Scottish Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

A origem da raça, como o próprio nome deixa claro, se deu na Escócia. Originalmente os exemplares da raça acompanhavam os caçadores no intuito de desentocar as presas.

Scottish Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

Em sua terra natal os Scottish Terriers são realmente amados, mas eles também já foram admirados e serviram de inspiração para outros povos. No desenho animado A Dama e o Vagabundo o personagem Joca era um exemplar da raça, bem como o escolhido para promover o uísque Black and White.

Características – Padrões da raça Scottish Terrier

São aceitos exemplares da raça com a pelagem de três tonalidades diferentes, entre preto, trigo e blinde, ou malhada.

A pelagem dos cães é dupla, sendo que o subpelo é curto e suave e o pelo superior apresenta uma textura rígida e áspera.

Scottish Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

A altura dos cães desta raça é de 24,5 centímetros e o peso oscila entre 8 e 10 quilos.

Há pelo menos duas doenças genéticas que podem acometer os cães Scottish Terriers: a osteopatia craniomandibular e a paralisia do Scottish. Outras doenças também se mostram comuns, entre elas hipotiroidismo, síndrome de Cushing e epilepsia.

Temperamento da raça Scottish Terrier

Os Scottish Terriers possuem uma personalidade muito forte, não sendo indicados para famílias com crianças, visto que não gostam de ficar no colo e podem se irritar facilmente com brincadeiras mais bruscas, ou para convivência com outros cães, principalmente os do mesmo sexo. Os exemplares da raça, muito em função das atividades que exerciam antigamente, podem muito provavelmente destruir jardins ao cavar buracos.

Fora estes detalhes os cães Scottish Terriers são alegres, bastante ativos e costumam ser muito eficazes quando assumem a posição de guardiões.

Os Scottish Terriers são ainda pouco inteligentes, de forma que limites devem ser impostos desde cedo e com muita paciência.

Dicas e cuidados com a raça Scottish Terrier

Os filhotes costumam acumular ainda mais energia que os adultos, originalmente bastante ativos. Em função disto, e de seus instintos de caçador, é comum que diante do tédio destruam móveis e objetos pessoais de seus donos. Caso estes venham a se ausentar é extremamente recomendável que muitos brinquedos sejam colocados à disposição dos pequenos cães.

Fotos da raça Scottish Terrier

Vídeos da raça Scottish Terrier

http://youtu.be/8o3MMbsOmzM