Fatos curiosos sobre os cachorros

Selecionamos 52 fatos divertidos e curiosos sobre os cachorros – um para cada dia da semana!

24) Não estenda a mão para cães desconhecidos

Muitas pessoas gostam tanto de cachorros que querem acariciar e brincar com qualquer um que encontrem nas ruas. Mas é preciso tomar alguns cuidados com cães desconhecidos. Mesmo os animais sociáveis podem entender gestos bruscos como ameaças.

Antes de qualquer interação, é preciso observar o peludo. Se ele estiver latindo, arreganhar os dentes, levantar as orelhas e apontá-las para frente, erguer a cauda acima do nível da linha superior do dorso, arrepiar os pelos ou mostrar as patas rígidas, é melhor não se aproximar.

As mãos podem ser apresentadas para o cachorro, mas não devem ser estendidas na direção dele: este é um gesto de ataque. Se for preciso aproximar-se (no caso de um animal perdido na rua, por exemplo), faça a abordagem lentamente e:

  • não eleve a voz. Use um tom carinhoso e calmo;
  • não faça movimentos bruscos, nem tente encurralar o animal;
  • evite contatos visuais prolongados. Os cães entendem isso como uma ameaça;
  • deixe o braço solto, para que o cachorro cheire a sua mão (no tempo dele);
  • acaricie-o com suavidade no lombo. Não faça movimentos na cabeça nem nos braços;
  • fique agachado, quase no nível do cachorro.

A aproximação e o contato podem levar um tempo considerável. Se o cachorro apresentar sintomas de medo ou agressividade, afaste-se. Se ele estiver acompanhado do tutor, pergunte antes de fazer qualquer gesto.

25) A idade dos cães avança de maneira diferente

É comum ouvir dizer que um ano canino equivale a sete anos humanos, mas esta conta não é exata. Em geral, o desenvolvimento inicial é rápido – muitos já são adultos com um ano de vida, mas, depois disso, o avanço da idade varia de pet para pet.

Entre os 18 meses e os sete anos de idade, quase todos os cachorros são adultos saudáveis: é como se eles se congelassem na faixa dos 30 anos humanos. Depois disso, alguns envelhecem muito rapidamente: o dogue de Bordéus dificilmente atinge os dez anos. Outros são muito longevos: dachshunds e yorkshire terriers ultrapassam os 15 anos e muitos estão ativos com 18 ou 20 anos.

Você também vai gostar...