Acredita-se que a raça Whippet tenha surgido do acasalamento de Greyhounds com Terriers, sendo que o objetivo era a criação de uma raça especializada na caça de animais como lebres e coelhos, mas que também fosse rápida o suficiente para caçar ratos.

Raça Whippet - Características, fotos e vídeos

Os exemplares desta raça fazem parte da família dos Galgos, que contempla ainda raças como Saluki e Afghan Hound. Os cães Whippet caíram rapidamente no gosto dos ingleses com a criação das corridas de cães, sendo que eles eram os preferidos das camadas mais baixas da população.

Características – Padrões da raça Whippet

Um dos pontos mais marcantes dos Whippets é o corpo de formato aerodinâmico, com a linha superior arqueada, pouquíssima gordura e pernas longilíneas e anguladas. Tal característica faz com que ele seja o cão perfeito para a prática de esportes como corrida e agility.

Raça Whippet - Características, fotos e vídeos

A pelagem dos Whippets é bem fina e curta e praticamente não demanda cuidados. Todas as cores são aceitas pelo padrão da raça, por conta disto é que a variedade é tão grande, sendo possível encontrar cães de uma cor só, os chamados part colors, como também bicolores e tigrados.

Os machos costumam medir entre 47 e 51 centímetros de altura, e as fêmeas medem entre 44 e 47 centímetros.

Se os cães forem submetidos à atividade física constante e receberem boa alimentação, é praticamente impossível que desenvolvam algum problema de saúde.

Temperamento da raça Whippet

Os Whippets são extremamente dóceis, brincalhões, carinhosos e fiéis. Adoram a companhia de seus donos e detestam ficar sozinhos por longos períodos.

Raça Whippet - Características, fotos e vídeos

Mesmo que sejam bastante ativos e necessitem de exercícios físicos com frequência, os exemplares da raça costumam se adaptar muito bem a espaços pequenos, e podem muito bem ficar deitados ao lado de seus donos por um bom tempo sem que incomodem alguém.

Os cães da raça Whippet são muitíssimo friorentos por conta do pelo curto e por isto não é recomendável que durmam fora de casa. Eles convivem muito bem com outros cães, principalmente se tiverem sido criados juntos. Convivem também em harmonia com crianças.

Os exemplares desta raça são ainda um tanto desconfiados com estranhos, necessitam de limites desde muito cedo e aprendem rápido o que lhes é ensinado.

Como já foi mencionado, os Whippets são ainda companheiros ideais para donos esportistas, visto que não dispensam uma corrida ou caminhada.

Dicas e cuidados com a raça Whippet

Os filhotes de Whippet costumam ser bastante agitados e contar com uma boa dose de energia. Por esta razão, não raramente eles simplesmente deixam de se alimentar para poder brincar. Sendo assim, é importante estimular o animal a se acostumar a comer quando pequeno.

Fotos da raça Whippet

Vídeos da raça Whippet

 

 


7 COMENTÁRIOS

  1. Por favor minha namorada tem um Whippet Branco que é lindo demais, ele está com 5anos e estamos procurando uma fêmea para ele pode cruzar.

    Por favor alguém pode ajudar? Obrigado.

  2. Oie eu tenho uma cãozinha que achei abandonada na rua com 2 meses, hoje está com um aninho já… minha veterinário falou que ela pode ser uma Whippet pela característica dela mas não tem certeza, como faço para descobrir isso??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui