Acredita-se que a origem da raça Setter Inglês está relacionada com o cruzamento das raças Spaniel Espanhol e Pointer Francês. Essa é a teoria mais aceita, e a atual aparência do Setter Inglês só foi possível graças ao trabalho do inglês Edward Lawerack, que desenvolveu um programa da criação no século XIX, consolidando o padrão da raça.

Raça Setter Inglês – Características da raça, fotos e vídeos

Lawerack começou seu programa fazendo uma pesquisa em toda a Inglaterra entre 1825 e 1845, buscando os melhores exemplares do Setter Inglês. Devido à enorme diversidade de características físicas entre cachorros da mesma raça, o pesquisador selecionou os cães cuja aparência mais se aproximava do ideal procurado por Lawerack.

Depois que o inglês faleceu, sua criação passou a ser reconhecida em exposições de beleza e provas de caça. No início, o Setter Inglês servia como cão de apoio na caça de diversos animais. Como eram utilizadas redes de chumbo para auxiliar a prática, isso influenciou a forma peculiar como os cães da raça indicam a presença de uma possível presa.

O padrão consolidado por Lawerack foi aperfeiçoado pelo criador Purcell Llewely, que desenvolveu um tipo físico direcionado para um desempenho mais eficiente na caça. Dessa forma, os cães eram menores e com a possibilidade de grandes manchas nos pelos, além de uma cauda portada e mais alta. Por sua vez, os exemplares que participam de exposições de beleza são altos, peludos e com cabeça mais pesada e “talhada”.

No Brasil o Setter Inglês não é tão popular quanto o Setter Irlandês (principalmente a partir das décadas de 60 e 70), mas nos países em que a caça é legalizada, o Setter Inglês faz bastante sucesso, como na França, na Itália e nos Estados Unidos.

Características – Padrões da raça Setter Inglês

A raça tem tamanho médio, com contornos bem definidos e movimentação elegante. Os machos medem de65 a68 cme as fêmeas oscilam entre 61 e65 cm. O visual elegante se deve ao porte físico e à sua pelagem, que precisa ter sempre o branco como cor predominante. Pode haver algumas pintas no corpo, desde que sejam laranjas, pretas ou tricolores.

Raça Setter Inglês – Características da raça, fotos e vídeos

Os pelos são longos, macios e exigem escovações constantes, além de cuidados com a tosa. Fique sempre atento para que os pelos não fiquem embaraçados ou então com galhos e gravetos presos, caso seu cachorro viva em jardins e gramados.

Temperamento da raça Setter Inglês

O Setter Inglês é o mais sossegado entre os outros Setters, pois seu comportamento é tão estável que ele é considerado um verdadeiro “cavalheiro”. Por conta dessa doçura e do grande apego familiar, não é recomendável que o Setter Inglês fique muito tempo isolado.

Esses cães convivem em harmonia com outros animais e com qualquer pessoa, inclusive com crianças, com quem eles possuem paciência e disposição para muitas brincadeiras. Além disso, eles gastam energia se exercitando quando correm e pulam sem parar.

Raça Setter Inglês – Características da raça, fotos e vídeos

As atividades físicas são importantes para que a raça tenha um desenvolvimento apropriado, especialmente quando não há muito espaço no ambiente. Se esse for o seu caso, comprometa-se a levar seu cachorro para passeios em lugares amplos, de preferência todos os dias.

Além disso, esses cães fazem sucesso porque latem pouco, só quando algum desconhecido surge. Portanto, o Setter Inglês avisa para a presença de estranhos, que não são mais considerados desconhecidos quando o dono apresenta o cão a eles. Esse tipo de Setter não é tão extrovertido como o Irlandês, mas também não chega a ser extremamente desconfiado como o Setter Gordon.

Já para os que têm a intenção de criar cães da raça para a caça, é possível utilizá-los para caçar aves em planícies de vegetação rasteira. Eles costumam procurar suas caças em zigue-zague, sempre um pouco à frente de seus donos.

Dicas e cuidados com a raça Setter Inglês

Dificilmente o Setter Inglês apresenta problemas de saúde recorrentes, pois a raça costuma ser muito saudável. Além de cuidados básicos envolvendo a pelagem, vacinação, exercícios e uma alimentação balanceada, fique atento apenas a sinais diferentes no comportamento e na aparência do seu animal, que pode ter alergias, displasia coxo-femural e até surdez congênita.

Fotos da raça Setter Inglês

Vídeos da raça Setter Inglês

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui