A origem da raça Akita Inu gera bastante controvérsia, mas sabe-se que esses cães surgiram há aproximadamente 300 anos. O motivo da polêmica está no local de origem, uma vez que alguns historiadores acreditam que a raça é proveniente da Europa, mesmo que o consenso seja de que a raça apareceu antes no Japão.

Raça Akita Inu – Características da raça, fotos e vídeos

Inicialmente, o Akita Inu era usado no Japão como cão de briga, modalidade comum desde a Idade Média. Esse cão era conhecido como Odate, em função da região em que ocorriam as rinhas. Só no final do século XIX a raça passou a ser chamada de Akita, pois os cães da província de Tosa foram levados até Akita.

Durante a 2ª Guerra Mundial, os Akitas quase foram extintos, pois eles serviam como alimento e suas peles eram utilizadas como abrigo. A raça só não desapareceu completamente porque houve uma série de cruzamentos com outros cães, como Pastores Alemães, Tosa Inus, São Bernardos e Mastifes, o que levou a uma descaracterização do padrão original (os primeiros Akitas eram mais robustos e menos alongados).

Em1931, araça ganhou a nominação de “riqueza e monumento nacional” do Japão. Após a 2ª Grande Guerra, muitos cães foram levados para os Estados Unidos, onde se estabeleceram como uma raça distinta. Alguns anos mais tarde, os japoneses começaram um trabalho de recuperação do aspecto oriental da raça.

Se antigamente o Akita Inu acompanhava samurais na defesa de terras nipônica, hoje esse cachorro acompanha famílias guardando componentes e territórios, graças a seus instintos de observação, defesa e ataque, reconhecendo facilmente o dono, amigos do dono e pessoas estranhas.

A raça é reconhecida mundialmente devido à história de Hachiko, um leal Akita Inu que acompanhava e recebia seu dono sempre que ele ia e voltava do trabalho. Depois da morte do dono, o cão fazia o mesmo trajeto diariamente e esperava pelo dono falecido até que o último trem chegasse, durante 9 anos até morrer. O caso tocou o país a ponto de uma grande estátua ter sido levantada em homenagem a Hachiko, na estação de trem Shibuya, em Tóquio.

Características – Padrões da Raça Akita Inu

O Akita é um cachorro de grande porte, com altura na cernelha oscilando de66 a71 cmnos machos e 61 a66 cmnas fêmeas. Já seu peso varia de 33,7 a48,6 kg.

Raça Akita Inu – Características da raça, fotos e vídeos

O crânio da raça é grande e achatado, com chanfro bem definido e testa larga. Seu focinho tem tamanho moderado e é levemente afunilado. Enquanto isso, seus olhos são considerados pequenos, inseridos de forma ligeiramente oblíqua e afastada.

Por sua vez, as orelhas do Akita Inu são eretas, grossas, triangulares e com pontas arredondadas. O pescoço é cheio de músculos, sem papadas, terminando em um peito amplo e profundo. As costelas são um pouco arqueadas e o dorso é robusto e rígido. As patas também são fortes e ainda possuem um formato redondo, enquanto a cauda tem inserção alta e é grande, ficando enrolada sobre o dorso.

No entanto, os esforços para salvar a raça da extinção resultaram em dois tipos de cães, visto que o Japan Kennel Club promoveu inúmeras mudanças no padrão da raça aceito pela FCI (Federação Cinológica Internacional). Assim sendo, as diferenças entre o padrão adotado pelos japoneses e o adotado pelos norte-americanos ainda causam polêmica, tanto que há correntes que pregam a separação dos dois tipos em raças distintas.

O Akita Inu japonês apresenta as seguintes características: coloração em branco, sésamo, tigrado ou vermelho, preferencialmente não malhada; ausência de máscara; altura de até70 cm; estrutura moderada; focinho mais afilado; orelhas curtas, estreitas e alinhadas para frente. Por sua vez, o padrão norte-americano possui as características a seguir: aceita-se máscara e qualquer cor de pelagem; até71 cmde altura; estrutura pesada; focinho levemente mais robusto; orelhas longas, largas na base e menos inclinadas para frente.

Temperamento da raça Akita Inu

Corajoso, o Akita Inu é um cão que age tanto como guardião quanto companheiro, em função de sua doçura e paciência. As crianças adoram brincar com esse cachorro, que conta com um forte instinto protetor e observador.

Raça Akita Inu – Características da raça, fotos e vídeos

Por sua vez, o relacionamento com outros cães do mesmo porte ou sexo não é muito amistoso. Por isso, recomenda-se não ter mais de um cão na mesma casa, para não despertar o sentimento de competiçãoem seu Akita, a não ser que os outros cães sejam de raças diferentes e de sexo oposto, criados juntos desde pequenos.

Outra característica marcante é o fato de ser um “cão de um dono só”, sofrendo bastante quando é abandonado e tendo dificuldade para se adaptar a novos donos.

Dicas e cuidados com a raça Akita Inu

A esperança de vida do Akita Inu é de aproximadamente 12 anos de idade. Para que ele viva bastante, é necessário cuidar da saúde do animal, principalmente com atenção a sinais de displasia da anca, entropia, epilepsia, atrofia progressiva de retina e problemas de pele.

A pelagem deve ser escovada mensalmente e com maior recorrência durante a mudança de estaçãos. Além disso, esse cão precisa se exercitar constantemente, devido ao porte atlético. O ideal é levar o Akita para passear e correr diariamente.

Por fim, proporcione uma alimentação equilibrada e sempre garanta atividades físicas para seu cão, principalmente caso ele viva com você dentro de casa.

Fotos da raça Akita Inu

Vídeos da raça Akita Inu

 


1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber , qual a melhor racao que se adapta os akitas . pois tenho 3 ,sendo mae e dois filhos macho.Porque o pai faleceu. Eu alimento com a FOSTER ORIGINAL. Mantenho os machos separados na casa para nao haver briga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui