A raça Jack Russel Terrier foi desenvolvida pelo reverendo John Russel, que tinha o objetivo de criar um cão que fosse realmente imbatível na caça à raposa. Para que isto fosse possível foram feitos cruzamentos entre a cadela de Russel, chamada Trump, e cães da raça Beagle entre outras.

A raça só foi internacionalmente reconhecida em 1991, e de uns tempos para cá exemplares da raça viraram estrelas de TV, como o cãozinho do seriado Wishbone e o cão de estimação do personagem Máskara.

Características – Padrões da raça Jack Russel Terrier

Há três variações aceitas para a pelagem dos Jack Russel Terriers: a lisa, quebrada ou áspera. Em todos os casos a cor predominante deve ser branca, com manchas marrons, castanhas ou pretas.

A altura dos cães varia de 25 a 30 centímetros e o peso deve ser o equivalente a um quilo para cada cinco centímetros de altura.

Embora os cães desta raça sejam bastante resistentes estes podem desenvolver doenças como epilepsia e doença de V. Williebrand, que ocasiona deficiências na coagulação sanguínea.

Temperamento da raça Jack Russel Terrier

Os cães desta raça são extremamente ativos, cheios de energia e ao mesmo tempo apegados aos donos.

Possuem uma personalidade forte e podem se mostrar teimosos caso o dono não tenha imposto limites desde cedo. Como são caçadores natos, é de certa forma perigoso que convivam com gatos ou pequenos roedores.

Os Jack Russel Terriers, apesar de pequenos, não foram feitos para viver em apartamento, uma vez que precisam de grandes espaços para se movimentar. No caso de viverem do lado de fora das casas, é recomendável que os muros ou cercas sejam altos, visto que estes cães são ótimos saltadores de obstáculos.

Os cães da raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, aprendem rapidamente o que lhes é ensinado e necessitam do contato com a família.

Por conta de sua agilidade, o Jack Russel Terrier pode ser um excelente competidor de Agility.

Dicas e cuidados com a raça Jack Russel Terrier

Os cães desta raça adoram ter o que fazer, de forma que se sintam úteis. Caso isto não aconteça, é certo de que espantarão o tédio ao fazer coisas desagradáveis, como escavar buracos, bagunçar a casa e roer móveis.

Fotos da raça Jack Russel Terrier

Vídeos da raça Jack Russel Terrier

18 COMMENTS

  1. Eu amo meu cachorro ele é um Jack Russel Terrier muito agitado, gosta de morder tudo e corre muito pela casa que é bastante grande, ele gosta de cavar coisas e esconder sapatos, roer todos eles eu quase não tenho mais chinelos na casa. Ele tem um comportamento agressivo as vezes, tem alguma dica para ele parar um pouco com isso?
    Gostaria de saber a partir de que idade devemos começar as vacinas, e quais as primeiras a serem aplicadas?

    • Ola…tem que gastar a energia com ele..brincar muito ate ele ficar mais calmo..é ensinar tbm pois essa raça é muito inteligente, aprende com muita facilidade

  2. Tenho um Jack Russel e ultimamente ele está perdendo muito pêlo. Alguém sabe me dizer se isso é normal nessa raça? Tem algum tratamento que possa ser feito? e quais são as primeiras vacinas a serem aplicadas?

  3. Eu também tenho duas Jack… Ela é totalmente louca!!! Sobe muro, escala janela… destrói tudo! Mas eu amo minhas meninas.
    O pelo delas cai muito, e eu gostaria de saber se tem alguma coisa que pode ser feita para diminuir isso… Grata desde já

  4. olá achei um jack russel terrie porem acho q abandonarão ele porque ele aparenta ter uma infecção nos olhos e na orelhinha direita alguem sabe como me ajudar pois estou cuidando dele porem sai muita secreção nos olhos e estou sempre limpando mais sei q o incomoda se alguem poder me ajudar dizendo o q fazer pois fui no veterinario e ele nem na minha cara olhounão queria atrapalhar o trabalho dele só queria uma orientação eu vou comprar os remedios nao fui pedir de graça é um absurdo né .
    alguem me ajude por favor ele é uma graça.

    • Eu também encontrei um Jack Russel perdido, ele estava com manchas brancas na ponta da orelha, olhos com muita remela e uma infecção nas unhas.
      Levei ao veterinário, fizemos exame de sangue e foi constatado Leishmaniose, hoje ele faz o tratamento com remédios injetáveis e já sarou tudo. Ele é muito lindo e esperto, peça para fazer o exame de Leish, vale a pena.

  5. Eu tenho um jack russel com 2 meses veio para a minha companhia com um mes adorei as explicacoes realmente e um cao adoravel

  6. Temos um jack russel com 3 anos e meio. Muito agitado. Tem epilepsia muito grave k foi finalmente controlada. Adora os donos. Gosta de muita atençao. Corre muito mesmo. Muito forte e atletico. Come muito mas nao engorda pk é mt ativo. É lindo. Muito fofinho. Mas c muita energia p crianças muito jovens e idosos eles sao muito enérgicos. Ele é muito inteligente mesmo. Parece perceber quase tudo o k lhe dizemos.

  7. Tenho uma Jack Russel de 5 meses,muito inteligente e ativa,ela gosta muito de pegar sandálias e sapatos para morder.Moramos em um grande apartamento duplex e saímos com ela todos os dias pelo menos 2 vezes para ela gastar energia,apesar disso,ela ainda tem um grande problema em morder os moveis.Alguém tem alguma dica pra tratar disso?

  8. Tenho uma Jack moramos em apt grande nunca tive problemas com ela comer móveis qdo era bebê mordeu alguns sapatos rsrsrs,,ela é linda bem pequena e muito inteligente aprende tudo muito fácil, o único problema é a queda de pêlo e muito muito grande alguma dica???

  9. Peguei um Jack Russel com 2 meses, muito calmo e divertido , ainda falta algumas vacinas , mas, estou louco pra leva-lo pra brincar no parque e praia….

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here