Jack Russel Terrier – História, característica e comportamento

Uma raça rara no Brasil e muito conhecida na Inglaterra, que se destaca pela coragem e determinação. Conheça mais sobre o Jack Russel Terrier!

A raça Jack Russel Terrier é originada do sul da Inglaterra e inicialmente foi desenvolvida para caçar raposa. Estima-se que ela existe há, pelo menos, 200 anos. Ela foi no desenvolvida na metade do século XIX pelo reverendo e conhecido John Russel. Uma das hipóteses de origem, é que ela resultou do cruzamento entre o Old English White Terrier e o Terrier e o Dourado (Black and Tan), que é bem semelhante ao Manchester.

jack-russel-terrier-2

Características da raça Jack Russel Terrier

O Jack Russel Terrier possui um olhar marcante, forte e muito expressivo. Os olhos são arredondados e escuro. Além disso, os cães desta raça têm uma postura firme e muito elegante.

Um cão de pequeno porte e que pode apresentar pelagem áspera, quebrada ou lisa. A cor predominante é a branca com marcações que podem ser encontradas em tons variados como castanho, limão, preto, ou qualquer combinação entre estes tons.

A altura do Jack Russel Terrier é variável, mas, geralmente, os machos medem 36 cm e as fêmeas 33 cm. O peso pode oscilar entre 4 a 7 Kg.

Temperamento do Jack Russel Terrier

O Jack Russel Terrier é ativo, cheio de energia, corajoso e muito determinado. Mesmo tendo tamanho pequeno, ele é muito ativo e precisar ser criado em um local que tenha muito espaço, para gastar energia. Não devem viver em apartamento.

Eles são fieis e leais aos donos, mas são teimosos, também. O Jack Russel Terrier adora buscar objetos, por isso, vai se sentir muito feliz em buscar uma bolinha, meia, entre outros itens. Ele está sempre disposto a brincar, divertir e precisa de atenção e carinho constante do dono. Além disso, necessita de exercícios físicos constantes, por isso, o dono deve passear com ele diariamente, sobretudo em locais abertos como praças e parques, para que o Jack Russel Terrier possa correr.

Os cães desta raça não são muito sociáveis e costumam ser agressivos quando estão na companhia de outros cães. Eles possuem instintos de caça e por isso acabam sendo agressivos com outros animais.

O Jack Russel Terrier é extremamente corajoso e consegue enfrentar cães de grande porte. Dentre outras características da raça, ele é amigo, leal e uma excelente companhia para toda a família, sendo muito sociáveis com crianças.

A raça não é muito conhecida no Brasil, sendo mais comum na Inglaterra. O valor de uma raça com pedigree varia de R$ 1.500,00 a R$ 3.000, 00.

Saúde do cão Jack Russel Terrier

O peso do Jack Russel Terrier deve ser controlado, para evitar problemas de saúde como, por exemplo, doenças do coração e artrite.

A raça terrier adora cavar, por isso, seu melhor amigo vai amar cavar buracos no jardim.

Fotos do Jack Russel Terrier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *