A raça Skye Terrier é a mais antiga dentre as derivadas do Terrier Escocês. Originária nas ilhas do noroeste da Escócia, há mais de 400 anos, a raça tem esse nome porque a ilha onde os primeiros exemplares apareceram se chamava Skye.

Raça Skye Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Inicialmente, esses cães eram utilizados para a caça de raposas e outros roedores de tamanho pequeno. No século XIX, as características da raça eram bem distintas do padrão atual (orelhas dobradas com menos pelos, cabeça menor e mais leve).

A popularidade do Skye Terrier atingiu seu ápice quando a rainha Vitória se interessou pela raça graças ao desempenho dos cães de uma senhora chamada Mrs. Pratt, que passeava com eles no Hyde Park, em Londres, quando os cães avistaram pegadas de texugo e partiram à caça. Esse fato ocorreu em 1840.

Outra história marcante envolvendo a raça aconteceu em Edimburgo, no ano de 1858, quando o dono de um Skye Terrier denominado Greyfriars Bobby faleceu. O cachorro ganhou notoriedade por não sair de perto do cemitério onde o dono foi enterrado. Depois de 14 anos, o cão também morreu.

Além dessas histórias, a raça se destacou por sua aparência exótica e por ter sido uma das primeiras a participar de exposições caninas. Esse cão foi adotado pela aristocracia inglesa e, com o tempo, tornou-se cão de companhia em espaços urbanos. No Brasil, aos poucos ela ganha seu espaço com a ajuda de alguns criadores.

Características – Padrões da raça Skye Terrier

Apesar de ser uma raça de porte pequeno, o corpo é comprido, fazendo com que ele se assemelhe a um Basset, só que cheio de pelos, inclusive tapando os olhos.

Raça Skye Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

A pelagem pode ser preta, cinza, baio ou creme, desde que o focinho e as orelhas sejam pretos. As cores são sólidas com a possibilidade de sombreados da mesma cor e subpelos mais claros. O padrão também admite uma pequena mancha branca no peito.

As orelhas são eretas e sua altura mede cerca de25 cm. Enquanto isso, o peso é de aproximadamente11 kg.

Temperamento da raça Skye Terrier

O Skye Terrier é um cachorro conhecido por sua valentia e por ser muito resistente. Apesar de ser um excelente cão de companhia, adaptando-se bem ao convívio com pessoas de todas as idades, esse cão costuma sair correndo quando avista uma possível presa.

Raça Skye Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Diante de outros cães, o Skye Terrier é destemido. Portanto, é necessário cuidado ao deixar essa raça na presença de outros cachorros.

Com pessoas desconhecidas, ele é bem reservado, mas fica bastante à vontade com os membros da família. Ele se caracteriza por eleger um dono, para quem se entrega completamente.

Dicas e cuidados com a raça Skye Terrier

Além de cuidados básicos como exercícios constantes, alimentação balanceada e vacinas em dia, é necessário ficar atento a qualquer sinal diferente. Mesmo sendo bastante resistente, principalmente por ser uma raça rústica, o Skye Terrier está propenso a ter as seguintes doenças: atrofia progressiva da retina, subluxação da patela e alergias, especialmente a comidas e pulgas. Por isso, leve sempre seu cão a uma clínica veterinária de credibilidade, para garantir a saúde do seu animal.

Por fim, evite tosar o bicho e preste atenção à sua pelagem depois de passeios ao ar livre, pois o comprimento facilita que folhas e galhos fiquem presos nos pelos.

Fotos da raça Skye Terrier

Vídeos da raça Skye Terrier

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui