Existem aspectos positivos, mas em geral, dormir com o cãozinho na cama faz mal.

É muito complicado, especialmente para os “marinheiros de primeira viagem”, resistir aos apelos de um cãozinho. Os filhotes são adoráveis e as raças pequenas cabem perfeitamente na nossa cama. O olhar pidão e os latidos amigáveis para chamar a nossa atenção quase sempre são mais que suficientes para que aceitemos o convite de dormir de conchinha.

Alguns especialistas em comportamento animal destacam alguns benefícios em dormir com o cãozinho na cama: o nosso companheiro faz companhia, diminui a nossa ansiedade e transmite segurança. Cães são gostosos, fofos e quentes, uma ótima companhia para os dias mais frios.

caes podem dormir na cama

Os animais também escolhem a nossa cama pelos mesmos motivos: é quente, aconchegante e permite um contato estreito com o dono.

Um argumento, no entanto, talvez seja o mais forte: dormir com o cãozinho reforça a liderança, tornando-o mais obediente. Na natureza, os filhotes, jovens e submissos procuram a companhia do macho alfa da matilha para o descanso noturno.

Motivos para não dormir

Os motivos, aliás, se estendem a não deixar que o cãozinho suba na cama, mesmo que seja apenas para um carinho rápido. A principal razão para mantê-lo na caminha é a higiene; os cães – mesmo os de pelo curto bem higienizados – são condutores naturais de ácaros. Estes pequenos aracnídeos transmitem alergias e outras doenças.

Cães mal cuidados podem se tornar portadores de parasitas (como pulgas e carrapatos) e microrganismos que podem ser nocivos à nossa saúde (fungos, vírus e bactérias). Mesmo que eles estejam livres de todos estes problemas, o fato de cachorros e gatos serem descuidados com a sujeira – eles passam sobre ela sem nenhum problema – já basta para levar alguns agentes indesejáveis para a cama, incrustados em suas patas.

Se alguns biólogos e veterinários afirmam que dormir com o cãozinho na cama reforça o sentimento de hierarquia, outros acreditam justamente no contrário: sem encontrar limites, o animal se confunde e perde o senso de liderança, fato que pode provocar o desenvolvimento de diversos comportamentos inadequados, quando não totalmente reprováveis.

Por outro lado, quando um cachorro se torna mal educado ou até mesmo agressivo, pode ser uma boa ocasião para adestrá-lo e definir as posições que cada um ocupa na casa. Tudo depende das atitudes que o dono toma em relação ao pet.

O comportamento canino também não se harmoniza com o humano. Durante a noite, o cãozinho pode descer da cama por qualquer razão (e ganir quando deseja retornar), pode latir por qualquer motivo, roncar, esparramar-se, etc.

Lembre-se: no dia seguinte, você precisa acordar cedo para cumprir as obrigações do dia e é necessário estar bem disposto(a) para isto; o animalzinho de estimação procura o canto preferido e pode se aninhar pelo tempo que quiser.

Os motivos para não deixar os filhotes dormir na cama

Os filhotes não devem ser admitidos na cama. Além de frágeis, eles sempre são mais sujinhos do que os cães jovens e adultos. São desajeitados e costumam tropeçar em qualquer coisas e quase todos os filhotes precisam fazer xixi várias vezes durante a noite.

Quando crescem um pouco (entre quatro e seis meses de vida), os novos membros da família entram em outra fase de desenvolvimento: a troca da dentição. O crescimento dos dentes obriga-os a roer qualquer coisa, e os cãezinhos ficam bastante agitados. Para preservar lençóis, fronhas e edredons, é preciso mantê-los à distância.

Para finalizar

Um motivo extra: muitas pessoas movimentam o corpo durante boa parte do sono. Ficam deitadas de um lado, do outro, de bruços, de costas. Isto pode gerar alguns traumas desnecessários, especialmente em animais pequenos. Além da dor e do desconforto do cãozinho, o dono pode ser obrigado a acordar de madrugada para correr à clínica veterinária.

Seja como for, não existe uma orientação definitiva: são os tutores que devem decidir os locais da casa em que os cãezinhos podem transitar e permanecer. Em apartamentos, por exemplo, os riscos de os pets carregarem sujeira na patas é menor (mas sempre existente).

Nestas condições, é possível permitir que o animal “pegue carona” em nossa cama, mas não se deite muito próximo ao nosso rosto. Um ponto fundamental é ensinar os comandos “sobe” e “desce”. Os animais devem compreender e respeitar perfeitamente estas ordens.

O importante é lembrar que as “regras da casa” devem ser definidas com o cão ainda pequeno, uma vez que é mais fácil estabelecer um hábito do que corrigir um vício.

Cachorros adultos devem perder o direito de dormir na cama dos donos quando cometem alguns delitos – especialmente os relacionados ao uso dos ambientes da casa. Esta providência deve ser tomada desde o início, para que eles entendam: a cama é o espaço do dono e subir nela é uma concessão, um benefício que pode ser suspenso.

Caso um casal decida permitir que o cãozinho durma na cama, uma atitude que deve ser reprimida é a escolha: o animal não deve ter permissão para optar pelo “pai” ou pela “mãe”, já que esta atitude é uma característica de cão dominante.

Em geral, os animais adultos tendem a assumir uma postura de guarda quando estão perto dos donos – e isto se repete na cama. Muitos cães se acostumam a dormir nos pés do leito, mais próximos da porta do quarto, para defender a família.

Um último conselho: já dissemos que os filhotes são adoráveis (na verdade, eles são adoráveis por toda a existência). No entanto, antes de acostumá-los a dormir na cama (ou permitir que eles subam nela), é preciso ter em mente o porte que atingirão na vida adulta, já que é muito difícil dividir o leito com um pastor alemão ou um rottweiler.


9 COMENTÁRIOS

  1. SEMPRE QUE TIVE CACHORRO ELE DORME COMIGO NUNCA PEGUEI NENHUMA DOENÇA. JÁ TIVE UM CACHORRO COM LEISHEMANIOSE E ELE DORMIA COMIGO TDS OS DIAS E ATÉ ME MORDIA DE VER EM QD ATÉ HJ TÓ VIVA ISSO É UMA GRANDE MENTIRA, CACHORROS Ñ TRANSMITEM DOENÇAS DORMINDO COM O DONO Ñ. HJ DURMO COM UM BASSET ATÉ MANDEI FAZER UM BANQUINHO PRA FICAR MELHOR PRA ELA SUBIR NA CAMA, ELA JÁ TEVE CARRAPATOS AGORA ELA TEM AQUELES DE PERNINHAS EU NEM LIGO PRA ISSO. Ñ CONSIGO + DORMIR SEM ELA DO MEU LADO SEJA A NOITE OU DURANTE O DIA.

    • Concordo totalmente Cleuza, além de cão tenho gatos, nunca tive nenhum problema, e olha que sou alérgica ! os animais quando foram domesticados a priscas eras, dormiam com seus donos e os protegiam, não temos baratas, nem ratos, meus animais são limpos e bem cuidados, e mesmo tendo total liberdade e muito amor, são guardadores ferozes da casa e seus donos, pois recebem CARINHO, RESPEITO, AMOR….e nos retribuem com igual intensidade, esta coisa de excesso de higiene parece sim doença.

    • concordo com vc, Cleuza. O meu não tem carrapatos nem pulgas porque uso remédios, mas solta muito pelo. Mesmo assim sobe e desce da cama quando bem entende. a caminha dele fica no quarto, mas ele vai e volta. Até hj nunca tive nem gripe depois que ele chegou.

  2. Minhas queridas…tenho 68 anos e sempre dormi com meus bebes…massssssssssss agora ja gastei muito com medicos , remedios e exames, e agora a conclusao….infeccao bacteriana na vista…razao-transmitida pelas minhas bebes. E agora???

    • Puxa, que pena. Mas é a .primeira vez que ouço falar. Não deve ser muito comum porque conheço muitas pessoas que dormem com seus animais, inclusive eu durmo com gato na cama há pelo menos 35 anos e felizmente nunca deu problema.

  3. Eu meu marido e a Mel Catarina dividimos uma cama queen tranquilamente. Detalhe Mel é SDR com Labrador. Quando fica de pé é do meu tamanho 1:50. Tem oito anos e nunca tivemos nenhum problema, quando voltamos da rua eu limpo as patinhas e as partes íntimas com lencinho umedecido de bebê.

  4. Faz Cinco anos q durmo com minha dog, nunca peguei uma doença, faz dezoito anos q trabalho em um hospital já peguei várias bactérias de lá bem antes de dormir com minha dog. Essas reportagens sobre doença é importante deixar claro q o dog deve ser bem cuidado. Eles só transmitem amor.

    • concordo plenamente com vc , aliás agora tenho duas na minha cama e a gata na poltrona .. se não deixar , no outro dia me condenam com olhar. Lady nem se fala , é minha segunda pele .. só falta chorar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui