Ao contrário do que acontece com muitas raças, a origem dos Dobermanns é recente e conhecida, sendo que há poucas dúvidas com relação ao desenvolvimento desta raça.

O surgimento dos Dobermanns aconteceu por vontade do alemão Louis Dobermann, um cobrador de impostos e vigia noturno, que estava em busca de um cachorro corajoso, valente, esperto, bastante resistente e ágil. Para alcançar seu objetivo, Louis Dobermann tratou de providenciar cruzamentos entre diversas raças, entre elas Pastor Alemão, Rottweiler, Pinscher Alemão, Mancherter Terrier, Greyhound Inglês e Weimar Pointer.

Dobermann - Características da raça, fotos e vídeos

Essa tarefa durou aproximadamente dez anos e Louis Dobermann faleceu antes que pudesse concluir seu trabalho, que foi finalizado por Otto Goeller, responsável por estabelecer o padrão da raça como conhecemos hoje. A raça foi definitivamente reconhecida em 1957, quando aceita pela FCI, ou Confederação Internacional de Cinofilia.

Características – Padrões da raça Dobermann

Os cães da raça Dobermann podem ser encontrados nas cores preto, marrom, cinza claro e castanho, sempre com marcações na cor ferrugem no focinho, patas, tórax, pescoço e rabo.

A cauda dos Dobermanns deve ser cortada bem curta, apenas com duas vértebras caudais visíveis. Caso a cauda permaneça intacta e neste caso longa, pode interferir na movimentação natural do cachorro.

Dobermann - Características da raça, fotos e vídeos

A altura dos machos varia de 68 a 72 centímetros, enquanto que a das fêmeas varia de 63 a 68 centímetros. O peso dos machos oscila entre 40 e 45 quilos e no caso das fêmeas este valor gira em torno de 32 a 35 quilos.

Os Dobermanns podem apresentam cardiomiopatias, atrofia progressiva da retina, hipotireoidismo, Síndrome de Wobbler, que resulta na má formação das vértebras e Doença de Von Willebrand, relacionada à deficiência na coagulação sanguínea.

Temperamento da raça Dobermann

Por volta de 1983, a raça Dobermann se tornou um fenômeno, de modo que todos queriam ter um exemplar da mesma em casa. A popularidade fez com criadores de fundos de quintal vendessem cães tendo em vista apenas o lucro, o que de certa forma contribuiu para o aparecimento de Dobermanns excessivamente agressivos e com comportamento instável. Tais desvios deram origem inclusive a boatos de que os cães eram agressivos em função do tamanho reduzido do crânio, que comprimia o cérebro e ocasionava dores de cabeça.

Dobermann - Características da raça, fotos e vídeos

Apesar de existirem cães Dobermanns muito agressivos, os exemplares da raça são, de maneira geral, muito devotados à família, e também enérgicos, ativos e ágeis. São ainda extremamente inteligentes e por conta disto aprendem rapidamente o que lhes é ensinado.

Os cães Dobermann necessitam de grandes espaços para que possam se movimentar e de longos passeios e brincadeiras para que gastem sua energia. A prática de esportes como Agility é uma excelente escolha para a aproximação de dono e cão e também para que o cachorro se exercite com qualidade.

Dicas e cuidados com a raça Dobermann

Para garantir que os filhotes se desenvolvam adequadamente tendo em vista a questão psíquica, é de extrema importância que sejam socializados desde cedo.

Fotos da raça Dobermann

Vídeos da raça Dobermann

 


11 COMENTÁRIOS

  1. gostaria muito de poder ganhar um Dobermann legitimo porque gosto dessa raça de cachorro meu pai ja teve um ha muito tempo ficou na nossa casa ate o seu ultimo dia por eu estar morando num lugar hoje preciso muito de um cachorro dessa raça para guarda espero que eu seja correspondido com felicidade obrigado desde ja

  2. Ola. caro amigo ! dono dece otimo site. eu sou criador de um cão da raça doberman ele é um macho de 4 anos. com todas caraquiteristicas da raça . ele é um super canpiaão um verdadeiro atleta . agil,esperto seu porte fisico é realmente de um esportista. eu tenho vontade de conseguir algum filhote quero outros caes da raça . ce tiver algum contato para faser negosio estou esperando . . meu telefone de contato é esce ai ” (0145384329288)=(0145332621557)Estado” Rio Grande do sul. “cidade Arroio grande. Cep. 9630

  3. Ótima raça… na minha opinião as melhores raças para amizade e guarda juntas são Dobermann e Pit Bull… para companheirismo eu fico com o Husky Siberiano. fica a dica pra cada necessidade, sendo ela de segurança ou amizade. Lembrando que o cão só fica agressivo ou dócil de acordo com a criação que recebe.

  4. gostaria muito de poder ganhar um Dobermann legitimo porque gosto dessa raça de cachorro. Estou morando num lugar hoje um tanto quanto isolado e muito distante, esse cachorro seria uma excelente guarda, alem de companheiro. espero que eu seja correspondido com felicidade obrigado desde ja

  5. já teho uma fêmea e um macho e muito bom e um exelente ção de guarda já ataco duas pessoas que queria entrar aqui pratico com ele um esporte que se chama agilyty e legal paseio com ele três horas por dia ele e um bom companheiro e fiel e muito brincalhão eu amo ele e meu melhor amigo e eu sei que ele me ama ele dorme comigo na minha cama todo coberto ele não gosta que batam em mi ele fica latindo pros de casa mais quando e o um de fora ele avançar sem ter pena ele esta aqui dormino de baixo da cama do meu lado se eu sai ele vai atras de mim ele foi a melhor coisa que já me aconteceu vamos falar da fêmea ela e linda e minha melhor amiga como o macho ela e fiel como ele eu amo ela ela e inteligente e esta com a cabeça na minha perna ela vai ter filhote do macho e sei que vo cuidar muito deles acho que so eu vo poder pegar ela so confia em mim ela já teve e eu cuidei muito como se fosse meu dormiu comigo todo coberto no meio da noite eu acordava para ele toma lete materno da mãe dele ele bebia e ela deixava eu leva ele de novo depois dsso ele dormia a noite todinho ele era brincalhão corria demais atrás a bola dele então e isso pessoal o dorberman e incrivel tenham um

  6. esta é sem duvida a melhor raça que existe, ja tive um dobermann durante 13 anos, tenho neste momento um com 3 meses que é a alegria da e o orgulho da familia, a paixao por estes caes começou em 1994 quando trabalhei com 2 destes exemplares na minha profissao de segurança, foi uma expriencia louca que me fez ter comprado um dobermann, numa ocorrencia dessa altura foi que os meus 2 dobermann encurralaram um intruso que teria pulado o gradeamento das instalaçoes onde prestava serviço entao fui supreendido com o latir dos caes e fui ver o que se passava, estava o intruso em cima de um lote de madeira onde terá se refugiado dos caes, eu ao deparar com tal situaçao fiquei em panico tal que nem conseguia atinar pra ligar pro 112… la veio a policia “passado 30 minutos” e só depois de eu ter controlado os caes verificou-se que o ivasor teria desferido um golpe num dos caes na zona lombar, a policia ao revista-lo deparou que este tinha ferimentos da mordida dos caes nas costas, braços e coxas… resultado: ladrao solto com repreensao que na saida do tribunal ainda se deu ao luxo me ameaçar;
    um dia da minha folga desperdiçado sem renumeraçao;
    cliente repreendido por a vedaçao nao ter tamanho de altura e sem informaçao de caes na area;
    resumo da historia: os viloes da historia foram os caes, ruca e millan ja falecidos e para sempre memoraveis, espero um dia contar essa historia a meus netos.
    cumps a todos donos e amantes da raça dobermann

  7. oi eu sou dono de um doberman de quase 2 anos e gostaria de ter mais informaçoes sobre essa raça e se alguem tiver uma femea para cruzar eu com meu cão eu tenho interesse obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui