Um cachorro elegante, que se destaca pela inteligência e habilidade em aprender coisas novas. Conheça mais sobre o Schipperke e encante-se!

A origem da raça Schipperke é desconhecida, mas algumas pesquisas apontam semelhanças com Spitz e os Cães de Pastoreio Belga. Algumas hipóteses sugerem, também, que a raça já existia no século XV na Holanda e seria oriundo de outras raças de pequeno porte de cães pastoreio conhecido como “Leuvénaars”, que estão desaparecidos.

Schipperke - história, características e curiosidades

O nome Schipperke significa “Pequeno pastor”, e alguns estudos sugerem que a raça foi originada na Bélgica, no século XVI. Atualmente, a raça é muito usada para companhia ou guarda.

Características do Schipperke

O Schipperke pode medir 35 cm (macho) e 35 cm fêmea. O peso pode variar entre 3 a 9 kg para machos, e fêmeas têm o mesmo peso. São cães de pequeno porte de aparência elegante e muito robusta.

A pelagem externa é brilhosa, densa e totalmente preta. O subpêlo pode apresentar outros tons além do preto, como, por exemplo, cinza. A pelagem forma vários tipos de comprimentos, sendo mais curta nas orelhas, cabeças e faces e apresentando-se mais longas em regiões como na cauda, parte externa das coxas e ao redor do pescoço, em que se forma uma juba.

As orelhas do Schipperke são pontiagudas e os olhos muito expressivos. A postura é firme e os membros são musculosos e elegantes.

Temperamento da raça Schipperke

O Schipperke é dócil, tranquilo e muito sereno. Possui um temperamento determinado e um espírito muito protetor, além de ser sociável com crianças e adultos. Ele possui um forte instinto para proteção, por isso, vai buscar sempre proteger o local em que vive e o dono. O Schipperke é considerado um excelente cão de guarda, estando sempre em alerta e atento a tudo o que acontece a sua volta.

Em relação a estranhos, a postura do Schipperke é atenta e defensiva. Ele é um cachorro ativo e adapta-se bem a apartamentos, também. Ele adora brincar, correr e conhece todos os cantos da casa como ninguém. Além disso, ele é muito curioso e obediente.
São cães inteligentes e que conseguem aprender as coisas com facilidade e rapidez. Fiel ao dono, o Schipperke vai tentar sempre agradá-lo e protege-lo de todas as maneiras.

Saúde do cão Schipperke

O Schipperke tem uma expectativa de vida alta e, geralmente, vivem acima de 15 anos. Eles precisam de exercícios físicos diários para gastar energia. Desta forma, um passeio no parque ou na praça é fundamental. Além disso, eles adoram brincar.

Os pelos do Schipperke podem ficar embaraçados com facilidade, por isso, precisam ser escovados com regularidades.

Fotos da raça Schipperke


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui