A origem da raça Samoieda envolve até hoje controvérsias e dúvidas. A teoria mais aceita é a de que ela surgiu na Sibéria há mais de cinco mil anos, localidade esta em que os cães exerciam diversas tarefas como guiar trenós, pastorear renas e caçar. Os exemplares da raça serviam ainda como aquecedores, proporcionando calor aos seus donos nas noites mais geladas.

Há controvérsias também com relação ao responsável por introduzir a raça no Ocidente, sendo que a apresentação oficial da mesma se deu em 1893 e o primeiro clube dedicado à raça foi fundado em 1920.

Características – Padrões da raça Samoieda

Uma das características mais marcantes dos cães Samoiedas é o seu sorriso. Foi criado inclusive o termo “sorriso Samoieda” que se refere ao formato dos lábios dos cães, que fica ligeiramente levantado quando estes colocam a língua para fora, dando realmente a impressão de estarem sorrindo.

A altura dos cães machos normalmente gira em torno de 57 centímetros, enquanto que as fêmeas costumam medir 53 centímetros.

A cor predominante da pelagem é branca, mas aceitam-se exemplares nas cores creme ou branco com manchas creme, desde que não se tenha a impressão do cão ser bege.

A raça Samoieda, principalmente por ter surgido e se desenvolvido em uma região em que o frio é predominante, raramente adoece. Embora não existam doenças comuns aos exemplares da raça, é possível que os cães apresentem em algum momento da vida catarata, displasia coxo femural ou epilepsia.

Temperamento da raça Samoieda

Os cães Samoieda são extremamente apegados aos seus donos e não costumam dar trabalho caso sempre recebam atenção, carinho e não sejam deixados sozinhos por longos períodos. Os exemplares da raça são também alegres e adoram brincadeiras. Apesar de serem companheiros e poderem viver bem em apartamentos, os cães desta raça necessitam de donos dispostos a lhes prover atividades físicas e passeios constantemente.

Os Samoiedas não são agressivos e se comportam bem frente à pessoas estranhas. Convivem muitíssimo bem com crianças e com outros cachorros, principalmente porque eles são originalmente cães de matilha.

Os filhotes de Samoieda possuem muita energia e por conta disto precisam ser educados desde cedo, com imposição de limites. É recomendável ainda que sejam treinados com relação aos latidos, estes bastante peculiares e que em excesso podem se tornar desagradáveis.

Dicas e cuidados com a raça Samoieda

Os cães Samoieda são cães extremamente limpos e não exalam aquele odor característico de cachorro. Para garantir que esta característica prevaleça é recomendável que os banhos sejam dados o mínimo de vezes possível, de modo que a oleosidade natural da pele e responsável por impedir que a sujeira se acumule não seja removida.

É importante ainda que os cães sejam escovados diversas vezes na semana para conservar a beleza da pelagem. Na época da muda os cães devem ser escovados com ainda mais freqüência para que os pelos mortos sejam eliminados. Além disso, os Samoiedas nunca devem ser tosados.

Fotos da raça Samoieda

Vídeos da raça Samoieda


12 COMENTÁRIOS

  1. Foi muito legal conhecer sobre os animais minha cachorra está gravida e eu queria saber mais sobre ela e eu aprendi muito mais agora se acontecer alguma coisa vou saber oque devo fazer muito obrigada

  2. olá!!! eu tenho um que é de duas raças Samoieda com Rottweiler lindo… só que ele pegou a cor preta, mais com as mesmas características de um Samoieda. Procurei o site para saber mais sobre a raça gostei mto são mto fofos.

  3. Amo cachorros e o Samoieda é um dos cachorros que mais sonho em ter! ainda mais que ele se dá bem com crianças! O único problema seria o espaço, pois moro em apartamento, mas ainda pesquisando e vi que isso não será problema, desde que leve ele todos os dias para se exercitar e fazer uma caminhada, que bom! Além de ter uma companhia, estimula os donos a praticarem atividades físicas e terem uma vida mais saudável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui