Shar Pei – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

Não há registros precisos com relação ao surgimento da raça Shar Pei, embora existam suposições de que esta seja descendente da raça Chow Chow, em função da língua também azulada dos Shar Pei. É provável que ela tenha surgido no Tibete ou na China e só para se ter uma ideia, na época da Dinastia Han, que data de 200 antes de Cristo, haviam obras de artes que retratavam os exemplares da raça.

Shar Pei - Características da raça, fotos e vídeos

Os cães da raça Shar Pei eram utilizados originalmente para a caça de javalis e guarda de rebanhos. Na China era comum ainda que os Shar Pei participassem de lutas de cães, uma atividade extremamente popular no país. Para instigar a agressividade dos cães, estes normalmente afáveis e dóceis, há quem afirme que eram oferecidas drogas.

Como na China era comum que os proprietários de cães pagassem altos impostos e também porque no país é comum a matança destes animais, os Shar Pei praticamente sumiram do mapa e correram o risco de extinção. Para reverter a situação os americanos adotaram medidas de preservação na década de 70. No Brasil em 1981 foi publicada uma série de reportagens sobre a raça pelo jornal O Estado de São Paulo.

Características – Padrões da raça Shar Pei

Sem dúvida as rugas presentes no rosto e no pescoço são a marca registrada dos Shar Pei. A pelagem dos cães é curta e áspera, sendo que todas as cores sólidas, principalmente preto, bege, creme, marrom escuro e acaju e exceto branco, são admitidas.

A altura dos cães varia de 44 a 51 centímetros e o peso oscila entre 18 e 29 quilos.

Shar Pei - Características da raça, fotos e vídeos

Embora as rugas dos Shar Pei sejam extremamente charmosas, elas podem ser a causa de problemas sérios de saúde. Após os banhos, quando não secas corretamente, a umidade nas dobras pode resultar em mau cheiro, seborreia, micoses e dermatites. As rugas presentes na face, quando em contato com os olhos, podem evoluir para entrópio, que pode inclusive levar os cães à cegueira. Por conta disto recomenda-se que as rugas acima dos olhos sejam costuradas com três pontos quando o cão ainda for filhote, a fim de evitar complicações.

Além destes problemas de saúde os Shar Pei podem apresentar febre alta, em função do mau funcionamento do fígado e dos rins e hipotireoidismo.

Temperamento da raça Shar Pei

Os cães desta raça são extremamente companheiros e leais e, assim como todos os cães de origem oriental, escolhem seus donos, de forma que se dedicarão e obedecerão com mais vontade e paciência a eles. Os Shar Pei também são bastante indicados para crianças, são pacientes e gostam de brincadeiras.

Shar Pei - Características da raça, fotos e vídeos

Os cães Shar Pei podem muito bem viver em apartamento, pois não são muito ativos e necessitam apenas de passeios diários para que se desenvolvam com saúde. Além disso, eles podem ficar deitados durante horas a fio ao lado de seus donos. Para completar, os exemplares da raça latem muito pouco.

Os Shar Pei são ainda sociáveis com pessoas estranhas e normalmente não se dão bem com outros cães.

Dicas e cuidados com a raça Shar Pei

Como já foi mencionado, é de extrema importância que as rugas dos Shar Pei sejam muito bem secas após os banhos, evitando assim a proliferação de umidade e bactérias. É importante ainda que elas sejam limpas com um algodão diariamente, a fim de eliminar sujeiras acumuladas.

Fotos da raça Shar Pei

Vídeos da raça Shar Pei