Raça do Pastor Belga Groenendael – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

O Pastor Belga Groenendael é um dos quatro tipos de Pastor Belga, ao lado do Tervuren, do Malinois e do Laekenois. De acordo com historiadores, o Groenendael é descendente dos antigos cães de pastoreio Deerhounds, da Europa Central. O nome homenageia o proprietário do castelo homônimo localizado nas proximidades de Bruxelas.

Raça do Pastor Belga Groenendael – Características da raça, fotos e vídeos

No Brasil, o Groendendael é a variedade mais popular entre os Pastores Belgas, apesar de ser facilmente confundido com o Pastor Alemão Preto. Os outros tipos não são muito conhecidos em nosso país.

A origem em comum para os Pastores Belgas está relacionada com Adolf Reul, diretor da Escola de Veterinária de Cureghem. Em meados do século XIX, Adolf realizou um censo entre cães pastores da Bélgica para identificar um padrão entre eles. A partir do resultado da pesquisa, o diretor chegou aos quatro tipos reconhecidos até hoje.

O Groenendael sempre foi utilizado por pastores em função da sua habilidade para conduzir rebanhos. Além disso, esse cão se caracteriza por se manter alerta na maior parte do tempo, o que ajuda na defesa contra predadores. Essa variedade do Pastor Belga sempre atuou como guardião de propriedades, função que era facilitada pelo faro apurado e pela capacidade de aprender comandos.

O Groenendael tinha disposição para trabalhar por muitas horas seguidas em tarefas como buscas e rastreamento de caças, o que é usado ainda hoje por departamentos que realizam resgates de pessoas e fazem buscas e apreensões de drogas, por exemplo.

Características – Padrões da Raça Pastor Belga Groenendael

No geral, os Pastores Belgas machos medem de60 a66 cm, enquanto o tamanho das fêmeas varia de56 a62 cm. Já o peso oscila entre 25 e36 kg.

Raça do Pastor Belga Groenendael – Características da raça, fotos e vídeos

O que diferencia uma variação da outra é, principalmente, a pelagem. No caso do Pastor Belga Groenendael, o pelo é preto e longo. Recomenda-se a escovação com bastante frequência para deixar a pelagem vistosa e sadia.

Temperamento da raça Pastor Belga Groenendael

Os Pastores Belgas são excelentes companheiros, principalmente para quem gosta de bichos de estimação ativos e brincalhões. Eles também são versáteis, pois se adaptam com facilidade a qualquer tipo de temperatura.

Raça do Pastor Belga Groenendael – Características da raça, fotos e vídeos

Os Groenendaels têm um faro excepcional e contam com uma inteligência bem desenvolvida. Além disso, essa variedade é muito carinhosa e funciona como um ótimo cão de guarda, protegendo seus donos diante de qualquer circunstância.

Independentes, valentes e destemidos, esses cães precisam ser adestrados desde filhotes para que, além de apegados ao dono, sejam obedientes.

Dicas e cuidados com a raça Pastor Belga Groenandael

Como os Pastores Belgas são animais rústicos e dedicados ao trabalho, eles apresentam grandes chances de desenvolver doenças como Epilepsia, Displasia Coxo-femural, Atrofia Progressiva da Retina e Pannus, que pode deixar os cães cegos.

Essa raça ainda não é muito numerosa no Brasil, por isso, ela sofre de problemas causados pelo cruzamento entre parentes, como altura fora do padrão, pelagem rala, musculatura pouco desenvolvida, orelhas muito longas e dorso arqueado para cima.

Fotos da raça Pastor Belga Groenendael

Vídeos da raça Pastor Belga Groenendael