Poodle – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

Não se sabe ao certo se a origem da raça Poodle pode ser creditada à França ou à Alemanha. De qualquer forma, há duas certezas: a de que esta é uma das raças mais populares em todo o mundo e de que foi mesmo na França em que os cães da raça foram desenvolvendo os padrões aceitos hoje e onde sua popularidade foi estabelecida.

Na França os exemplares desta raça são chamados de Caniche, sendo que canard significa pato, em função da habilidade desenvolvida pelos Poodles há algum tempo, que era a de apanhar a caça aquática abatida na água e trazê-la até o caçador. Já na Alemanha estes cachorros recebem o nome de Pudel, que deriva-se da expressão pudelin, ou “jogar-se na água”.

Poodle - Características da raça, fotos e vídeos

Características – Padrões da raça Poodle

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia existem quatro tamanhos de Poodles, entre eles o Poodle Toy, que deve medir até 28 centímetros de altura, o Poodle Anão, que mede entre 28 e 35 centímetros, o Poodle Médio, cuja altura varia de 35 a 45 centímetros e o Poodle Grande, que pode medir de 45 a 60 centímetros.

Poodle - Características da raça, fotos e vídeos

Com relação às cores da pelagem há uma enorme variação delas e há controvérsias entre quais seriam as aceitas de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia e a Associação Cianológica do Brasil. A primeira estabelece como cores aceitas o preto, branco, abricó, cinza e marrom, enquanto que a segunda aceita as cores branco, preto, marrom, azul, cinza escuro, cinza claro, abricó e champanhe.

Ainda de acordo com a pelagem, a raça Poodle é uma das mais versáteis no que se refere à tosa, sendo que existem cerca de 50 tipos diferentes de corte.

Entre as doenças que podem afetar os exemplares da raça Poodle estão a otite, displasia e atrofia progressiva da retina.

Temperamento da raça Poodle

Em grande parte por causa da popularidade alcançada rapidamente pela raça é que os Poodles podem apresentar diversos desvios de temperamento, em função do trabalho de péssima qualidade de muitos criadores desonestos. Agressividade, latidos excessivos, desobediência e ciúmes excessivos de objetos são apenas alguns dos desvios possíveis.

Caso os Poodles sejam adquiridos de criadores responsáveis, no entanto, a história muda de figura, visto que eles são tidos como cães alegres, brincalhões, carinhosos e muitíssimo inteligentes, ficando apenas atrás dos Border Collies no ranking dos mais inteligentes.

Os Poodles costumam ser ainda muito obedientes, fiéis e companheiros, mas requerem donos firmes e persistentes, uma vez que sua inteligência pode fazer com que os exemplares da raça adotem comportamentos dominantes para conseguirem o que querem.

Dicas e cuidados com a raça Poodle

Para garantir que a pelagem do Poodle esteja sempre vistosa, saudável e brilhante é recomendável que ele seja escovado diariamente para evitar a presença de nós e que tome banhos e seja tosado regularmente.

Fotos da raça Poodle

Vídeos da raça Poodle

http://youtu.be/NI3nfqGJ4sw