O Pastor de Shetland, chamado carinhosamente de Sheltie, é constantemente confundido com o Collie em função das características físicas extremamente semelhantes. Ainda que parecidos fisicamente, os Pastores de Shetland são muitos diferentes, principalmente no se refere ao temperamento.

Pastor de Shetland - Características da raça, fotos e vídeos

Esta raça é bastante recente, tendo surgido na Escócia, mais especificamente nas Ilhas Shetland. Existem ainda diversas dúvidas com relação à evolução da raça, sendo que a maior delas se refere a quais raças estariam associadas ao desenvolvimento dos Pastores de Shetland.

A raça só se tornou realmente conhecida em 1900 e o primeiro clube dedicado a ela foi fundado em 1914.

Características – Padrões da raça Pastor de Shetland

Os Pastores de Shetland apresentam pelagem dupla, sendo que a pelagem superior é longa com textura dura e o subpelo é macio e curto. São admitidas as cores zibeline e azul merle para a pelagem dos cães, e também as combinações tricolor e dupla, sendo que neste caso as mais comuns são preto e branco e castanho e preto. Todos os cães devem ainda apresentar manchas brancas, exceto aqueles que possuam a pelagem castanha e preta.

A altura dos machos é de 37 centímetros e das fêmeas, 36 centímetros.

Pastor de Shetland - Características da raça, fotos e vídeos

Os Pastores de Shetland se mostram muito saudáveis, mas alguns exemplares da raça podem apresentar problemas de pele, displasia coxo femural e atrofia progressiva da retina.

Temperamento da raça Pastor de Shetland

Os cães da raça Pastor de Shetland possuem como característica principal a necessidade de sempre estar perto de seu dono. Por conta disso, os exemplares da raça não devem ser mantidos no quintal ou sozinhos por muito tempo.

Os cães desta raça são ainda bastante ativos, e portanto necessitam de passeios diários e atividades físicas para que se desenvolvam adequadamente. Os Pastores de Shetland também são muito brincalhões e convivem muito bem com crianças.

Pastor de Shetland - Características da raça, fotos e vídeos

Com estranhos os Shelties se mostram arredios e desconfiados, mas nunca agressivos. Eles são ainda excelentes como cães de guarda, visto que sempre dão o alarme quando percebem algo de estranho.

Os Pastores de Shetland são também extremamente inteligentes e aprendem com rapidez e facilidade o que lhes é ensinado.

Dicas e cuidados com a raça Pastor de Shetland

Os especialistas indicam que os Pastores de Shetland tomem banhos o mínimo possível, visto que a secagem parcial dos pelos pode ocasionar problemas de pele. Para que a pelagem esteja sempre saudável e bonita, são recomendáveis escovações com uma escova de pinos algumas vezes na semana.

Fotos da raça Pastor de Shetland

Vídeos da raça Pastor de Shetland


4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma Duvida, tenho um filhote de 5 meses e ele esta esta exttremamente medroso de caminhar pela rua, não quer ir de jeito nenhum tenho que praticamente arrasta-lo para poder andar em lugares abertos ( rua, praça, praia ,etc..)
    É normal ou ele esta com algum trauma pois quando volto para dentro de casa imediatamente fica normal e ativo!!!
    Grato
    Silvio

  2. Oi meu tbem tinha muito medo no começo, com 4 meses, hj ele tem 5, começamos com adestradamento , colocamos guia dentro de casa e ficamos treinando e dando petisco, recompensa fazedo-o andar, e na rua Qdo vai passar um carro barulhe Tô ou moto, vc já dá o petisco P ele!! Hj passeia alegremente!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui