Apesar do mistério que envolve tanto o desenvolvimento do Setter Irlandês como raça independente como a época em que ele foi espalhado por toda a Europa, sabe-se que a constituição desses cães ocorreu a partir dos Spaniels, que eram encontrados com facilidade na Irlanda.

Raça Setter Irlandês – Características da raça, fotos e vídeos

Diferente da forma atual, os primeiros exemplares de Setter Irlandês tinham os pelos brancos e vermelhos. Graças ao trabalho do criador Maurice O’Connor, em aproximadamente1770, araça passou a manter as características que conhecemos até hoje.

Inicialmente, a raça foi desenvolvida para a caça, em função do faro apurado e da agilidade com que esses animais conseguiam se movimentar. O nome da raça vem justamente da forma como esses cães costumavam caçar. Para indicar a caça ao caçador, o Setter Irlandês apenas sentava e esperava (a palavra “Setter” vem do verbo inglês “to set”, que significa “apontar”).

Com o tempo, o Setter Irlandês se consolidou com um cachorro de grande popularidade em todo o mundo, participando de diversas exposições caninas, em função da sua beleza e da atenção com que realiza tarefas.

Características – Padrões da raça Setter Irlandês

A raça se caracteriza por uma pelagem lisa e macia, em tons castanhos avermelhados. O padrão permite uma única mancha branca no peito, herança de sua origem branca e vermelha. Já o comprimento oscila conforme a linhagem em que o animal foi criado.

Raça Setter Irlandês – Características da raça, fotos e vídeos

Na parte anterior dos membros e na ponta das orelhas, geralmente o Setter Irlandês tem pelos curtos, enquanto nas outras partes do corpo o comprimento é moderado, variando em torno de5 cm.

A altura de machos dessa raça é de56 a64 cm, na altura da cernelha. Já as fêmeas medem entre 54 e62 cm. Por sua vez, o peso varia de20 a30 kg.

A cabeça é longa e fina, com olhos castanhos e orelhas de inserção baixa e posterior. A cauda é relativamente longa, mas proporcional ao tamanho da raça.

Temperamento da raça Setter Irlandês

Sempre preparado para brincadeiras e atividades que requerem muita energia, o Setter Irlandês é conhecido pelo bom convívio com pessoas de qualquer idade, inclusive crianças.

Essa raça também se destaca pela canseira que ela pode dar e ainda ter disposição para muito mais. Por conta disso, os cães da raça precisam de exercícios constantes, caso contrário, podem desenvolver um comportamento destrutivo, especialmente se viverem em lugares pequenos.

Raça Setter Irlandês – Características da raça, fotos e vídeos

Em relação à personalidade, é possível afirmar que o Setter Irlandês é um cão muito leal e manso. Ao notar algo suspeito, ele late de forma estridente, servindo como alarme.

O adestramento é essencial para quem deseja um Setter Irlandês que não seja teimoso e muito agitado. Apesar disso, os cachorros da raça são reconhecidos pelo grande afeto com seus donos, passando horas deitados ao lado deles.

Dicas e cuidados com a raça Setter Irlandês

A pelagem do Setter Irlandês precisa ser escovada, pelo menos, semanalmente. Na época da muda, é necessário aumentar a frequência, para que os pelos mortos sejam todos removidos do corpo.

Por serem mais longas, as orelhas exigem uma atenção especial, pois elas estão propensas a terem otite, devido ao abafamento e à retenção de umidade, que aumentam a produção de cera. Logo, é aconselhável limpar as orelhas toda semana.

Além disso, a raça pode apresentar os seguintes problemas: atrofia progressiva da retina, displasia, torção gástrica, epilepsia e hipotiroidismo. Para prevenir e diagnosticar esses problemas, consulte um veterinário de confiança sempre que possível e mantenha as vacinas em dia.

Por fim, a alimentação também exige alguns cuidados. De preferência, ofereça apenas ração ao Setter Irlandês, pois alimentos gordurosos deixam a pelagem oleosa, facilitando a ocorrência de seborréia.

Fotos da raça Setter Irlandês

Vídeos da raça Setter Irlandês

 


3 COMENTÁRIOS

  1. eu sou de ribeirão preto gostaria de ter informações sobre criadores da raça setter irlandês na região ou propriamente aqui em ribeirão, aguardo resposta, obrigado.

  2. Minha cadela coocker spainel Setter Irlandes,está com quase 2 anos e não gosta de ração
    ,só come arroz comlegumes e tem muita fome. venho ficar comigo já com mais de 3 meses
    eu não sei mais como alimenta-la,faço o arroz sem tempero e as vezes coloco uns pedaçinhos de frango.Quantas vz devo alimenta-la por dia.Por favor me ajude,moro sozinha
    com ela e ela é mina companheira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui