A origem do Fox Terrier é muito antiga, tanto que já havia descrições de cães com as mesmas características na época em que os romanos invadiram a Grã Bretanha, por volta de 55 D.C.

Raça Fox Terrier de Pelo Duro - Características da raça, fotos e vídeos

No século XV, essa raça já estava consolidada na Grã Bretanha. O Fox Terrier de Pelo Duro era utilizado na caça a raposas, por ser um exímio caçador, que usava sua valentia e sua inteligência para entrar em tocas e amedrontar os animais, avisando os caçadores em seguida.

O primeiro padrão da raça incluía duas variedades (pelo liso e pelo duro) e foi desenvolvido em 1876. No entanto, essa raça passou por diversas modificações ao longo dos anos, principalmente em suas características físicas.

Com o tempo, mais ingleses começaram a ter Fox Terriers de Pelo Duro como cães de companhia. Vários autores adotaram esse cão como uma de suas criações devido ao seu comportamento efusivo. É o caso de Milu, fiel companheiro do famoso personagem Tintin, criado por Hergé.

Características – Padrões da Raça Fox Terrier de Pelo Duro

Na pelagem do Fox Terrier de Pelo Duro predomina a cor branca, com a possibilidade de manchas pretas, castanhas ou castanhas e pretas. Como o próprio nome indica, o pelo é duro, além de ser áspero e encaracolado. Assim, é necessário escová-lo e tosá-lo com regularidade.

Raça Fox Terrier de Pelo Duro - Características da raça, fotos e vídeos

Sua altura é de, aproximadamente,39 cm. Já o peso varia de6,8 a7,7 kgnas fêmeas e7,3 a8,2 nos machos.

Temperamento da raça Fox Terrier de Pelo Duro

Esse cão médio possui energia para dar e vender. São muito fortes, persistentes e teimosos. Portanto, os donos devem ter experiência e não podem ter medo de impor sua autoridade.

O Fox Terrier de Pelo Duro está sempre alerta e pronto para viver aventuras. Agilidade e rapidez é com ele mesmo, seja em brincadeiras descontraídas ou em provas de competições.

Raça Fox Terrier de Pelo Duro - Características da raça, fotos e vídeos

Como eles precisavam ser confiantes e independentes em suas tarefas iniciais, os cães dessa raça mantiveram essas características, que são bastante úteis em suas atividades. Realize passeios e corridas constantes para que ele gaste toda a energia e fique em forma.

O contato com outros animais deve ser evitado. No máximo, deixe ele se aproximar de cães do sexo oposto. Já o contato com crianças é recomendado, pois o Fox Terrier de Pelo Duro adora se divertir com crianças.

Por estar sempre atento, esse animal costuma latir a qualquer sinal diferente, o que pode gerar transtorno com seus vizinhos. Outro problema de comportamento está ligado à tendência a cavar buracos em jardins e quintais.

Dicas e cuidados com a raça Fox Terrier de Pelo Duro

Essa é uma das raças mais tranquilas em relação à saúde, pois as suas características rústicas contribuem para que doenças não apareçam com facilidade. Por isso, basta vaciná-los, aplicar vermífugos e manter uma alimentação saudável para que ele tenha uma qualidade de vida excelente.

Fotos da raça Fox Terrier de Pelo Duro

Vídeos da raça Fox Terrier de Pelo Duro


4 COMENTÁRIOS

  1. tenho uma femea, cadela essa que está comigo a 5meses, foi rejeitada pela pessoa que comprou pra presentear o marido e o mesmo não a quiz. foi doada mais de 8 vezes e ninguem queria. eu como amo muito animais, fiquei com ela e aos poucos tentando adestra´-la da maneira que vejo na tv. so que de uns tempos pra ca, começou a bater e avançar no meu outro cão, que é velhinho, peguei na rua e ja tenho comigo a 10 anos.
    ela tem so 11 meses, e vou castra-la mes que vem. mas tb ja estou pensando em doa-la, por ela estar maltratando o meu cão. 0 que devo fazer. ela ja está ficando mais amorosa comigo, ja está se chegando mais, antes era desconfiada..
    podem me dar uma força, no que devo fazer? 0brigado

    • Para este cão é preciso educá-lo com rigor, pelo que percebi ela não foi educada desde pequena. o que deves fazer e aconselho plenamente é que fales com alguém que já tenha experiência de alguns anos com cães para te dar uma ajuda.

      ou então fala com um especialista.

      se doares a cadela é melhor doares a alguém que já tenha alguns anos de experiência com cães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui