16) Os cachorros também sentem ciúmes
E, ao contrário dos humanos, eles não conseguem esconder sentimentos. Quando um cachorro sente ciúmes, ele deixa isso explícito para os tutores. Ele pode se mostrar irritado ou até mesmo agressivo com um novo pet ou com pessoas desconhecidas em casa.
Os cachorros deixam claro que não gostam de partilhar os seus humanos com estranhos. Eles podem passar a fazer xixi no lugar errado, latir sem motivo (para chamar atenção) quando os tutores estão atendendo outras pessoas ou apresentar comportamentos obsessivos ou superprotetores.
O ideal é que o cachorro aprenda a conviver com outros seres desde filhote – os passeios são boas situações para eles compreenderem que não há nada errado para parar e cumprimentar outras pessoas e pets, inclusive brincando e oferecendo carinho.
Para cachorros adotados já adultos, ou para aqueles que não se socializam com estranhos, é preciso ter paciência e começar a reeducação. O processo é trabalhoso, mas os pets ficam mais felizes quando aprendem a compartilhar.
17) Eles não gostam de agrados muito espalhafatosos
Alguns cachorros não são muito chegados a abraços apertados. Outros correm para se esconder com a chegada de alguns visitantes à casa. Em parte, isso pode ser explicado pela personalidade de cada pet. Os animais mais independentes (e os teimosos também) podem não gostar dos agrados exagerados.
Na maioria dos casos, a reação é devida ao medo. Basta tentar imaginar o que sente um cãozinho quando alguém, sem aviso prévio, o levanta do chão para uma altura de dois metros em alguns segundos – convenhamos, esta é uma experiência aterrorizante.
Abraços apertados e movimentos bruscos não são agradáveis e cachorros não são brinquedos: são seres vivos, com desejos e interesses próprios. Um cachorro mais independente pode interagir com brincadeiras e jogos, sem necessidade de contato constante.
Muitas vezes, os tutores (e os amigos) confundem os cães pequenos com bibelôs. É preciso lembrar, no entanto, que eles são legítimos representantes dos lobos. Um poodle toy é um mergulhador nato, sempre disposto a resgatar uma presa, enquanto um yorkshire terrier é um caçador eficaz que, durante muitos anos, se aventurou por galerias nas minas de carvão inglesas atrás de ratos e outras ameaças aos humanos.