Dobermann – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

Ao contrário do que acontece com muitas raças, a origem dos Dobermanns é recente e conhecida, sendo que há poucas dúvidas com relação ao desenvolvimento desta raça.

O surgimento dos Dobermanns aconteceu por vontade do alemão Louis Dobermann, um cobrador de impostos e vigia noturno, que estava em busca de um cachorro corajoso, valente, esperto, bastante resistente e ágil. Para alcançar seu objetivo, Louis Dobermann tratou de providenciar cruzamentos entre diversas raças, entre elas Pastor Alemão, Rottweiler, Pinscher Alemão, Mancherter Terrier, Greyhound Inglês e Weimar Pointer.

Dobermann - Características da raça, fotos e vídeos

Essa tarefa durou aproximadamente dez anos e Louis Dobermann faleceu antes que pudesse concluir seu trabalho, que foi finalizado por Otto Goeller, responsável por estabelecer o padrão da raça como conhecemos hoje. A raça foi definitivamente reconhecida em 1957, quando aceita pela FCI, ou Confederação Internacional de Cinofilia.

Características – Padrões da raça Dobermann

Os cães da raça Dobermann podem ser encontrados nas cores preto, marrom, cinza claro e castanho, sempre com marcações na cor ferrugem no focinho, patas, tórax, pescoço e rabo.

A cauda dos Dobermanns deve ser cortada bem curta, apenas com duas vértebras caudais visíveis. Caso a cauda permaneça intacta e neste caso longa, pode interferir na movimentação natural do cachorro.

Dobermann - Características da raça, fotos e vídeos

A altura dos machos varia de 68 a 72 centímetros, enquanto que a das fêmeas varia de 63 a 68 centímetros. O peso dos machos oscila entre 40 e 45 quilos e no caso das fêmeas este valor gira em torno de 32 a 35 quilos.

Os Dobermanns podem apresentam cardiomiopatias, atrofia progressiva da retina, hipotireoidismo, Síndrome de Wobbler, que resulta na má formação das vértebras e Doença de Von Willebrand, relacionada à deficiência na coagulação sanguínea.

Temperamento da raça Dobermann

Por volta de 1983, a raça Dobermann se tornou um fenômeno, de modo que todos queriam ter um exemplar da mesma em casa. A popularidade fez com criadores de fundos de quintal vendessem cães tendo em vista apenas o lucro, o que de certa forma contribuiu para o aparecimento de Dobermanns excessivamente agressivos e com comportamento instável. Tais desvios deram origem inclusive a boatos de que os cães eram agressivos em função do tamanho reduzido do crânio, que comprimia o cérebro e ocasionava dores de cabeça.

Dobermann - Características da raça, fotos e vídeos

Apesar de existirem cães Dobermanns muito agressivos, os exemplares da raça são, de maneira geral, muito devotados à família, e também enérgicos, ativos e ágeis. São ainda extremamente inteligentes e por conta disto aprendem rapidamente o que lhes é ensinado.

Os cães Dobermann necessitam de grandes espaços para que possam se movimentar e de longos passeios e brincadeiras para que gastem sua energia. A prática de esportes como Agility é uma excelente escolha para a aproximação de dono e cão e também para que o cachorro se exercite com qualidade.

Dicas e cuidados com a raça Dobermann

Para garantir que os filhotes se desenvolvam adequadamente tendo em vista a questão psíquica, é de extrema importância que sejam socializados desde cedo.

Fotos da raça Dobermann

Vídeos da raça Dobermann