O Buldogue Francês, ou Frenchie, é uma raça cujo surgimento não está associado apenas à França, como o nome sugere. Inglaterra e EUA também fazem parte da origem da raça, pois esses cães foram levados da Inglaterra para a França no século XIX porque os buldogues menores eram rejeitados.

Raça Buldogue Francês - Características da raça, fotos e vídeos

Criados como caçadores de ratos, principalmente, os cães da raça ganharam destaque ao aparecerem em algumas pinturas famosas. Era comum encontrar esses cachorros como companhias de cocheiros e açougueiros.

Enquanto na França os Buldogues Franceses foram desenvolvidos com mais liberdade, foi nos EUA que as características “orelhas de morcego” viraram exigência para o padrão da raça.

Se em tempos remotos eles eram usados como cães de caça e até como lutadores em combates com touros, hoje os Buldogues Franceses convivem amistosamente com pessoas de todas as idades.

Os Frenchies apareceram graças a uma mistura resultante de cruzamentos entre Buldogue Inglês, Pug e Terrier.

Características – Padrões da Raça Buldogue Francês

O que mais chama a atenção na aparência de um Buldogue Francês é a sua cabeça quadrada, com olhos arregalados e as já citadas “orelhas de morcego”. Com um focinho largo e pele enrugada, essa raça se caracteriza por ter uma pelagem curta e forte.

O padrão de cor para os pelos do Buldogue Francês é fulvo (todas as nuances de dourado) e tigrado (preto com listras douradas). Há ainda exemplares brancos com marcações tigradas ou fulvas, chamados Pieds.

Apesar de ser um cachorro de porte pequeno, este tipo de Buldogue é bastante resistente. Seu peso varia entre 8 e14 kge sua altura média é de35 cm. O corpo é musculoso e proporcional, com um maxilar inferior protuberante, mas sem exibir os dentes. Já as famosas “orelhas de morcego” devem ser eretas e arredondadas nas pontas, com as faces apontadas para frente.

Temperamento da raça Buldogue Francês

Mesmo com um aspecto que pode assustar algumas pessoas, a raça não tem nada de assustador. Os Buldogues Franceses são cães amigáveis, inteligentes e indicados para quem deseja uma companhia carinhosa.

Raça Buldogue Francês - Características da raça, fotos e vídeos

Geralmente, os Frenchies ficam bastante entusiasmados na presença de crianças. Eles também não têm o menor receio de fazer o possível para chamar a atenção das pessoas e se derretem com qualquer um que brincar com eles.

O excesso de confiança da raça proporciona um ar de superioridade, principalmente na presença de outros cães, que parecem não exercer nenhum impacto nos Frenchies. O tamanho pequeno é inversamente proporcional à coragem dessa raça, que não possui o hábito de latir e não tem medo de quase nada.

Dicas e cuidados com a raça Buldogue Francês

O Buldogue Francês consegue se adaptar a diversos ambientes, desde um apartamento pequeno até uma casa com um gramado espaçoso. Os cães da raça ficam felizes com qualquer tipo de passeio, contanto que estejam junto de você e de sua família.

Raça Buldogue Francês - Características da raça, fotos e vídeos

Como os Frenchies não nadam muito bem, evite caminhar ao redor de rios ou piscinas. Além disso, eles correm o risco de sofrer ataques de calor, logo, não exagere nos exercícios quando o dia estiver muito ensolarado.

Os principais problemas de saúde estão relacionados ao coração e à coluna, com doenças típicas de cães pequenos. Por sua vez, a pelagem curta pode ocasionar alguns problemas de pele. Portanto, fique atento a qualquer indício que aponte mudanças no corpo e no comportamento do animal.

Fotos da Raça

Vídeos da Raça


10 COMENTÁRIOS

  1. Nossa,eu amei as fotos e as dicas eu tenho dois bull dogs Françeses são mesmo muito crinhosos uma otima compania para o dia a dia amo eles mais gostaria qu vocês me respondesem como acabar com os carapatos e doenças de pele deses animaisinho pois meu macho esta com carrapato e uma pirinha rs….e sinseramente não estou conseguindo controlar isso mais ou menos por semana tiro dele em media de uns 15 carapatos e sua doença de pele ela sara e volta…Desde já Agradeço

    • olha, tenho 1 bulldog fances a 4 anos e mesmo ele tendo pouco pelo teve uma epoca que realmente ele tinha muito carrapatgo, eu aconselho vc ir num oet shop ecomprar um gelzinho que aplic nas costas dele. eh muito caro mas cumpre oq promete, 4 meses sem carrapato nenhum!! espero que tenha ajudado

  2. estou com vontade de iniciar um canil, gosto de caes pequenos, e a principal raça que paça em minha cabeça é o buldog frances. documentarios q falem sobre como montar um canil e sobre raças peq e caes caros me interessa

  3. Oi Jéssica. Sou criador da raça Buldogue Frances há 15 anos….tb tenho problemas com carrapatos, haja vista que meu Canil fica em uma área rural na Cidade de Volta Redonda-RJ. Eu uso para meus cães o Frontiline, pois é mais eficaz para este tipo de parasita. O Revolution, tb é bom, porém é mais específico para pulgas. Vc tb pode banhar seu cão com Amitraz, que é uma substância usada para banhar animais de grande e pequeno portes. E vc tb pode banhar o ambiente que seu cão fica com o Amitraz tb. Só tome cuidado pois o Amitraz é um pouco tóxico. Leia a bula para dar a dosagem correta. Geralmente 3ml de amitraz para cada 1 litro de água.
    Espero ter ajudado
    Ramiro Azevedo

  4. Adquiri um Dog Frances, ele fez 03 (três) meses em 08 SET, contudo o acho abaixo do peso (tem 04 Kg) e não anda comendo bem (Ração Royal Canin para Dog Frances).

    Come após cortar a ração no meio e da-lo na nossa cama.

    já dei o remédio para verme.

  5. oi eu tenho uma bulldog francês ela e femea, ela tem 1 ano e 2 meses, ela quase não fica dentro de casa, minha varanda de casa e toda no piso, eu não sei mas oque faze pra ela não soltar mas pelo, já fiz de tudo e ela solta muito pelo, já tive vários outros cachorros e não soltava pelo assim, alguém sabe me dizer se e de toda a raça de bulldog soltar pelo assim ?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui