Raça do Pastor Belga Groenendael – Características da raça, fotos e vídeos

O Pastor Belga Groenendael é um dos quatro tipos de Pastor Belga, ao lado do Tervuren, do Malinois e do Laekenois. De acordo com historiadores, o Groenendael é descendente dos antigos cães de pastoreio Deerhounds, da Europa Central. O nome homenageia o proprietário do castelo homônimo localizado nas proximidades de Bruxelas.

No Brasil, o Groendendael é a variedade mais popular entre os Pastores Belgas, apesar de ser facilmente confundido com o Pastor Alemão Preto. Os outros tipos não são muito conhecidos em nosso país.

A origem em comum para os Pastores Belgas está relacionada com Adolf Reul, diretor da Escola de Veterinária de Cureghem. Em meados do século XIX, Adolf realizou um censo entre cães pastores da Bélgica para identificar um padrão entre eles. A partir do resultado da pesquisa, o diretor chegou aos quatro tipos reconhecidos até hoje.

O Groenendael sempre foi utilizado por pastores em função da sua habilidade para conduzir rebanhos. Além disso, esse cão se caracteriza por se manter alerta na maior parte do tempo, o que ajuda na defesa contra predadores. Essa variedade do Pastor Belga sempre atuou como guardião de propriedades, função que era facilitada pelo faro apurado e pela capacidade de aprender comandos.

O Groenendael tinha disposição para trabalhar por muitas horas seguidas em tarefas como buscas e rastreamento de caças, o que é usado ainda hoje por departamentos que realizam resgates de pessoas e fazem buscas e apreensões de drogas, por exemplo.

Características – Padrões da Raça Pastor Belga Groenendael

No geral, os Pastores Belgas machos medem de60 a66 cm, enquanto o tamanho das fêmeas varia de56 a62 cm. Já o peso oscila entre 25 e36 kg.

O que diferencia uma variação da outra é, principalmente, a pelagem. No caso do Pastor Belga Groenendael, o pelo é preto e longo. Recomenda-se a escovação com bastante frequência para deixar a pelagem vistosa e sadia.

Temperamento da raça Pastor Belga Groenendael

Os Pastores Belgas são excelentes companheiros, principalmente para quem gosta de bichos de estimação ativos e brincalhões. Eles também são versáteis, pois se adaptam com facilidade a qualquer tipo de temperatura.

Os Groenendaels têm um faro excepcional e contam com uma inteligência bem desenvolvida. Além disso, essa variedade é muito carinhosa e funciona como um ótimo cão de guarda, protegendo seus donos diante de qualquer circunstância.

Independentes, valentes e destemidos, esses cães precisam ser adestrados desde filhotes para que, além de apegados ao dono, sejam obedientes.

Dicas e cuidados com a raça Pastor Belga Groenandael

Como os Pastores Belgas são animais rústicos e dedicados ao trabalho, eles apresentam grandes chances de desenvolver doenças como Epilepsia, Displasia Coxo-femural, Atrofia Progressiva da Retina e Pannus, que pode deixar os cães cegos.

Essa raça ainda não é muito numerosa no Brasil, por isso, ela sofre de problemas causados pelo cruzamento entre parentes, como altura fora do padrão, pelagem rala, musculatura pouco desenvolvida, orelhas muito longas e dorso arqueado para cima.

Fotos da raça Pastor Belga Groenendael

Vídeos da raça Pastor Belga Groenendael

 

9 Comentários

Deixe um comentário
  1. Boa Noite

    Comprei um filhote de PASTOR BELGA GROENENDAEL , ele esta com 05 meses tenho observado que ele e muito brincalhao e estou tentando tirar algumas manias dele como roer paredes portoes e tentar comer moveis gostaria muito de adestralo mais nao tenho condiçoes de pagar, voçes poderiam me dar alguma sugestao de como devo criar este filhote

    Atenciosamente

    Julio dos santos

    • Julio,
      Há muitos livros, näo muito caros que ajudam na educacäo de cäes, falam sobre adestramento e exercícios, mas nessa idade, o mais importante é ser sempre muito firme ao informar que o ato de mastigar portöes, móveis e tudo que é indevido é errado, de maneira firme e clara, porém nunca agressiva, com o tempo ele vai assimilar a sua postura e tom de voz com algo que está fazendo de errado. Uma outra dica é, brinque muito com ele, se näo dá para comprar brinquedos, faca brinquedos com meias velhas, tipo bolas de meias mesmo, com retalhos de tecidos por dentro… No acougue compre um osso grande de boi (Femur ou tíbia) asse por cerca de uma hora em forno médio (para que näo comece a cheirar mal) e de para ele roer, tudo isso ajuda, mas atividades em comum, correr, pular e brincar säo a chave… Gastar energia!

  2. ola ganhei um filhote de pastor belga ….mas os pelos dele não são cumpridos ele esta com 56 dias as orelhas estão caídas …..os pelos vao crescer mas ou ele fikara com pelagem curta os irmão deles tds eram bem peludos so o meu filhote q não teve mtm pelo é normal?

  3. Prezados:

    Gostaria de ser tutor de um pastor Belga Groenendael. sendo assim gostaria de saber sobre filhotes, futuras ninhadas valor e localização do canil, pois moro no Rio de Janeiro.

    Desde já agradeço pela atenção.
    E me coloco a disposição para qualquer contato.

  4. Eu tenho um pastor belga, olha desde pequeno ele tem o pêlo longo, focinho comprido e fino e orelhas triangulares, mas ele tem ficado com o pelo avermelhado, acho que devido ao sol, ele é muito ciumento, tenho uma pastor alemao e ele vive batendo nela kkk ele é muito estressado e mata tudo que se mexe, além de ter mordido a perna de um funcionário daqui, ele não é tao gordo e nem tao pesado, minha PA é mais pesada que ele, só que ele é muito rápido! Engraçado ele galopando, parece uma ovelhinha kkk gente é mto boa essa raça, amo tanto a alemao quanto a belga <3

  5. Olá tb , eu sou apaixonado com pastores em geral e gostaria de sabe onde encontro o pastor groendeu gostaria gostei demais dessa raça

  6. Eu acabei de ganhar um pastor alemão belga preto ele é lindo e e filhote ele morre de ciúmes quando eu vou fazer carinho na maya minha dálmata amoo muito os dois eles brincam muito juntos estou em dúvida que nome eu posso colocar no meu pastor belga vocês me ajudam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *