O Fox Terrier de Pelo Liso foi desenvolvido a partir de cruzamentos entre cães das seguintes raças: Dachshund, English Hound, Fox Hound e Beagle. Sua origem é bastante antiga, tendo aparecido no Reino Unido durante o século XVII.

Raça Fox Terrier de Pelo Liso - Características da raça, fotos e vídeos

Essa raça era usada inicialmente por fazendeiros que queriam caçar ratos e raposas com mais eficiência, pois esses bichos destruíam plantações. Em 1876, o padrão da raça foi diferenciado do Fox Terrier de Pelo Duro. Já em 1885, houve a separação definitiva entre as duas variedades, quando o Fox Terrier de Pelo Liso chegou aos EUA.

Características – Padrões da Raça Fox Terrier de Pelo Liso

O aspecto físico do Fox Terrier de Pelo Liso possui uma coloração branca com algumas manchas pretas ou castanhas. Mesmo sendo lisa e densa, sua pelagem precisa ser escovada constantemente.

O tamanho desse animal oscila entre 33 e41 cm, enquanto seu pode chegar a cerca de9 kg. Além disso, a raça é musculosa e o comprimento do crânio e do focinho são quase iguais. Por sua vez, a mordedura é forte com o estilo em tesoura, ou seja, os incisivos são alinhados em inserção ortogonal ao maxilar.

Raça Fox Terrier de Pelo Liso - Características da raça, fotos e vídeos

Os olhos são redondos e escuros, mas cheios de vitalidade. Já as orelhas são pequenas em forma de “V”, de espessura média. O tronco é composto de uma cernelha bem delineada, um tórax profundo, dorso curto e forte, além de lombo musculoso, curto e arqueado.

Temperamento da raça Fox Terrier de Pelo Liso

O Fox Terrier de Pelo Curto é conhecido como o mais educado entre os Terriers. Em função de ser carinhoso, atencioso e bem humorado, esse cão é uma ótima companhia tanto para adultos como para crianças.

Eles devem se exercitar bastante, pois são esportistas natos devido ao seu histórico de caçador. Como eles são muito ativos, é aconselhável ter um exemplar da raça em residências com amplo espaço para que eles gastem energia diariamente. Caso contrário, você terá que fazer passeios com bastante frequência.

Raça Fox Terrier de Pelo Liso - Características da raça, fotos e vídeos

Um dos benefícios do Fox Terrier de Pelo Liso é que ele protege seu dono com todas as suas forças. Para isso, ele precisa se sentir incluído na rotina da família. Se você não der atenção a ele, é possível que ele passe a ignorar quem está ao seu redor ou até perseguir outros bichos.

Dicas e cuidados com a raça Fox Terrier de Pelo Liso

No que diz respeito à saúde do Fox Terrier de Pelo Liso, fique atento ao desenvolvimento de tártaro, catarata, surdez e dermatites. Todos esses problemas podem ser prevenidos e controlados se você levar seu cão a um veterinário sempre que possível para checar se está tudo certo com o seu cachorro.

Fotos da raça Fox Terrier de Pelo Liso

Vídeos da raça Fox Terrier de Pelo Liso


2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde tenho um casal de fox paulistinha ela deve filhote hoje só que nasceram dois pretos com o peito branco achei estranho ,estou com dúvida se é da mesma raça

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui