Existe muita controvérsia ao redor da origem do Kuvasz, pois alguns estudiosos consideram a raça uma das mais antigas, em função de objetos de5000 A.C. com registros do animal. Há ainda os estudiosos que acreditam em uma origem mais recente. Independente do período em que o Kuvasz surgiu, há um consenso em relação à maneira como esse cão apareceu: seu desenvolvimento está ligado às migrações do povo húngaro por diversos territórios da Eurásia.

Raça Kuvasz – Características da raça, fotos e vídeos

A função inicial da raça era guardar rebanhos e acompanhar cavaleiros em caçadas, depois que eles se fixaram onde hoje é a Hungria. Nas crônicas de Matias I, o rei da Hungria entre 1458 e 1479 registrou sua criação de Kuvasz, considerada por ele tão confiável quanto as pessoas que o rodeavam. Nessa época, a raça era usada como guardiã dos rebanhos de ovelhas e das propriedades de integrantes da aristocracia húngara e, posteriormente, dos burgueses com boas condições financeiras.

Na primeira metade do século XX, o Kuvasz quase foi extinto. Isso só não ocorreu porque criadores húngaros e alemães se esforçaram para aumentar a quantidade de exemplares da raça. No decorrer dos anos, vários países receberam esses animais, inclusive o Brasil.

Características – Padrões da Raça Kuvasz

O Kuvasz é um cachorro forte, grande e com um corpo equilibrado e músculos bem desenvolvidos. A forma do corpo proporciona bastante agilidade, que é decorrente da necessidade antiga de ser mais rápido do que outros animais, como lobos.

Raça Kuvasz – Características da raça, fotos e vídeos

Ele se movimenta com sutileza sobre suas pernas fortes, passando uma sensação de confiança em si mesmo graças aos movimentos nobres. Seu tamanho é de, aproximadamente,75 cm(na altura da cernelha). Os machos não devem ter menos que71 cm, enquanto as fêmeas não devem ter altura inferior a61 cm.

O peso médio da raça é45 kge a pelagem é dupla, podendo ser lisa ou ondulada. A escovação precisa ser semanal e a cor branca é a única permitida, sem marcas.

Temperamento da raça Kuvasz

Por suportar condições climáticas extremas, essa raça pode viver confortavelmente em qualquer localidade.

O Kuvasz adulto é bastante silencioso e calmo, só latindo quando for necessário. Já os filhotes são muito ativos e brincalhões. O contato com a família é cheio de afeto, principalmente com crianças. Além disso, o Kuvasz tolera desconhecidos, mas é exigente na hora de fazer amizades.

Raça Kuvasz – Características da raça, fotos e vídeos

Essa raça é inteligente e com um ótimo sentido de alerta, o que serve para proteger a casa e realizar funções mesmo sem adestramento.

Dicas e cuidados com a raça Kuvasz

Leve o seu Kuvasz ao veterinário com frequência, para vacinar o cão e para saber se ele não possui uma das doenças comuns entre a raça: dermatites e displasia coxo-femural.

A ração precisa ser específica para cães de porte grande e os banhos devem ser dados, em média, a cada 15 dias. Por fim, fique atento à dentição do animal, pois ele pode desenvolver tártato e outros problemas.

Fotos da raça Kuvasz

Vídeos da raça Kuvasz

 


3 COMENTÁRIOS

  1. A raça não precisa tomar banho a cada 15 dias, eles só tomam banho 4 vezes ao ano, devido ao seu pelo duplo, precisa ser escovado semanalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui