o passar dos anos, levei em vários veterinários, já fiz tratamento para sopro do coração, tosse canina, pleura e etc. Porém sempre no final dos tratamentos os veterinários já me alertarão o cachorro nunca mais será o mesmo e que o melhor que posso fazer agora e dar carinho e atenção a ele, mais a tosse seca que ele tem judia muito do mesmo tem horas que parece que ele irá vomitar e fica tossindo por minutos, o motivo dessa mensagem é tentar adquirir ajudar através de conselhos de pessoas que já passaram por isso com seu amigo, hoje a única coisa que dou a ele é vitamina (GLICOPAN PET) para aumentar a imunidade dele, se alguém souber de algum remédio ou alguma outra coisa que ajudou seu amigo por favor me comunique.

    Desde já agradeço a atenção. abraços

    • Boa noite,tenho uma em casa que tem essa tosse
      Dou a ela o medicamento decadrom um comprimido por dia
      Ela já é idosa e tem problema no coração, mas foi o único medicamento que deu certo

    • dei Gerioox pra minha poodle de 15 anos com essa tosse e problemas no coração. com dois comprimidos a tosse sumiu e não mais voltou. continuo dando o Gerioox em dias intercalados…

      • OBRIGADA POR INFORMAÇÕES QUE EU NÃO SABIA .VOU POSTAL NO FACE E NO MEU BLOG.OBRIGADA.MINHA AMIGA PELUDA QUE AMO ,ELA SUBIA NA CAMA COM FACILIDADE,HOJE ELA TENTOU SUBIR TRÊS VEZES, FOI DIFÍCIL.FALE SOBRE ISSO POR FAVOR.ELA TEM TREZE ANOS É UMA TENERIFE RAÇA PEQUENA,SE ALIMENTA BEM SEUS AMIGOS SÃO OS GATOS.NUNCA TENTEI HUMANIZALA COLOCANDO ROUPAS,LACINHOS. EU SEMPRE A RESPEITEI.ELA NUNCA LEVOU UM TAPA,NEM GRITOS. DESDE PEQUENA ENSINEI ELA FALANDO UMA VEZ SÓ, QUANDO QUERO CHAMAR ATENÇÃO. ELA NÃO USA COLHEIRA. DEUS OS FEZ,EU OS AMO.

  13. Boa noite,

    Preciso de ajuda. Minha cachorrinha está com 20 anos é de raça pequena tipo pincher com vira latinha. Eu a amo muito mas está cega dos dois olhos, mal consegue andar, muita falta de ar, não consegue comer alimentos sólidos mas não desiste. Todas as vezes que eu a chamo, vejo um sorriso no seu rostinho… ela não desistiu de viver e querem que eu a sacrifique por ela estar sofrendo. O que faço? Ela é minha companheira, amiga, irmã… eu a amo muito não quero ve-la sofrer mas também não quero que a matem.

  14. gente! que coisa linda e ler tantos depoimentos com tanto amor pelos caes. Enquanto tantas pessoas nao conseguem demonstrar nenhum tipo de carinho por nada nem por ninguem. Tambem tenho um amigao. Parabens colegas. beijos

  15. Tenho uma poodle de 16 anos.
    passando por mtos problemas com a idede avançadas.
    mas cuidando com mto carinho dela
    ate durmo no chão com ela. Ja q ela n pode mais subir na cama.
    e esta com tidos esses sintomas
    turmores artrite osteoporose cegueira surdez perda dos dentes

  16. Adorei a minha morreu quarta com 13 anos, ela estava com tumor nas tetinhas e com metastase, ficou três dias sem comer e vomitava o veterinsrio disse que nao tinha mais jeito ela gemia a noite o jeito foi sacrificar, estou sem chso sem ela

  17. Cuido de um cão poodle que teve AVC com 21 anos, ficou de um jeito que o veterinário sugeriu a eutanásia, a dona não aceitou e ele voltou a andar, depois de alguns meses parou de andar outra vez, ele é cego, faz uso de fraldas e se alimenta bem, agora aos 22 anos parece que está com alzaimer canino, acho triste mas ao mesmo tempo impressionante o tempo que ele já vive.

  18. BEM , PRIMEIRO QUERIA DAR OS PARABEMS A TODAS ESSAS PESSOAS QUE ESTAO SENDO FIEIS AOS SEUS AMIGOS MESMO NA HORA MAIS DIFICIL DELES , QUE E A VELHISSE E DAR DE VOLTA TUDO DE BOM QUE ELES NOS DERAM A VIDA INTEIRA. QUERIA DEIXAR REGISTRADO QUE AMO MINHA COMPANHEIRA SE CHAMA MEL ESTA COM 15 ANOS E AINDA NAO TEVE SINTOMAS DE VELHISSE , ACONSELHO DAREM VITAMINA PARA AUMENTAR IMUNIDADE A MINHA TOMA GLICOPAN , SEI QUE UMA HORA ELA VAI TER QUE DESCANSAR. MAS ESPERO QUE DEMORE MAIS UM POUCO DEUS ABENCOE A TODOS E SEUS CORAÇOES

    • Meu ccao,PINGO.carinhosamente chamo de Negrão, porwue e todo preto.estava com 14 anos e 10meses.com sopro no coracao.tomava vitaminas e digoxina. Morreu hoje.a dor é muito grande e um vasio enorme.cuidem bem para q demorem para ir.a dor e muito profunda.falta um pedaço da gente.

  19. COMO É DE GRANDE IMPORTANCIA TER AMOR COM OS ANIMAIS.TENHO UM PASTOR ALEMÃO DE 12 ANOS QUE ESTA COM ARTROSE , ARTRITE E CHORA MUITO COM DORES, JA LEVEI AO VETERINARIO ESTA SENDO MEDICADO MAIS NÃO ESTA MAIS CONSEGUINDO ANDAR QUANDO CONSEGUE SE LEVANTAR LOGO CAI, COMO É TRISTE VER O NOSSO ANIMAL SOFRENDO .SEMPRE NOS DEU ALEGRIA COM SEU VIGOR E AGORA SOFRENDO TANTO, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. ME AJUDEM POR FAVOR O QUE DAR A ELE QUANDO ESTIVER SENTINDO DOR.

  20. OLA,MEU NOME E ODETE TENHO UMA PINCHER DE 12 ANOS JA ESTA VELHINHA ELA TEM UM ENORME ERNIA ENTRE AS PERNAS MAIS DEVIDO A IDADE NAO PODE OPERAR,REPAREI QUE ALGUNS DIAS ELA NAO QUER COMER MAIS ESTOU CONSEGUINDO ALIMENTALA PELA SERINGA E ELA ANDA MEIO QUE RESSECADA SE NAO FIZER COCO ELA NAO QUER COMER SO QUER DURMIR O QUE DEVO FAZER .

    • Eu tive uma pincher que operou com 16 anos de tumor de mama, e ela ainda tinha sopro. Se algum veterinario disser que não da pra operar, ou que é melhor sacrificar..procure outro! Tudo vale a pena pelos nossos filhos, eles nos amam tanto e merecem nosso amor. E pra essas pessoas que dizem que vão “doar” pq o cão está velho, saiba que vc é uma ingrata e que a vida dá o retorno..um dia ficara velha e seus filhos te jogarão em um asilo. Só os cães sabem o verdadeiro significado do amor! Tenho um filho poodle de 17 anos, quase não como, quase não anda..mas faço tudo por ele. A vcs que amam seus filhos de 4 patas muito obrigada e que Deus os abençoe sempre!

  21. Eu tenho uma cachorrinha Tekeo marrom ela vai fazer 11 anos, sempre foi bem de saúde foi sempre imperativa responde bem, mais a alguns dias ela está mtu doente não quer comer não só quer durmir eu estou dando pedigree Sachê pra ela comer e suplemento vitamínico pra repor as vitaminas ela está melhor mais mesmo assim estou preocupado em perdê-la ??

  22. tenho um cão que está com 13 anos,já ñ sei oq faço com ele, ele ñ anda,mais comi bastante faz xixi normal. so ñ consegue fazer coco me ajuda por favor

  23. Boa noite, tenho uma cachorra com 15 anos, e forte se alimenta bem corre pelo quintal, pula em mim para brincar, e uma guerreira, pois já teve várias doenças, a última foi uma pancreatite 2 anos atrás, está super bem dorme um pouco durante o dia, mais a noite só fica latindo não deixa ninguém dormir o que posso fazer

  24. ola tenho uma pintcher ela esta com 13 anos ela tem problema no figado esta tomando legalon e raçao pra epatite começou a fazer coco com sangue o q pode ser

  25. Ola minha cachorra ta muito velhinha ela é da raça bace, nao sei oque fazer, queria doar ela. ? Tem como levar pro veterinario e deixa la?

  26. Minha Amiga e Companheira…Tina.
    Esta com 18 anos. Teve Tumor na mama, o Veterinário deu a ela 06 meses de Vida…
    Já faz 03 anos. Preciso de uma Ração macia , para a Idade dela. Que não seja tão Cara.
    Graças a Deus ela come Bem, e não apresentou mais nenhum Problema…
    Esta com Cataratas.
    Obrigada.

  27. Michele vc disse que seu cão está velhinho e vc quer doar. Pára com isso! Cuide do seu amigo, ele viveu com vc até agora e quando ele mais precisa de vc, vc quer doá-lo! Vc não se apegou a ele não?! Como pode uma pessoa ser assim?! Quanta ingratidão da sua parte! Lembre-se que um dia vc tbm envelhecerá, quer que seus filhos se livrem de vc assim como vc quer fazer com seu cão? Pense nisso.

    • Muito bem Edmeia. Parabéns. Você disse tudo que essa pessoa que quer se livrar do cão só por ele estar velho. Nossa senhora, que pessoa desprezível, tomara que nunca mais nenhum cão tenha a má sorte de ser criada por uma criatura tão fria e tão má como essa Michele. Um dia você vai ficar velha também Michele. Lembre disso

  28. Minha cachorra da raça poodle esta muito magra,também está cagando mole faz algum tempo também apareceu algumas feridas, estou preocupada oque eu faço?

  29. Olá!! Tenho uma poodle que tem 12 anos. Graças a Deus ela tem uma saúde muito boa. A pouco tempo percebi que está com um nódulo na tetinha dela. Não é cadastra. Mais está bem. Só tenho percebido ela mais devagar. Tanto pra andar !! Ela é minha companheira!! Amo demais minha filha quatro patas.🐩💝

  30. Minha Lassiezinha vai completar 16 anos em novembro .É brasileira como eu a mistura de muitas raças.Esta bem porém não ouve e enxerga pouco.Sempre comeu ração e frutas legumes e verduras pois sou vegetariana.Agora não quer comer ração então faço frango com legumes e arroz integral.Figado, carne, frutas e pão ela adora,tb dou ovos mexidos.E como trabalho alimento duas vezes ao dia.O importante é cuidar e prestar atenção a Lassiezinha tem os dentes, só conhecia outros alumentos e agora ou dou a ela o que gosta ou ela não come.Moro em casa e ela estava escorregando caindo e com dificuldades oara levantar.Coloquei aquelas passadeiras emborrachadas e fou ótimo.Cuidem bem com amor carinho façam massagens e mesmo que elws estejam surdos conversem com eles enquanto fazem a massagem.Eles continuam com outros sentidos que só os cães tem.Quando chego do trabalho ela esta em pé esperando e as vezes ainda vai ao meu encontro mesmo estando surda e quaze cega.Tenho outro brasileiro Caramelo mais jovem companhia ajuda muito.Desculpem se o texto foi longo.

  31. Minha cachorrinha tem 14 anos é pintcher e não está querendo comer, já levei no veterinário e tirou vários dentinhos, mas mesmo assim não está querendo comer, estou dando Calciofarm e flunixin, tento de tudo para ela comer e nada, me ajude por favor.

  32. Estou doente da alma, perdida! Minha cadela, o amor da minha vida tem 16 anos e 5 meses, está doente, não anda e faz xixi e fica em cima, trabalho durante a noite, moramos só nos dias! A uma semana ela ficou internada, paguei a cirurgia internação, medicação…porém ela tá pior, nunca na vida ela deu trabalho! Ela tá sofrendo muito, muitos dizem pra eu eutanasiar, mais eu não me perduaria de viesse a fazer isso! Me ajude, me Oriente por favor….o maior sofrimento é que ela fica sozinha o quanto trabalho…não sei o que será da minha vida quando ela partir.

    • Não é fácil quando eles partem.Mas a morte faz parte da vida. Lembre-se das grandes histórias de vcs. Não o deixe sofrer tanto ele merece descansar se te fez tão feliz.

  33. Agradeço as informações. Peguei um cachorro velhinho pra cuidar há 3 anos. Como não tenho o histórico dele, levo-o ao veterinário para os cuidados necessários. Sei que ele tem de 10 a 12 anos. Tá velhinho, mas saudável. Busquei informações e as encontrei aqui, para melhor entender e cuidar dele. Que São Chiquinho proteja sempre vocês!

  34. Amiga como pode querer doar sua companheira. A minha se foi faz 8 dias. Tinha 15 anos. Meu mundo ficou vazio e sem brilho. Falta algo. Ela precisa de vc .

  35. Tenho uma cadela, Pitbull, ela está muito velha, com uma cosseira que já trato a um bom tempo. Estou sem condições de tratar e suas vacinas não estão em dias. Estou desempregada. Desesperada. Ela está surda. Não sei o que fazer…estou pensando em sacrificar.

  36. Minha cachorrinha tem 7 anos e meio, sempre muito animada saltitante, sempre tive que mandar ela comer (só dou uma vez ao dia ração, ou comida que preparo as vezes) mas de 3 dias pra cá ela não quer comer de jeito nenhum. Comprei ração de lata, coloco na boca e ela engole, mas está muito prostrada e não vejo ela levantar pra beber água. Seu focinho está úmido, mas acho que ela tá quente, Sei lá…
    Não sei o que fazer…

  37. Bom dia tenho um pincher com 16 anos ta cego…gostaria de saber como lidar com isso.Quando saio a noite deixo a luz e TV ligada e bom.To sofrendo muitome ajuda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here