Alguns artefatos encontrados no Egito por volta de3000 a.C. continham representações de cachorros semelhantes ao Mastife. Porém, a versão mais precisa é que essa raça se originou nas Ilhas Britânicas com a ajuda dos celtas, principalmente quando Julio César invadiu a Grã-Bretanha em55 a.C.

Raça Mastife – Características da raça, fotos e vídeos

O Mastife (ou Matiff) é descendente dos Dogues Gregos e Assírios. Inicialmente, os Mastifes estavam disponíveis apenas para a nobreza da Idade Média, participando de lutas de cães e sendo usados como cães de caça e de proteção pessoal ou patrimonial.

Na década de 1970, essa raça foi levada para a Espanha e, posteriormente, espalhou-se por diversos países.

Características – Padrões da Raça Mastife

Um dos maiores cães do mundo, o Mastife possui um formato volumoso, vigoroso e com as partes do corpo equilibradas. No que diz respeito ao tamanho, os cães da raça medem entre 70 e80 cme pesam de 60 a 100 kg.

Raça Mastife – Características da raça, fotos e vídeos

A cauda é alta, larga na raiz e fina na ponta. O nariz é largo, os olhos são pequenos e afastados e as orelhas são pequenas e finas. Já o pescoço é bem definido e o focinho é pequeno.

Por sua vez, a pelagem é curta e espessa, com uma coloração que não varia muito, com predominância dos tons de fulvo. A região em volta dos olhos, o focinho e as orelhas devem ser da cor preta.

Temperamento da raça Mastife

Mesmo com sua imensa força, o Mastife é um excelente cachorro para conviver em harmonia com adultos e crianças. Por ser um cão afetuoso, adora ficar ao lado de sua família.

Raça Mastife – Características da raça, fotos e vídeos

Apesar de ser um bicho de estimação simpático, o Mastife não é muito submisso e desconfia de estranhos, podendo atacar desconhecidos. Já a relação com outros cães é pacífica.

Para aprimorar as qualidades de guardião e controlar a teimosia do animal, é necessário educá-lo desde pequeno a se comportar de maneira adequada.

Dicas e cuidados com a raça Mastife

A pelagem curta exige cuidados mínimos com escovação e manutenção, mas os cães da raça se incomodam com climas quentes.

Além de vacinar seu cão e disponibilizar uma alimentação saudável, observe a dentição do animal e fique atento a qualquer sinal diferente no corpo ou no comportamento do Mastife, pois ele pode ter Displasia Coxo-femural, Cardiomiopatia, Atrofia Progressiva da Retina, Epilepsia, Torção Gástrica e até Câncer.

Fotos da raça Mastife

Vídeos da raça Mastife

 


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui