A origem da raça Borzói está associada à Idade Média, quando integrantes da nobreza russa utilizavam esta raça para corridas e caça de outros animais. Os cães Bonzói foram levados da Arábia para a Rússia, passando pelo Mar Cáspio, o que pode ter contribuído para a inclusão de sangue de cães de montanha caucasianos, de quem herdaram a pelagem sedosa.

Raça Borzói - Características da raça, fotos e vídeos

Cachorros Borzói foram cruzados com outras raças para melhorar o desempenho nas atividades que eles praticavam e para aumentar o tamanho do corpo. Na Inglaterra, o Borzói passou a ser chamado Russian Wolfhound, ou Galgo Russo, por sua habilidade para caçar lobos. Porém, a raça não se adaptou a caçar animais menores, popularizando-se como cão de companhia.

Ao ser levado para os Estados Unidos, esta raça se propagou pelo mundo, principalmente por serem vistos junto de celebridades do cinema.

Características – Padrões da Raça Borzói

Os pelos da raça Borzói possuem um aspecto macio e podem ser lisos ou encaracolados, com uma enorme variedade de colorações, desde o branco até o marrom. A pelagem é aceita de maneira uniforme ou com manchas sobre um fundo branco.

Raça Borzói - Características da raça, fotos e vídeos

Ainda em relação aos pelos, o Borzói se caracteriza por vastas franjas nas patas dianteiras, no peito, no colar, na cauda e nos culotes, com um tom mais claro do que as demais partes do corpo deste animal.

Para saber o tamanho exato de um Borzói, é preciso medir a altura desde o ombro até as patas dianteiras. Os machos medem, no mínimo, 71 centímetros de altura, enquanto as fêmeas têm aproximadamente 66 centímetros. Por sua vez, a cauda é comprida, curva e baixa. Já os olhos devem ser escuros, na tonalidade castanha.

Temperamento da raça Borzói

O Borzói é uma ótima companhia para quem deseja um amigo de quatro patas tranqüilo e discreto. O temperamento desta raça está ligado à sua origem aristocrática, combinando aspectos da personalidade de cães de caça com cães de companhia.

Uma das vantagens é que o Borzói não late de forma incessante como outras raças. No entanto, é bom estar preparado para uivos de vez em quando.

Apesar de não fazer muita bagunça, tanto com pessoas conhecidas quanto com estranhos, o Borzói expressa sensibilidade e carinho de seu jeito peculiar.

Por ser um cachorro independente, ele costuma conviver melhor em ambientes sem pessoas muito agitadas. Por isso, se você tem filhos pequenos, é melhor procurar uma raça mais brincalhona.

O convívio com outros cães e até com animais de outras espécies não gera problemas, desde que se acostume desde pequeno, para que seus instintos de caça não sejam aflorados.

Como esta raça gosta de correr bastante, crie seu Borzói em um local com espaço suficiente para que ele possa se exercitar regularmente e desenvolver a musculatura. Ao passear com ele, não se esqueça de levar uma coleira apropriada, pois ele pode sair em disparada, correndo riscos dependendo da região.

A obediência e inteligência desta raça fazem com que ela seja popular em competições de cachorros, principalmente quando a atividade tem relação com velocidade e agilidade.

Dicas e cuidados com a raça Borzói

O Borzói não requer cuidados específicos no que diz respeito à sua pelagem. Lembre-se apenas de escovar os pelos frequentemente para evitar a formação de nós.

Já em relação à saúde do animal, é importante saber que ele tem propensão a apresentar torção gástrica, que causa compressão da circulação na região do estômago. Caso o Borzói não seja operado rapidamente, a doença pode levar à morte.

Esta raça também se destaca pela sensibilidade a anestesias. Por isso, certifique-se de que seu veterinário pretende aplicar a vacina apropriada para a raça.

Fotos da raça Borzói

Vídeos da raça Borzói


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui