O Schnauzer Gigante surgiu na Alemanha, a partir de cruzamentos de cães da raça Schanuzer Stantard (padrão) com cães pastores de grande porte, além de cachorros da versão antiga do Dogue Alemão. Esses acasalamentos aconteceram com o intuito de se criar cachorros que pudessem ser condutores de rebanhos bovinos, pastores de ovelhas e cães de guarda.

Raça Schnauzer Gigante – Características da raça, fotos e vídeos

O reconhecimento do Schnauzer Gigante como raça independente ocorreu em 1895. Em função de seu tamanho e de sua eficiência como cão de guarda, essa raça passou auxiliar a polícia alemã a garantir a segurança nas ruas. Além disso, o Schnauzer Gigante ajuda equipes de resgate nos Estados Unidos e no Canadá, onde também detectam substâncias proibidas em aeroportos.

Características – Padrões da Raça Schnauzer Gigante

O tamanho do Schnauzer Gigante é sua característica mais marcante. Enquanto o Schnauzer Standard mede de 45 a 50 cm de altura e pesa entre 14 e 20 kg, o Schnauzer Gigante tem uma altura que oscila de 59 a 70 cm e seu peso varia de 32 a 35 kg. Como o Schnauzer Gigante é um cão enorme, muitas pessoas se intimidam e preferem o Schnauzer Padrão, principalmente quem vive em locais com pouco espaço disponível.

Raça Schnauzer Gigante – Características da raça, fotos e vídeos

A pelagem desse gigante de quatro patas é dura, densa e curta. Há também uma cobertura não tão curta, que fica rente ao corpo. A cor dos pelos pode ser preta ou “pimenta e sal” (diferentes nuances de cinza), com uma máscara escura. As demais características do corpo do animal são semelhantes às do Schnauzer Padrão.

Os olhos são médios e escuros, com uma expressão bastante viva. Por sua vez, as orelhas são caídas, inseridas altas, voltadas para frente em direção às têmporas e em forma de “V” com as bordas internas estendidas perto das bochechas.

O pescoço é forte e musculoso, enquanto o peito do Schnauzer Gigante é relativamente largo e apresenta diâmetro oval.

Temperamento da raça Schnauzer Gigante

Por ser um cachorro de grande porte, o Schnauzer Gigante tem um aspecto imponente, com uma postura alerta. Além disso, essa raça é muito dedicada aos donos.

Raça Schnauzer Gigante – Características da raça, fotos e vídeos

Como tem personalidade forte, o Schnauzer Gigante não deve ser criado por quem não tem experiência com esse tipo de cão. Também vale notar que a raça precisa de bastante espaço para se exercitar. Como o Schnauzer Gigante tem energia de sobra para gastar, pessoas com espírito atlético são as mais indicadas para ter esse tipo de cão.

Devido à função protetora, o Schnauzer Gigante defende seu território bravamente e tem uma atitude reservada diante de desconhecidos. Para exercer suas funções de cão de guarda, não é necessário muito esforço, uma vez que a raça é bastante inteligente. Porém, recomenda-se que os cães sejam adestrados desde cedo.

Não é aconselhável ter outros cães do mesmo sexo convivendo com um Schnauzer Gigante, por conta da sua necessidade de marcar o território. Além disso, é melhor evitar o contato com criança e até outros animais, pois o Schnauzer Gigante pode machucá-los acidentalmente devido ao grande porte.

Dicas e cuidados com a raça Schnauzer Gigante

No caso de cães para exposições, é necessário ter alguns cuidados específicos, como submetê-los ao stripping (retirada de pelos) semanalmente. Mas se você não tem a intenção de levar seu Schnauzer Gigante a competições de raças, basta tosar o animal de maneira tradicional, o que garantirá a saúde do cachorro e a limpeza da casa, pois essa raça não cheira tão forte e nem solta tantos pelos como outras raças de pelo longo.

Além disso, é fundamental exercitar o cão constantemente e oferecer uma alimentação equilibrada. Lembre-se ainda de levar seu Schnauzer Gigante para as devidas vacinações e não se esqueça de ficar atento a sinais das seguintes doenças: hipotiroidismo, displasia coxo-femural, epilepsia e problemas de pele associados a alergias ou à ausência de determinados nutrientes na alimentação.

Fotos da raça Schnauzer Gigante

Vídeos da raça Schnauzer Gigante

 


2 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimos, adotei um cachorro desta raça mas ele não combina de forma alguma com o outro cãozinho que temos em casa. Vocês poderiam indicar alguém em Brasília que possa ampará-lo e/ou adotá-lo?
    Desde já agradeço.
    Sem mais,
    Ana Paula Barbosa
    Brasília DF
    (61) 9146-6967

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui