Um cão de aparência elegante, temperamento calmo e muito obediente. Conheça mais sobre o Flat Coated Retriever!

O Flat Coated Retriever é uma raça que foi desenvolvida no século XIX, na Inglaterra. Ela foi criada com a finalidade de auxiliar na caça e originou devido ao cruzamento entre diversos cães como o Terra Nova e o Wavy Coated Retriever.

raca-flat-coated-retriever-6

O Flat Coated Retriever foi muito criado até a primeira Guerra Mundial, em que se destacou em muitos concursos diferentes. Porém, depois a raça chegou a quase desaparecer e para garantir a sobrevivência foram acasalados muitos Flats com cães de outras raças como Golden e Labrador. Aos poucos a raça foi novamente conquistando espaço, principalmente, nos anos 60 que chegou a vencer o disputado grupo na Westminster, que ocorreu no ano de 2001.

Características da raça

O Flat Coasted Retriever pode ter altura bem variada, sendo 58 cm ou 61 cm nos machos e nas fêmas ela oscila entre 56 cm e 59 cm. Os cães desta raça podem pesar, em média, 25 Kg ou 35 kg.

A pelagem do Flat Coated Retriever é densa e com textura média e lisa, podendo apresentar cores como preto ou fígado uniforme. A cabeça é longa e bem modelada com orelhas pequenas e pendentes. Os membros deste cão são muito musculosos e com patas fortes, o que o deixa bem elegante.

Temperamento do Flat Coated Retriever

O Flat Coasted Retriever e muito inteligente, dócil, amável, ou seja, um excelente companheiro para todas as horas. Ele adora estar ao lado do dono e é muito apegado com a família.

A raça é versátil, porque pode desenvolver muitos tipos de atividades diferentes como, por exemplo, na caça ou provas de obediência. O temperamento é bem equilibrado, calmo e ele consegue aprender as coisas com facilidade.

Os cães desta raça são cheios de energia e atentos a tudo o que acontecem ao seu redor. Eles precisam se exercitar diariamente

Curiosidades da raça Flat Coated Retriever

O Flat Coasted Retriever tem porte médio e não deve ser criado em apartamento. Ele precisa de uma área grande para que possa gastar toda a sua energia. A expectativa média de vida gira em torno 10 anos. Ele pode apresentar algumas doenças como epilepsia, diabetes, luxação da rótula, entre outras. É fundamental que o dono tenha algum veterinário de confiança, para que acompanhe o desenvolvimento e o crescimento do cão.

Devido ao tamanho dos pelos, a escova diária é essencial. Além disso, outros cuidados são necessários como a observação dos dentes e das orelhas.
A pratica de atividades físicas deve ser intensa, por isso, o dono deve levá-lo para correr em praças, parques, ou outros lugares.

Fotos do Flat Coated Retriever

Vídeo do Flat Coated Retriever


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui