Você costuma dar chocolates para o seu cachorro? Ele contém substâncias tóxicas que podem trazer muitos prejuízos para a saúde dele. Saiba mais!

Existem petiscos que são específicos para cães como, por exemplo, os biscoitos. Mas, em hipótese alguma o seu cachorro pode comer chocolate, por isso, jamais divida essa guloseima com ele, porque pode prejudicar e trazer muitos prejuízos para a vida do seu amigo.

Saiba porque seu cão não deve comer chocolate!

Os chocolates são fabricados com sementes torradas de Theobroma Cacau e na composição há um elemento denominado metilxantina ( teobromina e cafeína), que contêm propriedades que são tóxicas para os animais. Ou seja, os cães ao ingerir este doce podem ter complicações sérias de saúde e algumas vezes elas podem ser fatais.

Um dos componentes mais tóxicos é a Teobromina, que quanto mais puro for o cacau, mais essa substância estará presente. Este componente pode ficar até 6 dias presente no organismo do cão, ou seja, se ele comer apenas um pedaço ou vários consecutivos estará correndo risco. Por isso, evite e não dê chocolates para o seu cachorro.

O chocolate branco tem menos Teobromina na sua composição, mas mesmo a quantidade sendo menor, ele não deve ser dado ao cão. Além disso, essa substância demora a ser eliminada do organismo , porque ela é expelida através do fígado e isso pode demorar, em média, de 5 a 6 dias.

Os cães apresentam vários tipos de sintomas devido à ingestão desta substância como a hipertensão moderada, excitação, arritmia, tremores, diminuição na frequência cardíaca ou aumento, incontinência urinária, entre outros.

Outra substância presente no chocolate e que pode trazer muito prejuízo para a saúde do

animal é a Cafeína, que quando ingerida estimula o músculo cardíaco e age no sistema nervoso central e, consequentemente, pode potencializar o efeito causado pela Teobromina. Devido à cafeína os cães podem ter tremores, convulsões, entre outros sintomas.

Os sintomas gerais causados pela ingestão do chocolate são vômito, diarreia, ingestão excessiva de água, enjoo, hemorragia intestinal, aumento de temperatura no copo, que pode provocar coma e morte.

Saiba porque seu cão não deve comer chocolate!

 

Se você notar que o seu cachorro está sentindo qualquer um destes sintomas leve-o imediatamente ao veterinário para fazer os exames e indicar o tratamento correto.

Será necessário avaliar a quantidade de substâncias tóxicas presentes no organismo do animal para decidir o tipo de tratamento adequado. Assim, se você perceber qualquer sintoma estranho, não demore e leve-o com urgência ao veterinário.

Portanto, não dê chocolates para o seu amigo e converse com os seus familiares e amigos para fazer o mesmo e explique que isso pode trazer problemas para a saúde dele. Se quiser alegrá-lo e dar uma coisa diferente para ele saborear, além da ração, compre petiscos específicos para cães.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui