As criptomoedas são um tipo de moedas digitais muito utilizado atualmente. Diversos lugares já implementaram esse método de pagamento no dia a dia. Como é o caso do jogo 777 e também de outras plataformas.
Entretanto, muitas pessoas se preocupam atualmente sobre o futuro desse tipo de pagamento, principalmente os internacionais. A seguir, falaremos mais sobre as previsões para isso. Confira!
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são um tipo de moedas digitais que utilizam um modelo descentralizado e devem ser guardadas em carteiras digitais. Hoje em dia existem diversas criptomoedas que podem ser utilizadas, inclusive em pagamentos internacionais. A cada dia que passa as criptomoedas são mais bem aceitas, mas esse ainda tem sido um processo.
À medida que as criptomoedas ganham maior aceitação e adeptos, ela pode continuar a evoluir. Isso oferece mudanças significativas para os pagamentos internacionais e a seguir falaremos um pouco mais sobre como isso pode ocorrer.
Inclusão financeira
Um dos maiores benefícios de utilizar as criptomoedas é pela inclusão financeira. Esse método de pagamento consegue fornecer uma alternativa acessível para qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Ainda que essa pessoa não tenha acesso aos serviços bancários tradicionais.
Além disso, com as criptomoedas você pode fazer transações internacionais independente do valor e com pequenas taxas. Essa facilidade nem sempre é possível em bancos tradicionais, por exemplo.
Para o futuro
Caso as criptomoedas se tornem cada vez mais um método de pagamento comum como tem sido atualmente, existem duas previsões certeiras para o futuro. A primeira delas é de que diversas plataformas irão adotá-las em massa pela sua praticidade e segurança. Ela também tende a ser a preferida quando falamos de transações internacionais.
Também é possível que haja uma integração entre o mercado financeiro atual e as criptomoedas. Assim, será possível escolher entre os dois tipos de sistema de pagamento facilmente.
Moedas digitais desenvolvidas pelos Bancos Centrais
Uma das principais características das criptomoedas é o fato de elas operarem em um sistema de descentralização. Porém, com a aderência cada vez maior das mesmas, é de se esperar que os Bancos Centrais criem moedas digitais que serão reguladas pelo mesmo e centralizadas.
Com as moedas digitais dos Bancos centrais e as criptomoedas coexistindo, existem mais opções para o público escolher e isso pode até mesmo facilitar os pagamentos internacionais. Esse tipo de moeda também pode trazer mais estabilidade ao modelo de moedas digitais, já que por serem reguladas pelo Banco Central passam mais confiabilidade.
Velocidade e Eficiência
As moedas digitais permitem que você faça pagamentos de forma muito mais rápida e eficiente. As transações internacionais podem ser concluídas em poucos minutos, sendo muito mais interessantes do que os métodos tradicionais. Essa rapidez não tem codependência nenhuma com a distância entre as duas pessoas, por exemplo.
As redes de criptomoedas também não encontram nenhum tipo de limitação de horário. Isso significa que você poderá realizar transações 24/7. Isso aumenta significativamente a conveniência desse método de pagamento. Vale ressaltar ainda que ele funciona normalmente mesmo em feriados.
Impactos da economia
Diversos eventos importantes para a economia nacional e internacional podem acontecer, sejam depressões ou crescimentos que podem impactar nas criptomoedas. Esses eventos à primeira vista podem parecer impactar apenas as moedas físicas e dinheiro impresso, no entanto, atinge, da mesma forma, criptomoedas. Apesar desse dinheiro digital ser menos impactado pelo mercado externo e serem consideradas muito mais seguras em caso de crises, elas não ficam isentas de quaisquer impactos.
Em momentos de depressão econômica a tendência é que as criptomoedas oscilem mais. Isso se dá pelo grande volume de compras e vendas das mesmas. É importante lembrar que essas oscilações não são necessariamente para valores mais baixos. Pode haver um crescimento exponencial de criptomoedas em casos de crises econômicas.
Desafios da regulação
As criptomoedas oferecem diversos benefícios quando comparadas com os bancos tradicionais. Porém, o fato de ainda não haver uma regulação clara faz com que nem todo mundo esteja disposto a aderir esse método de pagamento. O governo atualmente tem feito um trabalho árduo para começar a regulamentar essas moedas, mas ainda não há nada definido. A regulamentação é importante para proteger as pessoas que utilizam esse tipo de moeda, principalmente de atividades ilícitas.
A volatilidade também é uma preocupação para quem pensa em utilizar essa moeda. Sem uma regulamentação adequada a volatilidade pode variar muito e muitas pessoas preferem não apostar em uma moeda que não é estável. Mas, por outro lado, já existem empresas desenvolvendo soluções para esse problema.
Redução de custos
A redução de custos que as criptomoedas oferecem também costuma ser um ótimo benefício para utilizá-las como método de pagamentos internacionais. Por serem descentralizadas, as criptomoedas contam com baixas taxas, diferente dos bancos tradicionais.
Essa redução de custos beneficia a todos, mas principalmente aqueles que precisam mandar dinheiro para a família que reside em outro país e muitas vezes é taxado com valores muito altos.
Aumento de valor
As criptomoedas costumam depender muito da demanda do mercado. O processo de oferta e procura é de grande importância para determinar como essas moedas vão se relacionar com possíveis pagamentos internacionais. Quanto mais pessoas interessadas em comprar criptomoedas, maior será o seu valor. Por outro lado, se menos pessoas procurarem comprar a moeda virtual, então seu valor tenderá a cair. E a tendência para o futuro é a primeira opção.
Outro aspecto de grande relevância para o futuro dos pagamentos internacionais com criptomoedas e o aumento de valor das mesmas é a venda das criptomoedas por detentores delas. A maioria das pessoas pensa em vender as suas criptomoedas imediatamente após uma queda. Essa ação de se livrar da criptomoeda em queda faz com que ela caia ainda mais.
Por isso, é sempre fundamental ficar de olho no mercado para entender o fluxo das criptomoedas nas quais deseja investir para escolher a melhor opção para realizar os seus pagamentos.