Jack Russel Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

A raça Jack Russel Terrier foi desenvolvida pelo reverendo John Russel, que tinha o objetivo de criar um cão que fosse realmente imbatível na caça à raposa. Para que isto fosse possível foram feitos cruzamentos entre a cadela de Russel, chamada Trump, e cães da raça Beagle entre outras.

Jack Russel Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

A raça só foi internacionalmente reconhecida em 1991, e de uns tempos para cá exemplares da raça viraram estrelas de TV, como o cãozinho do seriado Wishbone e o cão de estimação do personagem Máskara.

Características – Padrões da raça Jack Russel Terrier

Há três variações aceitas para a pelagem dos Jack Russel Terriers: a lisa, quebrada ou áspera. Em todos os casos a cor predominante deve ser branca, com manchas marrons, castanhas ou pretas.

A altura dos cães varia de 25 a 30 centímetros e o peso deve ser o equivalente a um quilo para cada cinco centímetros de altura.

Embora os cães desta raça sejam bastante resistentes estes podem desenvolver doenças como epilepsia e doença de V. Williebrand, que ocasiona deficiências na coagulação sanguínea.

Temperamento da raça Jack Russel Terrier

Os cães desta raça são extremamente ativos, cheios de energia e ao mesmo tempo apegados aos donos.

Jack Russel Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

Possuem uma personalidade forte e podem se mostrar teimosos caso o dono não tenha imposto limites desde cedo. Como são caçadores natos, é de certa forma perigoso que convivam com gatos ou pequenos roedores.

Os Jack Russel Terriers, apesar de pequenos, não foram feitos para viver em apartamento, uma vez que precisam de grandes espaços para se movimentar. No caso de viverem do lado de fora das casas, é recomendável que os muros ou cercas sejam altos, visto que estes cães são ótimos saltadores de obstáculos.

Os cães da raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, aprendem rapidamente o que lhes é ensinado e necessitam do contato com a família.

Por conta de sua agilidade, o Jack Russel Terrier pode ser um excelente competidor de Agility.

Dicas e cuidados com a raça Jack Russel Terrier

Os cães desta raça adoram ter o que fazer, de forma que se sintam úteis. Caso isto não aconteça, é certo de que espantarão o tédio ao fazer coisas desagradáveis, como escavar buracos, bagunçar a casa e roer móveis.

Fotos da raça Jack Russel Terrier

Vídeos da raça Jack Russel Terrier

http://youtu.be/DUvvS2_74ec