Old English Sheepdog – Características da raça, fotos e vídeos

Não há certezas com relação ao surgimento desta raça, também chamada de Bobtail em função da cauda curta. Há crenças de que a raça tenha sido criada a partir de cruzamentos com outra de origem russa, chamada Owtchar, e outras de que raças como Caniche e Bergamasco estejam envolvidas em seu desenvolvimento. É praticamente certo, entretanto, que muitos exemplares tenham chegado à Inglaterra dentro de barcos vindos do Báltico.

Antigamente a raça exerceu diversas funções, como pastoreio, guarda, tração de trenós e companhia.

No Brasil, grande parte da popularidade da raça se deve à personagem Priscila, do programa TV Colosso.

Características – Padrões da raça Old English Sheepdog

Os Sheepdogs possuem pelagem dupla, bastante abundante e com textura áspera. A coloração é branca com cinza, sendo que ao nascer os filhotes apresentam coloração branca e preta.

A altura mínima dos machos é de 61 centímetros e das fêmeas 56 centímetros.

Os Sheepdogs podem apresentar problemas de saúde como displasia coxo femural, catarata, atrofia progressiva da retina e dermatite solar.

Temperamento da raça Old English Sheepdog

Os cães da raça Old English Sheepdog são extremamente apegados aos donos e se adaptam bem a qualquer ambiente. Mesmo sendo de porte grande, os cães da raça podem viver muito bem em apartamentos, desde que passeios sejam feitos regularmente.

Com crianças os Sheepdogs são particularmente dedicados e pacientes e a convivência com outros cães e animais se mostra pacífica.

Os exemplares da raça não estão entre os mais inteligentes e costumam aprender o que lhes é ensinado como forma de agradar ao dono.

Dicas e cuidados com a raça Old English Sheepdog

É muito importante tomar cuidado com a pelagem dos Sheepdogs, que deve ser bem seca após banhos, para evitar a proliferação de bactérias, e penteada com frequência para evitar o aparecimento de nós.

Os Sheepdogs ganharam, com os anos, a fama de estabanados, e isto muito se deve ao pelo que cobre boa parte dos olhos dos cães. Para evitar acidentes é recomendável prender a pelagem com elásticos.

Fotos da raça Old English Sheepdog

Vídeos da raça Old English Sheepdog

Um comentário

Deixe um comentário
  1. Como não ama-los?
    São simplesmente te lindos, fantásticos, e temos tanto a aprender com ELES
    GOSTARIA DE Morar EM UM A cheacara, para ter um monte te cachorros, de varias raças, eu tbm. adoro
    meus vira latas.: Sopia, Clara e Bilico, estão no arco ires:
    Shanna, Hanmma (uma cock iSpencire, ingles.
    Amei este like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *