Não há um consenso sobre a origem do Mastim Napolitano. Alguns historiadores acreditam que essa raça é descendente dos cachorros levados a Roma por Alexandre, o Grande, após sua viagem para a Índia. Há ainda aqueles que consideram a raça como descendente direta dos Molossos romanos e dos Pugnaces Britannie, cães que soldados romanos levaram da Inglaterra com o objetivo de serem criados como cães de guarda e também cães úteis em situações envolvendo guerras.
Muitos especialistas concordam que o Mastim Napolitano contribuiu para a formação de outras variedades de Molossos, desde o Rottweiler até o São Bernardo.
O reconhecimento do Mastim só aconteceu quando o escritor Piero Scanziani produziu um trabalho de seleção da raça em 1949. O padrão definitivo foi definido em 1971.
Características – Padrões da Raça Mastim Napolitano
A cabeça do Mastim Napolitano é considerada a maior entre todas as raças, com um crânio largo e achatado, além de focinho curto e grosso. Essa aparência gera uma fama de “cão bravo”.
Além da expressão carrancuda, essa raça amedronta e intimida graças ao tamanho gigante do corpo, com uma altura aproximada de80 cm. O peso pode derrubar muitas pessoas, ultrapassando os12 kgapós dois meses de idade. Por conta disso, saiba que você gastará, pelo menos,4 kgde ração por dia para deixar seu Mastim satisfeito.
O aspecto pesado também proporciona uma forma peculiar de trote e sua pelagem é densa e áspera. O pelo pode ser preto, azulado, cinza, marrom e tigrado.
Temperamento da raça Mastim Napolitano
Se você deseja um amigo de quatro patas tranquilo, paciente, leal e dócil, o Mastim Napolitano é uma das melhores raças. Esses cães são muito ligados à família, podendo conviver em harmonia com pessoas de todas as idades.
Quando seu Mastim for filhote, é importante domesticá-lo para que ele aprenda a ser obediente. Como os Mastins Napolitanos são enormes e podem machucar crianças pequenas acidentalmente, supervisione o contato entre entres para evitar contratempos.
Uma das grandes vantagens dessa raça é que ela não costuma latir frequentemente. Quando eles latem, muitas pessoas podem se assustar, pois o latido é bem potente. Essa característica se deve aos instintos de ataque, que devem ser controlados, afinal, o Mastim Napolitado não só ladra, como morde quando ele se sente ameaçado.
Dicas e cuidados com a raça Mastim Napolitano
Os problemas mais comuns são decorrentes de sua estrutura física. Consulte um veterinário para saber quais as condições necessárias para manter seu cão saudável, evitando as seguintes doenças: Torção Gástrica, Displasia Coxo-femural, Dermatites e até Obesidade.
Fotos da raça Mastim Napolitano
Vídeos da raça Mastim Napolitano
Um mastino não come 4 kilos de ração por dia! Pesquisem mais a respeito destas informações, eles comem no máximo .1.200 por dia ração premium, sendo um macho.